Padre Laurindo: “Na oração, Santo Antônio faz o seu discernimento, aprofunda o seu sim a Jesus.”

SantaRosadeLimanamorados2019
Padre Laurindo nos fala que devemos levar as pessoas a sentir a presença de Cristo.
junho 13, 2019
sagrado-coracao
Venha celebrar o Sagrado Coração de Jesus
junho 15, 2019

Padre Laurindo: “Na oração, Santo Antônio faz o seu discernimento, aprofunda o seu sim a Jesus.”

FestejoSantoAntonio2019destacada

A noite de 13 de junho foi muito especial para a Comunidade Santo Antônio. Seu padroeiro foi celebrado com bastante alegria pelos fiéis e devotos que vieram de várias comunidades de Januária e região.

A procissão com a imagem de Santo Antônio saiu da casa da Festeira Alana até o local da Santa Missa. A assembleia acolheu calorosamente a imagem de Santo Antônio.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf.

O Santo Evangelho foi proclamado pelo Padre Genivaldo. Na homilia, Padre Laurindo apontou características da vida de Santo Antônio, na qual devemos nos espelhar. Veja alguns trechos de sua reflexão.

“Santo Antônio não levou em conta a sua condição social. Mesmo sendo rico, ele quiz ser pobre. Isto é escolha. É decisão. É opção de vida. Aquele que é capaz de fazer uma opção de vida, de se colocar em Deus, é porque descobriu que em Deus está seu tesouro, em Deus está a razão da sua vida, do seu trabalho, da sua felicidade.”

“Santo Antônio se sentiu chamado por Deus em Jesus. Ao ser chamado ele disse sim, e se entregou. Outro ponto importante na vida de Santo Antônio, para dizermos sim a Deus, nós devemos cultivar a dimensão da escuta, a dimensão da oração.”

“Na oração, Santo Antônio faz o seu discernimento, aprofunda o seu sim a Jesus. Santo Antônio aprofunda nos estudos, e assim ele assume como ninguém, a missão de pregador.”

“Nós católicos somos chamados a revelar ao mundo nosso estilo de viver. É este testemunho, é este estilo de vida que Santo Antônio mostrou, encantou e encanta a tantos irmãos até hoje. Santo Antônio nos ensina que a palavra tem um poder muito grande.”

“Santo Antônio, em todos os lugares onde esteve, buscou testemunhar a sua fé. Qual o lugar para o cristão viver a fé? Todos os lugares. Se falamos que somos cristãos, estamos falando de uma dimensão constitutiva de nosso ser, que ninguém pode tirar. É o nosso ser, está entranhado, faz parte de nossa identidade. Nós não estamos cristãos.”

Ao fim da Santa Missa, a festeira Alana contou um pouco de sua experiência com Santo Antônio. Terezinha, representando o Conselho da Comunidade, agradeceu a todos que contribuíram direta ou indiretamente para que os festejos ocorressem da melhor forma possível.

Pe. Laurindo nos revelou uma boa notícia: o despertar vocacional do jovem Gabriel, que é atuante na comunidade Santo Antônio. Gabriel disse que ao ouvir a homilia de Padre Laurindo em 2018 nos festejos de Santo Antônio sentiu o chamado de Deus para a vocação sacerdotal e que espera um dia presidir uma Santa Missa nestes festejos.

Nosso pároco abençoou os pães, a exemplo de Santo Antônio. Após a Santa Missa, todo o povo se deliciou com as saborosas comidas típicas preparadas pela comunidade. O show ao vivo com músicas sertanejas e juninas, e também a apresentação da quadrilha, encerraram de modo especial os Festejos 2019 de Santo Antônio.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família