Padre Laurindo: “Em Maria, podemos começar este ano diferente.”

agenda2021
Em Janeiro 2021
janeiro 1, 2021
epifaniapadreherbertdestacada
Pe. Herbert: “A nossa missão é levar a experiência do nascimento do Menino Jesus.”
janeiro 3, 2021

Padre Laurindo: “Em Maria, podemos começar este ano diferente.”

SolenidadeMariaMaedeDeus2020

O ano de 2021 começou com muita oração para a Paróquia Sagrada Família de Januária. De 7h até o início da Santa Missa às 19h, na Matriz, aconteceu o Dia de Oração. Todas as pastorais, movimentos e comunidades puderam colocar diante de Jesus no Santíssimo Sacramento suas expectativas, pedidos e intenções para este novo ano.

A Santa Missa da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, foi presidida pelo nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf. O Irmão Guilherme, msf; que fez aniversário neste primeiro dia do ano, também esteve presente.

Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes e a todos que acompanharam a celebração eucarística pelo canal do Youtube da paróquia.

Em sua homilia, Pe. Laurindo assim refletiu:

“O Ano Novo chegou. E aquela pergunta que o padre faria, o que você espera deste ano de 2021? Espero que o mundo venha carregado de paz, carregado de amor, que as pessoas possam cultivar a justiça, que não haja indiferença. Ou talvez o padre faria a pergunta, o que que você, ao estar aqui neste primeiro dia do ano, coloca como propósito para o ano, o que está disposto a oferecer durante este ano? Uma pergunta diferente mas que requer uma resposta diferente. Na primeira é o que espero. Esperar pode ser cruzar os braços, esperar que as coisas aconteçam naturalmente. Eu quero a paz. Vamos esperar a paz. Mas continuo da mesma forma. Mas, neste primeiro dia, passamos o dia todo em oração. Foi uma das primeiras e mais belas experiências aqui na Paróquia Sagrada Família. Foi a primeira vez, enquanto estou aqui, que fizemos um dia todo de adoração, com exposição do Santíssimo. Uma atitude de quem reconhece Jesus como o Senhor de nossas vidas. O propósito que a gente faz diante de Jesus. O que que eu quero fazer, quero oferecer, para que o mundo seja melhor?”

“Jesus, o filho amado de Deus. Celebramos hoje a maternidade divina de Maria. Maria, Mãe de Deus, pois Jesus é o próprio Deus. O que oferecemos? Jesus veio para oferecer sua vida. E o oferecimento de sua vida, temos a alegria de estar aqui celebrando, a nossa salvação. O sacrifício, a vida partilhada, a vida feita oblação, a vida oferecida pela vida do mundo. Deus sempre tomou a iniciativa de ir ao encontro. Jesus sempre deu o exemplo. Jesus está sempre a oferecer, não é esperar. O próprio Deus está sempre a nos ensinar, a ser nosso guia. A ser nosso alimento e a quem devemos imitar.”

“Assim como São Francisco de Assis, fazei Senhor um instrumento de vossa paz, um instrumento de vosso amor. Que eu celebre essa mudança de ano, como uma mudança da minha vida. Com novas atitudes assumidas.”

“Maria Santíssima é tão importante para nossa Igreja, e a Igreja reconhece como verdadeiro dom, aquela que participa da Salvação de Deus, da salvação do mundo. Ela que a Igreja reconhece entre todas a escolhida, como a serva do Senhor. De todos os méritos de Maria, a Igreja coloca verdadeiramente Maria, Mãe de Deus. Reconhecendo que Jesus é Deus, e que por Jesus nascer de Maria, ela carrega esta graça da maternidade divina. Aquela que trouxe no ventre o Príncipe da Paz. Aquela que a Igreja reconhece como Rainha da Paz. De onde nasce toda fidelidade, obediência, ternura, a capacidade de discernir, a capacidade de ver nas situações mais adversas da vida a ação de Deus. A mãe que oferece a vida pelo seu filho. A mãe que se torna discípula. Se nós celebramos na Sagrada Família, Jesus que era obediente a José e Maria. Celebramos que Maria sabe qual a missão de Jesus. José também. Ela não só é mãe. É discípula. É missionária. É servidora. É anunciadora, pregadora da boa notícia do Reino.”

 “Em Maria, podemos começar este ano diferente. De alguém que vive a paz. Não a paz que vem de fora.  Não é esta paz que estamos querendo. A paz que queremos é a que nos faz tratar uns aos outros como irmãos. Se nós formos capazes de enxergar o outro como irmão, cultivando a fraternidade universal, não vai haver guerra. Se há guerra, é porque ainda não estamos vivendo  a irmandade. Ainda não estamos comportando como filhos de Deus.”

A comunidade paroquial prestou uma bela homenagem ao Irmão Guilherme, msf . Nájila, da Legião de Maria, leu uma mensagem destacando a importância do Irmão Guilherme neste ano que esteve em nossa paróquia. Finalizou pedindo as bênçãos da Sagrada Família para sua missão e vocação e com o agradecimento de todos os paroquianos pela sua presença. Após cantar os parabéns, Pe. Laurindo desejou a toda comunidade um Feliz 2021.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família