Nossa missão como jovem é ajudar com a evangelização!, disse o Seminarista Eustáquio.

epjdestacada
Encontro Paroquial da Juventude 2017
outubro 24, 2017
PAPADESTACADA
Papa: o paraíso é o abraço com Deus, Amor infinito
outubro 26, 2017

Nossa missão como jovem é ajudar com a evangelização!, disse o Seminarista Eustáquio.

epjdestacada

“A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.” ( São João Paulo II)

O Encontro Paroquial da Juventude 2017 foi iniciado com a celebração eucarística, presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf, nosso Pároco.

Logo após, houve um café, muito bem preparado pela Pastoral Familiar e ECC (Encontro de Casais com Cristo). Em seguida, a  abertura do Encontro teve uma dinâmica de apresentação dos jovens, onde os mesmos puderam refletir sobre sua identidade.

A animação do encontro ficou por conta dos jovens Vanessa Guedes, Valéria Guedes , Marcos Vinicius e o nosso Pároco Padre Laurindo. Sem contar com a  empolgação dos participantes que  foi surpreendente. Foi o mesmo sentimento que embalou toda juventude, que revelou o motivo que a inspira a partilhar o dom do canto para a evangelização.

Algumas participações enriqueceram o encontro. Uma delas foi a presença do Seminarista Eustáquio. Ele fez uma palestra, com base no documento 85: A evangelização da Juventude, a importância do jovem na Igreja.

Juventude implica poder de descoberta, de perspectiva, de escolha, de programação, de assunção pessoal, de decisões fecundas, que ocorre em diversos caminhos. A busca de sua identidade dentro da Igreja.

epj1
Para isso, nossa Igreja tem suas diversidades, seus carismas, a liberdade da escolha. Nossa missão como jovem é ajudar com a evangelização. Jovens que evangelizam jovens. Jovens Sarados, que caminham ao lado de Jesus. Jesus derrama o seu Espírito sobre nós para que possamos ser fortes. Jovens de calça jeans e tênis. Estar no mundo e evangelizar o mundo, ter misericórdia do próximo.

Refletindo a  carta do Papa João Paulo II, hoje São João Paulo II: “a Igreja olha para os jovens. Antes, a Igreja de modo especial, olha para Si mesma nos jovens.”

A juventude que se preocupa com as coisas sociais se preocupa com a sociedade.  Olha o exemplo do evangelho do jovem rico. Jesus fala o que devemos fazer para segui-lo. Temos que ser jovens na fé, não sermos escravos dos bens materiais.

Em um segundo momento de partilha, o seminarista refletiu sobre a Adolescência e a busca da identidade social e espiritual.

Períodos de mudanças, saber o que quer da vida, as fases de descoberta. Estando em um grupo “bacana” de jovens sarados no corpo e na alma, você vai discernir também sua identidade social.

A Igreja Católica tem uma diversidade de jeito de ser uma igreja católica. Ela é bem ampla. Estando na Igreja Católica, você vai discernir qual tipo de espiritualidade que você quer servir a Jesus Cristo, citando pastorais, movimentos e seus carismas.

Logo após, Padre Laurindo fez um momento de animação e em  seguida foram  para o almoço, muito bem preparado pela Pastoral Familiar.

No período da tarde, os jovens interagiram com apresentações e dinâmicas feitas pelos mesmos. Nestes momentos, eles se abriram, motivando a buscar suas raízes para evangelizar, mostrando o que realmente eles desejam, o que precisa melhorar na nossa Igreja particular de Januária, na Paróquia Sagrada Família. Esse momento de partilha gerou frutos e o mesmo serviu de incentivo para a Formação de um Conselho de Assessoria Jovem.

Este conselho será composto por um representante de cada Grupos de Jovens, de todas as comunidades de nossa paróquia.

A proposta é reunir representantes de todas as expressões juvenis para refletir sobre como seu trabalho gera resultado.

O intuito é promover uma integração entre iniciativas diferentes de evangelização da juventude, mais que se unem pela alegria da partilha, de ser um jovem rosto de Deus.

A paróquia abraça a juventude,  quer acolher o desejo da juventude e para isso nossos assessores estarão responsáveis por essa comunicação: os novos porta-vozes da nossa Igreja.

Os membros do Conselho dos Jovens Assessores são os seguintes:

epj2
Daiana – Comunidade Nossa Senhora Rainha da Paz – Riacho da Cruz
Tamires – Sapé
Melania Maria e Carol  – Agreste
Danielle – Nª Srª de Fátima – Novo Milênio
Francielle – Nova Odessa
Luana – Comunidade São Paulo – Boa Vista
Cláudio – São Vicente
Luciana – Riacho Novo
Stephanie – Matriz

Nossa paróquia Sagrada Família se  alegra com os nossos jovens assessores. Desejamos caminhar ao lado de cada Jovem e que nós possamos, juntos, dar continuidade àquilo que já é ótimo; melhorar, aquilo que está bom e corrigir aquilo que ainda é desafio.

Peçamos a Deus que sempre os ilumine em sua missão de cada grupo de jovens. Que o Espírito Santo lhes dê o discernimento necessário para tomar as decisões acertadas e que a Sagrada Família esteja com vocês para lhes cobrir de bênçãos vindas dos céus, e sendo modelo de caminhada cristã.

Sejam bem vindos e acolhidos em nossa Paróquia, recebendo de todos nosso abraço fraterno e nossas orações.

Fotos: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família, Pe. Laurindo, msf e Welington / Pastoral Familiar
Texto: Nataly Nunes / PasCom Sagrada Família