Missionários da Diocese de Januária participaram de retiro espiritual

papadestacada1
Papa na cidade de Matera: quem adora a Deus não é escravo de ninguém
setembro 25, 2022
papadestacada1
O Papa: ter intimidade com Jesus. Falar com Ele como a um amigo
setembro 28, 2022

Aconteceu entre os dias 23 a 24 de setembro, no CEDIF, o Retiro Espiritual Missionário. Organizado pela Paróquia Sagrada Família de Januária, foi realizado a nível diocesano, e contou com a participação de diversos missionários de outras paróquias da Diocese de Januária.

No dia 23, às 18h, os missionários receberam o crachá de identificação. A seguir, participaram da Santa Missa de Abertura do Retiro na Matriz Sagrada Família. O bispo D. José Moreira presidiu a celebração eucarística, que foi concelebrada pelos padres Laurindo Aguiar, msf; Marconi Nunes Lira, msf; Pedro Leonides, msf e Luis Mosconi, que foi o responsável por assessorar o retiro.

D. José acolheu a todos os presentes e agradeceu a iniciativa deste retiro missionário. O bispo também relembrou o auxílio que o Padre Luis Mosconi o concedeu ainda no estado de Tocantins, e depois, também, no início da sua missão como bispo na Diocese de Januária, com a implantação das Santas Missões Populares.

Após a Santa Missa, o Retiro teve continuidade no CEDIF. O tema do retiro foi  A Igreja é missão e o lema “Sereis minhas testemunhas” ( At 1,8). Após as boas-vindas, houve um momento de partilha para relembrar as Santas Missões Populares de doze anos atrás.  Apresentou-se as finalidades do retiro, que foram as seguintes:

  1. Conhecer bem a realidade de hoje. Por quê?
  2. Viver a missão de Jesus, hoje: Discipulado de Jesus e missão.
  3. Aprofundar a distinção entre devoção a Jesus e espiritualidade do seguimento de Jesus
  4. Dar vida a tantas Pequenas Comunidades de Jesus de Nazaré, Mestre e Senhor

 

Já no sábado pela manhã, após o  momento de oração inicial, analisou-se melhor esse mundo em que vivemos. De fato, missão rima com situação. Pe. Luis Mosconi apresentou os conceitos de sociedade líquida e como a Igreja se encontra diante desta realidade. No sábado à tarde, refletiu-se sobre uma proposta de vida: Pequenas Comunidades de discípulos de Jesus de Nazaré. À noite, um momento marcante de espiritualidade: vigília de oração com renovação do compromisso missionário pessoal.

 

 

No domingo, dia 25, logo cedo, às 7h, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf e concelebrada pelos padres Pedro Leonides, msf e Pe. Luis Mosconi.

Após a missa, os missionários se dirigiram para o CEDIF para o momento de café. Em seguida, Pe. Luis Mosconi trabalhou a espiritualidade da Sagrada Família. Valores importantes de Jesus, Maria e José foram relembrados aos missionários.  A Infância e Adolescência Missionária da Paróquia Sagrada Família apresentou duas músicas e cativou a todos. À tarde,  Padre Luis continuou com os estudos e em seguida formaram-se grupos para planejamento e sugestões para preparar e organizar uma semana missionária nas paróquias da diocese.

Os fiéis se sentiram renovados com este retiro missionário espiritual.  Nilda Cangussu, da Paróquia Sagrada Família de Januária, assim se pronunciou sobre o retiro:

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e fotos: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família