Queridos irmãos e irmãs!
Que alegria para nós, estarmos aqui hoje celebrando a festa de Nossa Senhora da Salette, e a alegria maior é de Nossa Senhora em ver tantos filhos seus aqui desde às 16h em oração. Ela vem nos mostrar que a simplicidade , a humildade e oração são caminhos para se chegar a Jesus Cristo, e se estamos aqui é porque estamos buscando caminhar por este caminho em direção a Jesus.
Para a Legião de Maria a alegria é ainda maior, pois também comemoramos os 101 anos de sua fundação no mundo.
Esta associação de católicos que com aprovação da Igreja e sob o poderoso comando de Maria Imaculada, foi fundada em 07 de setembro 1921 por Frank Dulff. Ele juntou um pequeno grupo, cujos componentes dificilmente supunham que estava sendo instrumentos da divina e amorosa providência. Este exército hoje tão numeroso teve a mais humilde das origens. A Legião de Maria se expandiu, tendo como base “Jesus” , Maria Santíssima e aqueles que se tornaram os três pilares da Legião: Frank Dulff , Edel Quinn e Alfe Lambe que foram essenciais para que a Legião chegasse aos quatro cantos do mundo.
Aqui em Januária, na Paróquia Sagrada Família, a Legião foi fundada exatamente no dia em que celebramos a festa de Nossa Senhora da Salette, 19 de setembro do ano de 1968, há 54 anos pelo saudoso padre Alfonso Muer, msf com aprovação do Senhor Bispo na época Dom João Batista, msf e com a assistência e apoio do Padre Herbert, msf que se tornou o nosso Diretor Espiritual.
A Legião de Maria iniciou seu trabalho indo ao encontro das famílias, sempre dois a dois rezando o terço, visitando os doentes, idosos ,dentre tantos outros trabalhos que realizamos. Com estas visitas, logo a Legião se expandiu, sempre com o trabalho silencioso, sério e regado com muita oração. E, por consequência, bons recrutamentos, atingindo diversas comunidades e paróquias como: Catedral, Manga, Itacarambi, Riacho da Cruz, Cônego Marinho, comunidades Santo Antônio, Tocantins, Marreca, Bom Jardim, Pau D’Óleo, Estância Nazaré e comunidade Nossa Senhora dos Pobres, além de 8 praesidia existente aqui na sede da paróquia. Que maravilha!
Esses frutos da Legião que nem mesmo a pandemia conseguiu destruir, não parou por um só momento, buscou meios de sobrevivência nesta pandemia através dos meios de comunicação, sempre em oração uns pelos outros, animando-os mutuamente.
A Legião também quando se preparava para o seu centenário que aconteceu em 2021 , três anos antes já se preparava para esta data tão especial, recebeu a imagem Peregrina Nossa Senhora das Graças e no decorrer desses três anos preparatórios esta imagem visitou os lares de 825 legionários ativos de todas as curiae e praesidia filiados ao Comitium, como foi maravilhoso! De modo especial, neste período de pandemia, que com essas visitas muitos corações foram acalentados pela calorosa visita da mãe, o sentimento era unânime pela tamanha graça recebida.
Hoje nos alegramos nesta tarde , realizando a solenidade de Acies, renovando nossa consagração à Nossa Senhora, e nosso do compromisso de fidelidade a Ela. Foi muito emocionante. Pois nesta confiança, renovamos também os nossos ânimos, para darmos continuidade a nossa missão como legionários .
Gratidão a Deus por nos permitir tamanha graça , gratidão ao padre Herbert por nos conduzir como Diretor Espiritual e ao padre Laurindo que atualmente vem nos apoiando e nos orientando a perseverar firmes na fé e na missão. Gratidão a cada um que se dispôs do seu tempo para estar aqui hoje em oração conosco, Que possamos continuar firmes, com mais entusiasmo, amor e dedicação, para servir a Deus e aos irmãos. Deus abençoe a todos.
Texto: Najila Aparecida / Legião de Maria