Irmão Guilherme: “Nós somos chamados a dar testemunho de nossa fé.”

savmsf1destacada
Quer entregar sua vida totalmente ao projeto de Deus? Conheça nossa vocação!
agosto 22, 2021
srlimadestacada
Comunidade Santa Rosa de Lima promoveu momento oracional no dia de sua padroeira
agosto 25, 2021

Irmão Guilherme: “Nós somos chamados a dar testemunho de nossa fé.”

21domingodotempocomum2021

Em 22 de agosto de 2021, aconteceu na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa do 21º Domingo do Tempo Comum. A celebração Eucarística foi presidida pelo nosso vigário Pe. Herbert, msf. O Irmão Guilherme, msf também esteve presente. Pe. Herbert acolheu a todos os presentes.

A homilia foi proferida pelo Irmão Guilherme. A seguir, alguns trechos de sua bela reflexão.

“Nós podemos sintetizar a liturgia que estamos celebrando neste domingo em três palavras: liberdade, decisão e fidelidade. Essas três atitudes que nós vemos na Palavra de Deus, que ilumina nossas vidas, como discípulos e missionários de Jesus. Na Primeira Leitura, vemos o relato do Livro de Josué. Se nós pegarmos nossa bíblia em casa, vamos ver que o Livro de Josué é o sexto livro da bíblia. É o livro que faz a ligação do Pentateuco e os livros históricos. O Livro de Josué narra a entrada do Povo de Deus na terra prometida. A terra onde brota leite e mel. E quem foi Josué?”

“Moisés recebeu de Deus a missão de conduzir o povo em retirada da escravidão do Egito. Então, com o povo, Moisés atravessou o Mar Vermelho, e durante quarenta anos, o povo viveu a caminhada no deserto. E quando já estava se aproximando da entrada na terra prometida, devido a idade, Moisés faleceu. Então Deus chamou Josué e deu a ele a missão de conduzir o povo até a entrada na terra prometida. Com Josué, eles atravessaram o Rio Jordão, conquistaram a terra, e ali puderam se estabelecer com suas famílias, sobretudo, viver a sua fé, a sua confiança em Deus. E hoje nós ouvimos na Primeira Leitura o último discurso de Josué. Josué reuniu todo povo de Israel. Podemos imaginar a cena pensando se o Prefeito de Januária reunisse todo o povo de Januária em um só lugar. Em uma grande praça da cidade. Foi assim que Josué fez. Reuniu todo o povo e recordou com eles a sua história com Deus. Deus que os libertou da terra do Egito, da escravidão, deu o maná – o pão do céu – e caminhava com eles no deserto. Então Josué pergunta para o povo: ‘A quem vós quereis servir? Ao Deus vivo e verdadeiro ou aos ídolos dos pagãos?’ Isso porque a fé em Deus requer comprometimento. A fé em Deus requer a transformação, a mudança de vida, a nossa conversão, para vivermos para Deus. Mas a fé nos ídolos não requer isso. É uma fé fácil, simples, que não requer mudança de vida.”

“E não é diferente hoje nos nossos dias. Hoje cada vez mais, tudo parece ser mais simples. Nas propagandas que são oferecidas a nós, como por exemplo, eu gosto de estudar idiomas, e de vez em quando aparece alguns anúncios no canal, assim: ‘Aprenda alemão sem estudar’, ‘Aprenda alemão dormindo’, ‘Aprenda alemão sem nenhum esforço’. Quer dizer, uma coisa que necessita atenção, concentração para aprender, eles querem vender um curso em que você não precisa de esforço nenhum para conseguir. Na fé também é assim. Nós que somos católicos e cremos em Cristo e na sua Igreja Católica, muitas vezes nos deparamos com essas propostas: ‘Venha à minha igreja!’, ‘Temos a fé verdadeira!’. E essa fé é muitas vezes uma fé que não requer mudança de vida, não requer que nós creiamos nos sacramentos, que nós creiamos na intercessão dos santos. Tudo aquilo que é mais sagrado para nós católicos. E Josué se coloca diante do povo fazendo essa pergunta: ‘A quem vós quereis servir?’ Vocês tem a liberdade. É o momento de tomar a decisão. Mas, esta decisão tem uma consequência. Se cremos em Jesus, é viver uma vida para ele.”

“Então Josué disse ao povo: ‘Eu e minha família serviremos ao Senhor!’ E diante dessa profissão de fé de Josué, todo o povo reunido começa a dizer que: ‘A partir de hoje vamos abandonar os ídolos, vamos abandonar os falsos deuses, falsas propostas e também vamos servir ao Deus verdadeiro, que nos libertou do Egito.’ Assim, nós somos chamados a dar testemunho de nossa fé. A não ter medo de dizermos que somos católicos, que cremos na Igreja, que cremos na Eucaristia, na intercessão dos santos, em tudo aquilo que nós professamos. Quando fomos batizados, o Espírito Santo veio sobre nós e nos acolheu como membros do Corpo de Cristo.”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Fotos: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família