Irmão Guilherme: “Deus quer colocar sua lei, sua Palavra em nossos corações.”

papadestacada
O Papa Francisco: quem quiser ver Jesus, olhe para a cruz
março 21, 2021
02
Famílias indicam como construir a Alegria do Amor
março 23, 2021

Irmão Guilherme: “Deus quer colocar sua lei, sua Palavra em nossos corações.”

5DomingodaQuaresma

 

Juntamente com toda a Igreja celebramos no dia 21 de março de 2021 o V Domingo da Quaresma, o último  deste tempo de oração.  A Santa Missa aconteceu às 18h na Matriz Sagrada Família, celebrada com os fiéis de forma presencial e virtual, com irmão Guilherme, msf  e o Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.
Padre Laurindo saudou a comunidade presente e os irmãos internautas, lembrando que estamos vivendo um momento muito especial. Reforçou sobre a necessidade dos cuidados do distanciamento de segurança.

O Padre nos lembrou que estamos chegando ao fim de nossa caminhada quaresmal, onde muitos puderam fazer uma caminhada bonita de deserto, de escuta, oração, silêncio, penitência, conversão. É assim – continuou – que queremos chegar à Semana Santa, com este espírito, lembrando que conversão não é uma realidade que nós assumimos em nossa vida por um dia, mas deve ser assumida todos os dias, todos os momentos de nossa existência.

Isso também complementa o que nos disse o Pontífice, no Angelus deste domingo, recordando que a grande  responsabilidade de nós cristãos e de nossas comunidades é responder com testemunho de uma vida que se doa no serviço. Enquanto a semente morre é o momento em que a vida brota.

Dando continuidade a celebração, em sua partilha, o Irmão Guilherme iniciou trazendo-nos que o tema central da liturgia de hoje é o coração!

“É do coração que a Primeira Leitura e o Salmo falam. Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido.”

Continuou depois de uma breve explicação sobre o que é um profeta. “No sentido bíblico, não é aquele que prevê,  sim aquele que olha para o passado, história do povo de Deus, de como Deus amou o seu povo, a salvação e aliança. E depois assim ele olha para o presente, como estamos hoje vivendo essa aliança com Deus. O nosso futuro é consequência do que fazemos no presente.  Um profeta não fala por si,  por voz humana.  Ele dá a voz, Deus fala.”

Destacou o versículo 33 da Primeira Leitura que diz:  “imprimirei minha lei em suas entranhas, e hei de inscrevê-la em seu coração.”

“Deus diz ao seu povo e a nós hoje que vai imprimir a lei em nossas entranhas (no sentido bíblico, é a parte mais profunda, o fundo da nossa alma, o nosso interior). É ali onde podemos dizer que está o nosso coração.”

‘Hei de inscrever minha lei em seu coração ‘, e o que o nosso coração faz? Dois movimentos: sístole (quando o sangue vai vai para todo o corpo) e diástole (retorno do sangue ao coração ).”

“Em nossa vida também é assim. O sentimento que está no nosso coração também nós iremos levar para a nossa vida. O que trazemos conosco irá manifestar através das nossas palavras, gestos. Se somos alegres, por onde estivermos seremos alegres. Da mesma forma que se em nosso coração estiver sentimento de inveja, quando vermos uma pessoa conseguir algo, ficaremos tristes. Isso porque eu não consegui. E por fim, se em nosso coração existir otimismo, vamos sempre buscar motivar os nossos irmãos.”

O irmão nos alertou! “Deus quer colocar sua lei, sua Palavra em nosso coração! Pois assim, a nossa palavra também será a Palavra de Deus.   Assim como nossos gestos, modo de ser, de perdoar, de dar misericórdia,  ser paciente, acolhedores, obedientes. Pois o que está em nosso coração, nós levamos para a Vida.”

Voltando os olhos para a Sagrada Família o irmão nos levou a pedir a intercessão de São José, “que com seu coração de pai soube acolher o chamado de protetor da Sagrada Família, buscando viver uma vida na escuta e vivência da vontade de Deus,  a partir da Palavra. Que o Senhor nos ajude, a acolher a palavra que Ele nos dá e viver em nossa vida como discípulos e missionários.”

Padre Laurindo finalizou a celebração agradecendo a participação de todos e assim repassou os devidos recados, especialmente para o Programa No Lar de Nazaré nesta segunda-feira, dia 22, que refletirá sobre o Ano Família Amoris Laetitia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família