Diácono Willian: “Será este o meu desafio todos os dias, viver conforme os desígnios daquele que me chamou.”

ECC.destacada
Agradecimento Casal Pós-Encontro 2017 do ECC
dezembro 10, 2017
papadestacada
Por que ir à missa aos domingos? O Papa responde
dezembro 13, 2017

Diácono Willian: “Será este o meu desafio todos os dias, viver conforme os desígnios daquele que me chamou.”

OrdenaçãoWilliandestacada

O dia 09 de dezembro de 2017 foi muito especial para a nossa Diocese de Januária. Com a Santa Missa na Catedral Nossa Senhora das Dores, presidida pelo nosso bispo D. José Moreira, foi ordenado Diácono o Acólito Willian Coutinho.

Pe. Tiago Miguel acolheu a todas comunidades presentes na Catedral. Em seguida, o sacerdote leu a história vocacional de Willian. Uma história marcada por profunda ligação com as atividades promovidas pela Igreja em Januária.

Representantes do clero diocesano e também do clero da Arquidiocese de Mariana também marcaram presença.

Após a proclamação do Evangelho, teve início o Rito de Ordenação, no qual William se aproximou do altar. Em seguida, D. José fez uma bela homilia. Veja alguns pontos.

“Nove anos nesta diocese. No ano em que cheguei aqui, Willian, Rafael, Romário, Welkler chegaram lá em casa e disseram: Queremos ser padres. São histórias.”

“Fez o Propedêutico em Montes Claros. Estudou Filosofia em Campanha e Teologia em Mariana, e agora, dia 09 de dezembro, a Ordenação Diaconal. Escolheu a liturgia da Imaculada Conceição que celebramos ontem. Ontem em Pedras de Maria da Cruz, encerramos a Missão que os seminaristas de Mariana realizaram em Januária e em Pedra de Maria da Cruz.”

“Hoje o papai e a mamãe o trazem para entregar para a Igreja. Vai entrar para outra família, a família dos presbíteros.”

“Diz aqui a oração: ensina o ministro da vossa Igreja a servir e não a ser servido. O diácono é para servir o Povo de Deus, servir a Igreja.”

“Nosso papa, tá dando testemunho para o mundo inteiro: acolher. Não ter medo de ninguém. Acolha.”

“Deus abençoe o reitor do Seminário de Mariana, Padre Valter, seus colegas seminaristas. Ontem caminhávamos pelo Peruaçu, vendo a riqueza do Norte de Minas, a beleza de Minas Gerais.”

“Diácono Willian, que Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Imaculada Conceição te cubra com seu manto. Não tenha medo!”

D. José iniciou um diálogo com Willian, onde o mesmo manifestou sua vontade de exercer o ministério diaconal. Em seguida, cantou-se a Ladainha de todos os Santos.

D. José impôs as mãos em Willian e rezou a Prece de Ordenação. Um dos momentos mais emocionantes aconteceu durante a entrega das vestes diaconais. O agora Diácono Willian Coutinho recebeu as vestes de Pe. Natelson (Diocese de Januária) e Pe. Carlos (ArquiDiocese de Mariana).

Nosso bispo entregou ao Diácono Willian o Evangelho de Cristo, concluindo assim o Rito da Ordenação.

Ao fim da Santa Missa, o Diácono Willian fez um agradecimento a todos que contribuíram para o bom êxito deste importante momento em sua vida. Ele agradeceu a seu pai; sua mãe; ao nosso Bispo D. José Moreira; às Dioceses que o acolheram: Montes Claros, Campanha e Mariana; à Paróquia Nossa Senhora das Dores; ao Pe. Natelson; ao Ministério de Música; a todos os amigos e colegas.

O Diácono Willian conclui assim seu agradecimento: “Escolhi como tema de ordenação o ato de entrega total de Maria a Deus: ‘Segundo a tua Palavra.’ Será este o meu desafio todos os dias, viver conforme os desígnios daquele que me chamou. Peço a Maria, mãe que sabe guardar a Palavra, que me ajude nesta jornada. Se cheguei até aqui, com toda certeza, contei com a intercessão fiel  da Virgem Bem-aventurada. Deus me dê a graça da escuta atenta, da docilidade consciente e da prontidão em servir a todos. Rezem por mim todos aqui reunidos. Por esta nova etapa em minha vida. Rezem por nossa Diocese, e peçam a Deus a graça de vivermos todos uma Igreja reunida segundo a Palavra de Nosso Senhor. Gratidão a todos!”

O Grupo de Adoração Comuni Cáritas prestou uma bela homenagem ao Diácono Willian.

A Imaculada Conceição, celebrada no dia anterior a ordenação diaconal, foi homenageada de forma singular. O Diácono Willian coroou a imagem da Imaculada Conceição.

Pe. Natelson leu a ata de ordenação e, logo após, homenageou os seminaristas que participaram da Semana Missionária na Paróquia Nossa Senhora das Dores, e os agradeceu por esta ação inédita que envolveu as paróquias de Januária e de Pedras de Maria da Cruz.

Pe. Natelson também presentou o reitor do Seminário de Mariana Pe. Valter com uma imagem de São Francisco de Assis. Pe. Valter agradeceu a toda a assembleia pelos dias que passou em Januária.

D. José concedeu a bênção final e informou que o diácono Willian irá servir no município de Montalvânia.

O Diácono Willian recebeu os cumprimentos de todos os presentes. Que Nossa Senhora das Dores e Cristo Rei orientem sempre a sua vocação.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Instagram Foca na Jornada