Diácono Guilherme: “O título Santa Maria, Mãe de Deus, é o título mais importante que damos à Virgem Maria”.

missaacaodegraças2021
Pe. Laurindo: “Que este ano que está por vir seja regado da presença de Deus”!
janeiro 1, 2022
papadestacada
O Papa: “Deus quer habitar no meio de nós”
janeiro 2, 2022

Diácono Guilherme: “O título Santa Maria, Mãe de Deus, é o título mais importante que damos à Virgem Maria”.

solmariamaedeDeuseaniversariodiaconoGuilherme2021

Mesmo com uma intensa chuva caindo na cidade de Januária, vários fiéis compareceram à Matriz Sagrada Família para participar da missa da Solenidade da Santa Mãe de Deus, Maria e também celebrar o aniversário natalício do Diácono Guilherme, msf.

Antes da missa, já às 18h, a Legião de Maria rezou o Santo Terço e o Ofício de Nossa Senhora. A celebração eucarística foi presidida pelo vigário Pe. Herbert, msf, que acolheu a todos os presentes.

O Evangelho foi proclamado pelo Diácono Guilherme, que também proferiu a homilia. Veja a seguir alguns pontos de sua reflexão:

“Hoje estamos celebrando, a nossa Igreja no mundo inteiro, a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Em grego se diz, Theotókos. Aquela que dá à luz ao próprio Deus. Isso porque Maria é a Mãe de Jesus. E Jesus é plenamente homem e plenamente Deus. E se Maria é mãe de Jesus, por consequência, ela é Mãe do próprio Deus, que se fez carne e veio habitar entre nós. E antigamente, na nossa Igreja, no dia primeiro de janeiro, era celebrada a festa da circuncisão de Jesus. Como nós ouvimos no evangelho de hoje, no finalzinho, no versículo 21, que diz assim: ‘Quando se completaram os oito dias, para a circuncisão do menino, deram-lhe o nome de Jesus.’ Hoje estamos a oito dias do nascimento de Jesus. E era assim na época em que Jesus viveu. Oito dias após o nascimento da criança, o pai saía pelas ruas do povoado, em Belém, e chamava os parentes, os vizinhos mais próximos, para chegarem até a casa do recém-nascido. Então lá na casa, o pai tomava a criança e fazia a circuncisão. E deveria haver ao menos dez pessoas ali para darem testemunho do rito que tinha ocorrido. E com a circuncisão da criança ela passava a fazer parte do povo de Deus, como descendente de Abraão, como também cumpridor da Lei de Moisés e dos profetas. E, durante este rito, São José, o pai adotivo de Jesus, tomou Jesus nos braços, levantou e disse pela primeira vez o seu nome: ‘Ele irá se chamar Jesus.’ E aqui José dá o nome que foi anunciado pelo Anjo Gabriel lá no Evangelho de São Lucas, capítulo primeiro, versículo 31. A Sagrada Família sempre obediente a revelação de Deus.”

“E qual o significado do nome Jesus? O nome Jesus, na língua hebraica, se diz Yeshua, que significa Deus salva. Iniciar o novo ano como nós estamos iniciando hoje, nós iniciamos debaixo da bênção de Deus, debaixo do nome de Jesus. Deus salva. Para que este ano seja um ano de graça. Um ano de salvação. E o título Santa Maria, Mãe de Deus, é o título mais importante que damos à Virgem Maria. E nós recordamos todo dia, quando rezamos a Ave-Maria. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém. Se olharmos para a história da nossa Igreja, desde o século terceiro, lá por volta do ano 200, a Igreja já rezava uma oração chamada Sub tuum praesidium que hoje nós rezamos assim: ‘ À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus, não desprezeis as súplicas que nas nossas necessidades vos dirigimos, mas livrai-nos sempre de todos os perigos. Oh Virgem gloriosa e bendita. ‘ Há mil e oitocentos anos a Igreja já celebra Maria, e recorre Maria como Mãe de Deus. Por que nós começamos nosso ano novo, hoje o primeiro dia do ano, celebrando Santa Maria, Mãe de Deus? Exatamente por que Maria é um modelo de discípula, um modelo de seguidora, acolhedora do evangelho.”

Ao fim da Santa Missa, uma bela homenagem. Gisneia e Fabiano, da Pastoral Familiar, em nome de toda a Paróquia Sagrada Família, leram uma bonita mensagem de aniversário para o Diácono Guilherme. Confira a íntegra no link ao lado. Mensagem Guilherme

A Legião de Maria levou um bolo que foi decorado com o time de coração do Diácono Guilherme. O diácono agradeceu a todos pela homenagem. “Agradeço a todos vocês. Agradeço a Deus pelo dom da minha vida. Por ter me enviado para cá. Para compartilhar um pouco com vocês da minha vida, da missão nestes dois anos.  E peço vocês também oração por mim.”

Também aconteceram celebrações na Com. Santo Antônio e na Com. São Cristóvão (Bom Jardim).

Veja algumas mensagens para o Diácono Guilherme deixadas nas redes sociais pelos fiéis:

Padre Jandir Antonio Haas: “Feliz e abençoado aniversário caro confrade. Parabéns!”

Edilene Izabel Cardoso: “Parabéns Guilherme, Deus te dê muita saúde e sabedoria.”

Dozinha Brito: “Parabéns irmão, Guilherme! Muitos anos de vida, saúde, felicidade e muitas bênçãos em sua missão!”

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Fotos: Ana Carolina / PasCom Sagrada Família

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família