D. José Moreira: “Como precisamos de homens no modelo de São José.”

pemelquiadesfestejos2021
Pe. Melquíades: “A consciência missionária é imprescindível para uma fé cristã verdadeira”.
julho 12, 2021
pegenivaldolopes13julho
Pe. Genivaldo Lopes: “A família é o lugar da defesa da vida”.
julho 14, 2021

D. José Moreira: “Como precisamos de homens no modelo de São José.”

D Jose quartodiada novena2021

Na noite de 12 de julho de 2021, aconteceu na Matriz Sagrada Família o Quarto dia da Novena em honra à Sagrada Família. A novena foi conduzida pelo Irmão Guilherme, msf e contou com a participação da Legião de Maria e da Comunidade Sagrado Coração de Jesus (Tanque). O tema proposto para reflexão foi: “A família, modelo de Nazaré.”

A Santa missa foi presidida pelo nosso querido bispo diocesano D. José Moreira. Também estiveram presentes nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e Irmão Guilherme e Irmão Alexandre, msf.

D. José acolheu a todos os presentes neste quarto dia da novena, e também a família enlutada pelo sétimo dia de um ente querido.

Em sua homilia, D. José assim refletiu:

“Pe. Herbert, Pe. Laurindo, obrigado pelo convite de estar hoje aqui. A toda família enlutada de sétimo dia, meus sentimentos. É uma mãe. Parte da família. E o tema é família. Passamos por este momento sério. Estou vendo aqui os temas de cada dia que já passou. “A família primeira experiência da Igreja.” A Igreja nasceu na família. É a família. Foi lá que Jesus nasceu em uma família. No segundo dia da Novena, “Família, primeira educadora na fé.” Em casa que a criança aprende quem é Jesus, quem é Deus. Em casa. Como educar hoje uma criança na fé, dentro de casa? É um desafio. Quem educa mais é o celular, é a mídia. E a família, como vai? Como os pais vão à Igreja, com a família, com os filhos? Ou só manda os filhos? E tem hora que não vai junto. O que é a família hoje? O terceiro dia da novena “Família, transmissora de valores, virtudes humanas.” Estamos vivendo no mundo em que os valores humanos estão acabando. O valor maior é o lucro, o mercado. O ser humano está sofrendo. Quem sou eu? Ser mais humano. Passando nesta crise de pandemia, que o ser humano, aí, está jogado, na rua. O índice de pessoas que passam fome no Brasil é grande. Será que é só a pandemia ou vem de toda uma consequência? Estamos aí no Tempo de Cuidar. E a Igreja, estamos aí fazendo alguma coisa, ajudando. Mas, é só um paliativo. Ajudar mesmo, no trabalho. Quantos desempregados.”

“O tema de hoje que é o quarto dia: “Família, modelo de Nazaré.” Como precisamos de modelo de homem. Estamos no Ano de São José. O Papa nos fala, ser como São José, modelo de homem, humilde, simples, que escutou, voltou e cuidou do menino. Como precisamos de homens no modelo de José.”

“Na Palavra de Deus, Primeira Leitura, Livro do Êxodo, o faraó do Egito viu que o povo de Israel estava crescendo, se organizando. O faraó ficou preocupado. Este povo vai crescer, vai tirar nós do poder. Ele mandou matar os meninos, os homens, porque os homens iam para a guerra,  e deixar só as mulheres, porque as mulheres eram usadas. Até hoje também as mulheres são usadas, espancadas. Os homens, as crianças, jogavam no rio, para matar. Hoje também, a questão do aborto, que nasce a criança, tá sério também. Quer legalizar o aborto para não render mais gente. Não é que as coisas se repetem, mas o ser humano está aí.”

“No Evangelho, fala também da família. A família que diz que Jesus não veio trazer nada de novo. Veio trazer o amor. Mas quem ama mais o outro do que a Deus, Deus é maior. Onde tem Deus, todos são dignos. Quem ama seu pai, sua mãe, mais que a mim, não é digno de mim. É uma coisa séria para nós hoje. Por que que eu amo meu pai e minha mãe? Porque tem imagem do Pai. Deus é pai, Deus é mãe. Ao mesmo tempo. Foi gerado de Deus. Quando transforma o pai e a mãe, em objetos de poder, para subir, e não tem Deus, não vale nada.”

 

Ao fim da celebração eucarística, os noiteiros homenagearam a Sagrada Família com flores e D. José rezou a oração à Sagrada Família composta pelo Papa Francisco. Nájila, da Legião de Maria, e representando todos movimentos, pastorais e comunidades, agradeceu D. José por estar mais um ano presente nos festejos em homenagem a Sagrada Família e de celebração do aniversário da paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família