No sábado, dia 19 de novembro, mesmo com chuva na cidade de Januária, a Matriz Sagrada Família ficou repleta de fiéis que participaram da Santa Missa onde aproximadamente 150 jovens e adolescentes receberam o Sacramento da Crisma, que é a confirmação da fé católica.
Presidiu a celebração eucarística o bispo D. José Moreira. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf também esteve presente. Pe. Laurindo acolheu o bispo juntamente com a assembleia com uma salva de palmas. D. José agradeceu a acolhida e disse que estavam presentes para confirmar o Batismo. “Que maravilha! O Batismo é feito com água. E chovendo, uma chuva gostosa. Chuva é vida. Água é vida. A gente batiza com água em nome de quem? Da Santíssima Trindade, o nosso Deus. Vocês estão confirmando isso hoje. E da Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.”, completou D. José.
Os crismandos proclamaram as leituras e o salmo responsorial. Também participaram da Procissão do Ofertório.
Pe. Laurindo proclamou o Santo Evangelho. Em seguida, ele apresentou a D. José os jovens e adolescentes que após o tempo de caminhada catequética serão confirmados na fé que um dia receberam no Batismo. D. José, em sua homilia, chamou para perto do altar catequistas. Destacou a importância de ter um homem como catequista e agradeceu o trabalho das mulheres dentro da Igreja. D. José parabenizou a todos pelo importante trabalho dos catequistas dentro da paróquia. D. José perguntou ao padre Laurindo quais as comunidades presentes hoje na Matriz. Padre Laurindo mencionou as comunidades presentes: Matriz Sagrada Família, São Paulo (Boa Vista), Santo Antônio, Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão (Bom Jardim), Imaculada Conceição (Marreca), São Pedro (Pau D’Óleo), São Vicente de Paulo e Santa Rosa de Lima(Moradeiras). D. José perguntou se os jovens já estão envolvidos nos trabalhos das comunidades. D. José perguntou se as comunidades acolhiam os crismandos e a assembleia respondeu positivamente com uma salva de palmas.
Confira alguns trechos da homilia de D. José:
“Vocês estão aqui para confirmar o Batismo, não é? Qual foi o dia do batizado? Quem lembra, levante a mão? O dia que nasceu todo mundo sabe? E o dia do batizado esqueceu? Tá confirmando aquele dia. Aquele dia que papai e mamãe vieram e padrinhos para batizar. E agora vocês estão confirmando aquele dia. Olha o que o padre leu no Evangelho. Vocês entenderam? ‘Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará e nós viremos e faremos nele a nossa morada.’ Quem é este nós? A gente é batizado em nome deste nós. O Pai, o Filho e o Espírito Santo. A Santíssima Trindade. Isso não pode ter dúvida. Esse é o meu Deus. Nós passamos este ano na política, todo mundo falando o nome de Deus. Profanando o nome de Deus. Mentindo. Qual o teu Deus? O meu Deus é o Pai que me criou, é Jesus Cristo, meu salvador. Amanhã é Cristo Rei. Como é o reinado dele? Na cruz, coroa de espinhos. Não é coroa de rei. É coroa de espinhos. O meu Deus é o Espírito Santo. Vocês não estão sozinhos. Mandarei o Espírito Santo, que me dá os sete dons para caminhar. Este é o meu Deus.”
.
“Eu estive agora lá em Roma, com o Papa, na visita Ad Limina. E o Papa dizendo isso para os bispos. Senhores bispos, a nossa Igreja tem que acolher. Acolher. Acolher. A juventude, os enfermos, os que estão afastados. Acolher todo mundo, menos o pecado. Acolher o pecador. E aqui a Crisma está sendo acolhido na paróquia, para dar continuidade da missão de anunciar que Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida. Então morar dentro de nós, quem: a Santíssima Trindade. Não o ódio, não a vingança, não o medo, não a preguiça, não a violência, não a bala, não o revólver. Mas o amor. Jesus amou. Como é o canto? Prova de amor maior não há, que doar a vida pelo irmão. Ele doou a vida dele por amor. E a Igreja tem que doar a vida. Dar vida. Eu vim para que todos tenham vida. É a missão de todos nós. Cada um recebe um talento, uma missão. Missão de ser padre, ser bispo, catequista, cantor, cada um tem uma missão. Mas a Igreja é uma só. Estamos todos trabalhando para uma missão de anunciar Jesus. Não trabalhando para mim. Nem pra você. Mas para Jesus. Como Igreja.”
Os crismandos acenderam a vela no Círio Pascal e ficaram de pé para renovar sua profissão de fé. Em seguida, D. José ungiu a cada crismando com o óleo do Crisma, momento principal desta celebração.
Ao fim da Santa Missa, D. José distribuiu vários livros para que os jovens e adolescentes possam colaborar com o trabalho da Igreja dentro das comunidades.
A coordenadora da catequese Maria Zilda leu uma bonita mensagem de agradecimento a Dom José, ao Padre Laurindo, às famílias, padrinhos e madrinhas, catequistas e crismandos. Pe. Laurindo agradeceu a presença de D. José, a coordenadora da catequese Maria Zilda e a cada catequista que exerce esta importante função. O presbítero também agradeceu a todos os pais. D. José também agradeceu por todo apoio e diz que por onde vai leva o nome de Januária.
Os crismandos aproveitaram para registrar este momento especial com fotos aos lados dos familiares.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família
Fotos: Demétrius Durães / Pascom Sagrada Família