D. José: “Amo meu sacerdócio, amo minha vocação.”

missaoleosdestacada
Santa Missa Bênção dos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais
março 24, 2018
reformadestacada
Reforma de sala de reuniões
março 24, 2018

D. José: “Amo meu sacerdócio, amo minha vocação.”

missaoleosdestacada

Fiéis de todas as paróquias da Diocese de Januária se reuniram na noite do dia 22 de março na Catedral Nossa Senhora das Dores, para participar da Santa Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais.

A Santa Missa foi presidida pelo nosso bispo D. José Moreira e concelebrada pelos padres e diáconos que compõem o clero diocesano.

As leituras foram proclamadas pelos adolescentes do EAC. O Santo Evangelho foi proclamado pelo Diácono Willian. Em sua reflexão, D. José comunicou que em 2019 a Celebração dos Santos Óleos e da Renovação das Promessas Sacerdotais acontecerá na Quarta-feira Santa.

Destacam-se as seguintes reflexões de D. José:

“O comentário do início da missa diz que o Presbítero é um homem transformado pelo Espírito Santo e ungido de Deus. Olha queridos padres, nossa responsabilidade perante o Povo de Deus. Na primeira leitura, vemos que o que foi ungido é para libertar, proclamar o Ano da Graça, ajudar, acolher. A unção é para isto. Cada vez mais, meus irmãos presbíteros, somos interrogados a dar uma resposta no mundo de hoje.”

D. José relatou o fato onde uma pessoa o pediu para que a atendesse. Na mesma ocasião, a pessoa o questionou se pelo fato de ser bispo ele acredita em Deus. D. José respondeu: “Se sou bispo, se estou hoje aqui, é porque acredito em Deus, amo meu sacerdócio, amo a minha vocação, dou a minha vida por ela.”

“A carne é fraca, a gente peca. Por isso convido os padres ao gesto de ficar de joelhos diante do Povo de Deus.”

“Vocês leigos e leigas, rezem pelos padres, rezem pela gente. É uma missão. Vamos rezar uns pelos outros.”

Após a homilia, aconteceu um dos pontos altos da Santa Missa: os padres renovaram suas promessas sacerdotais.

Os diáconos, junto aos leigos de nossa diocese, levaram os Santos Óleos (dos Catecúmenos, do Crisma e dos Enfermos) até o altar.

Ao fim da celebração, D. José entregou aos párocos e leigos de cada paróquia e santuário da Diocese os óleos que serão usados durante este ano. Os óleos antigos foram queimados.

A Paróquia Nossa Senhora das Dores junto ao EAC promoveu uma singela homenagem aos sacerdotes e diáconos. D. José concedeu a bênção final e junto com todo o clero posou para a foto oficial.

Texto: Alisson José de Faria / PasCom Diocese de Januária
Foto: André Lagoeiro / PasCom Diocese de Januária
Fonte: www.diocesedejanuaria.com.br/site