Celebração de envio dos Missionários

15diasmissoes
Despedida dos missionários vicentinos
julho 22, 2016
BH
Viagem a BH
julho 22, 2016

Celebração de envio dos Missionários

enviosag

A celebração de envio dos Missionários para as Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho aconteceu às 15h do dia 12 de janeiro na Igreja São Vicente de Paulo. Vários fiéis da cidade, das comunidades rurais e de Januária compareceram a este importante momento em nossa paróquia.

Os missionários chegaram por volta de 14h30min em Cônego Marinho. Várias pessoas da comunidade os auxiliaram a carregar as bagagens e outros materiais até as salas da Igreja. Em seguida, teve início a Santa Missa presidida pelo bispo diocesano D. José Moreira, e concelebrada pelos padres Laurindo, João Paulo e Vinícius.

03missoes

Da procissão de entrada participaram os missionários, os padres e o bispo. Entre os missionários estão leigos, seminaristas e religiosas. Ainda irão chegar para as missões mais padres e religiosas. Padre Laurindo cumprimentou o bispo, os padres, os missionários e assembleia.

O bispo D. José em sua homilia, ressaltou: “Que maravilha pela criatividade de vocês, missionários vicentinos, a Diocese de Januária está sempre aberta. As Santas Missões em 2013 acenderam o fogo, tirou as cinzas de muita gente, vocês colocarão mais fogo na fé de nosso povo. Todos somos chamados a participar. É um absurdo o projeto que está tramitando no congresso onde não consta no documento da criança recém-nascida o nome de seu pai e da sua mãe. Somos batizados, temos nome e não número. Qual a missão de São Vicente? Ajudar os mais pobres. No Evangelho, do céu vem a voz de Deus que diz: Este é meu filho amado. Somos filhos. Como é bom sentir-se filho, ser acolhido. A gente assume um passo a frente, nos aperfeiçoando. Sejam bem-vindos missionários. O Espírito de Deus, que desceu sobre Jesus, abençoe vocês. Que nestas semanas aqui, vocês renovem portanto essa fé, animando este povo, evangelizando, sobretudo a família”.

A assembleia renovou as promessas batismais e D. José aspergiu a todos com água benta.

04missoes

Pe. Vinícius, responsável pelas Missões Vicentinas, disse: “Somos enviados revestidos pelo Espírito de Cristo para continuar sua missão de fazer o bem a todos. Viemos de longe, da família vicentina, leigos e leigas, pais e mães de famílias, irmãs, padres, vocês que fazem parte desta comunidade, todos somos ungidos pelo Espírito do Senhor para continuar a missão de Jesus, anunciando a boa notícia do Reino, promovendo a vida, expulsando o mal para que o Reino de Deus aconteça e em nossa realidade aconteça a civilização do amor e da vida”.

Em seguida, pe. Vinícius convidou os missionários a virem para frente e explicou como acontecerão as atividades durante estas duas semanas de Missões. “Que a nossa humilde e despretensiosa visita, manifeste a presença constante de Deus na vida deste povo tão bom”, reafirmou o padre.

A assembleia, motivada por Pe. Vinícius, cantou o canto “Envia teu Espírito Senhor, e renova a face da Terra”

Ao final da celebração, nosso bispo abençoou as cruzes que foram entregues a cada missionário com o auxílio dos padres. Pe. Laurindo distribuiu a cada um dos representantes das comunidades, o cronograma de horários das Santas Missas e demais orientações. Também foi apresentado aos missionários, o local destinado para que cada um pudesse passar este tempo de missões e as pessoas que os levariam até estas regiões da cidade de Cônego Marinho.

D. José concedeu a todos os presentes a bênção e encerrou-se a Santa Missa. Logo após, os missionários já foram encaminhados as suas localidades. Em Cônego Marinho, aconteceu uma reunião às 19h para planejamento das atividades.

Rezemos para que este tempo de Santas Missões Vicentinas produza abundantes frutos.05missoes

Ao descerem do ônibus foram recepcionados por uma equipe de missionários de nossa paróquia, juntamente com Pe. Laurindo. Este primeiro momento foi marcado por muita alegria, com muitos abraços e cantos missionários.

Os missionários adentraram a Matriz para um breve momento de oração. Pe. Vinícius, responsável pelas Missões Vicentinas, acolheu a todos, convidando para que se dirigissem ao CEDIF para tomar café. Após o café, os missionários de Belo Horizonte fizeram um pequeno passeio por Januária, conhecendo seus principais atrativos turísticos e templos religiosos, como: Praça Tiradentes, Catedral Nossa Senhora das Dores, Praça Getúlio Vargas e Rio São Francisco.

Os Missionários retornaram a Matriz para um breve descanso. Às 10h, eles participaram de uma reunião com Pe. João Paulo. Os missionários almoçaram às 12h e, em seguida, seguirão viagem até a Cidade de Cônego Marinho. A Santa Missa de Envio acontecerá na Igreja São Vicente de Paulo, às 15h, e será presidida pelo bispo diocesano D. José Moreira.

Mais fotos das Santas Missões Vicentinas você encontrará no grupo do Facebook da Paróquia Sagrada Família.

06missoesDevido a alguns imprevistos, os Missionários de Belo Horizonte que virão participar das Santas Missões Populares Vicentinas em Cônego Marinho, não mais irão chegar no sábado, como estava previsto e divulgado.

Os mesmos chegarão em Januária pelo domingo de manhã onde serão acolhidos pelos paroquianos. Em seguida, os missionários tomarão café e antes de ir para Cônego Marinho, almoçarão na Paróquia Sagrada Família.

Sendo assim, a Missa de Envio dos Missionários será às 15h do dia 12 de janeiro (domingo) na Igreja São Vicente de Paulo. Os horários das celebrações da noite do domingo estão mantidos, exceto a que ocorreria em Cônego Marinho. Todos estão convidados a participar deste importante momento em nossa paróquia.

Para esclarecer quaisquer dúvidas sobre a acolhida dos Missionários, você deve entrar em contato com a Secretaria Paroquial pelo telefone 3621 1244. O site www.sagradafamiliajanuaria.com também estará informando qualquer novidade. Fique ligado!

Segue abaixo o quadro atualizado com os horários das Santas Missas durante as Missões Vicentinas.

agendamissoes

Os missionários chegarão de Belo Horizonte no sábado dia 11 de janeiro. A paróquia Sagrada Família acolherá estes missionários em Januária na parte da manhã, e os mesmos tomarão café e almoço. À tarde, eles seguirão até Cônego Marinho. A missa de abertura acontecerá às 15h, na Igreja São Vicente de Paulo. Após a Missa, os missionários  serão encaminhados para as respectivas comunidades de missão.