catequese
Encontro com Catequizandos
novembro 10, 2021
papadestacada
O Papa: basear a própria vida na Palavra de Deus
novembro 14, 2021
capituloconstitutivomsf2021

O Capítulo Constitutivo da nova Província da América Latina aconteceu de 9 a 12 de novembro de 2021 em

casa de retiro Santa Cruz, na cidade de Passo Fundo, Brasil. Nesta reunião participaram 35 confrades, dos quais 30 capitulares com direito a voto. O Superior Geral, P. Agustinus Purnama, e o Conselheiro P. Júlio Cesar Werlang e P. Jacobus Lingai Imang participaram como representantes do Governo Geral de Roma. Estiveram presentes também dois convidados, Pe. Elmar Sauer, do Brasil, atualmente missionário em Santa Cruz de la Sierra, Bolívia, e Pe. Francisco Ary Carnaúba (Brasil). Participou do Capítulo Dom Guilherme Antonio Werlang MSF, da diocese de Lages, no estado de Santa Catárina.

Os temas trabalhados e analisados foram: Vida Comunitária, Formação Inicial e Permanente, Missão e Apostolados, Administração e Economia. Além disso, o novo Diretório Provincial de MSF foi aprovado durante o encontro.
A eleição do Superior Provincial da nova Província da América Latina aconteceu no dia 10 de novembro . O Pe. Itacir Brassiani foi eleito e concordou em liderar essa nova realidade de MSF.

No dia 11 de novembro, o Pe. Agustinus Purnama, Superior Geral de MSF, agradeceu às Províncias latino-americanas por sua contribuição missionária, lembrando que a missão continua. Posteriormente, convidou o Pe. Júlio Cesar Werlang para ler os Decretos de Supressão das Províncias da Argentina, Sul do Brasil, Leste do Brasil e Chile, que se unem e se tornam Província da América Latina. Além disso, está definida a Sede Provincial, que será em Passo Fundo.

A Eucaristia neste dia foi celebrada na Paróquia de Santa Teresita, acompanhada por membros da comunidade paroquial, do clero e da vida religiosa da diocese de Passo Fundo. A missa foi presidida pelo Arcebispo Rodolfo Luís Weber, acompanhado por Dom Guilherme Werlang MSF, Pe. Agustinus Purnama, Superior Geral de MSF, pelos ex-Superiores Provinciais das províncias suprimidas, Pe. Genivaldo Lopes (Brasil Oriental), Pe. Fernando Ibáñez (Chile); Pe. Itacir Brassiani com o Vigário Provincial, Domingo de Sá Filho (Sul do Brasil), e o Vigário Provincial, Pe. Raúl Vera (Argentina).

Em 12 de novembro, o Governo Geral de acordo com: Constituições de MSF n. 95, com a decisão do Capítulo Geral 2019 n. 1b, após exclusão das províncias MSF Argentina, Sul do Brasil, Brasil Leste e Chile com a data de 11 de novembro de 2021 (de acordo com a decisão do Capítulo Geral 2019 n. 1a) emitiu o decreto de ereção da nova Província de Missionários da Sagrada Família – Província MSF da América Latina . A nova Província é formada por todos os membros das Províncias suprimidas de: Argentina, Sul do Brasil, Leste do Brasil, Chile e inclui a comunidade MSF em Santa Cruz, na Bolívia.

A eleição dos Assistentes do Governo Provincial da Província de MSF da América Latina ocorreu no mesmo dia, sexta-feira, 12 de novembro e foram eleitos:

Pe. Fernando Ibáñez – Vigário Provincial (Chile)
Pe. Pedro Leonides – Segundo Assistente (Leste Brasil)
Pe. Raúl Vera – Terceiro Assistente (Argentina)
Pe. Domingos De Sá Filho – Quarto Assistente (Sul do Brasil)

Esperamos que a nova Província unificada pelas Províncias MSF na América Latina seja um sinal de “uma família, uma missão” e que possa progredir neste espírito de união para uma única missão como Missionários da Sagrada Família. Que nosso Venerável Fundador, Pe. Jean Baptist Berthier, interceda por toda a Província Latino-americana de MSF e por cada um de seus membros.

De nossa paróquia, participaram Pe. Laurindo, msf e Diácono Guilherme, msf.

Capítulo Constitutivo 9-12.11.2021

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Fonte: https://misafa.org