No sábado, dia 27 de setembro, a Igreja celebrou um importante santo, que nos ensinou a caridade para com os mais necessitados: São Vicente de Paulo. Uma multidão de fiéis e devotos esteve presente na Capela da Comunidade São Vicente neste dia especial, às 19h, para celebrar. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf acolheu a todos os presentes com muita animação. A equipe celebrativa participou da procissão de entrada e Pe. Laurindo incensou o altar. Após proclamar o evangelho, Pe. Laurindo assim refletiu:
“Hoje temos motivos para louvar, para bendizer a Deus, fazendo memória do legado, da vida de São Vicente de Paulo. Motivo de alegria, de gratidão, porque aquele que hoje estamos celebrando, ele nos mostrou como ninguém, o rosto de Cristo, o rosto de Jesus. Nós estamos aqui com esta consciência que o testemunho da vida de São Vicente de Paulo nos aproximou de Jesus, nos aproximou dos planos de Deus, da vontade de Deus, da Palavra de Deus, do agir de Deus entre nós. Muitos irmãos, que comumente a gente partilha nos caminhos da missão, desejam a oportunidade de tirar do anonimato e trazer para o centro. Trazer as pessoas que estão escondidas, para que possam caminhar, servir, manifestar os seus dons, os seus talentos dentro da comunidade. Nos faz mais Igreja, nos faz mais comunidade. Uma comunidade servidora, uma comunidade missionária, uma comunidade profética. Assim como nos diz hoje o Profeta Amós que profetiza, que grita contra o comodismo daqueles que dormem em cama de marfim, deitam-se em almofadas, comendo cordeiros e bebendo vinho, sem se preocupar com a ruína da vida do outro.”
Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
“Essa profecia de Amós, revela para nós, uma cegueira, uma insensibilidade, ao sofrimento, às necessidades do irmão e irmã. Compreender que as necessidades são variadas. Nós precisamos de tantas coisas pra viver com dignidade, para buscar não só a nossa felicidade, mas ser um instrumento a provocar a felicidade do outro. São Vicente, diante das misérias humanas, não dormiu. Mas esteve sempre vigilante, e foi por causa da sua vigilância que ele enxergou, que ele percebeu, à luz do evangelho, os pobres, os necessitados. Ele fez isso tão bem, e não fez de qualquer maneira, como um trabalho qualquer, trabalho improvisado. Para que a mão de Deus pudesse chegar aos irmãos, pudesse derramar o seu amor aos irmãos, até os irmãos mais vulneráveis, ele criou as instituições: a Congregação da Missão, como dizia o bispo D. Dorival.”
Ao fim da celebração, a coordenação da comunidade agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para o bom êxito dos festejos. Pe. Laurindo foi agraciado com uma cesta de deliciosos produtos. Em seguida, Padre Laurindo rezou a oração de São Vicente de Paulo. Terminada a missa, todos puderam degustar as comidas típicas, com música ao vivo. Toda a renda será revertida para a construção da capela, que agora tem como meta a aquisição dos bancos.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família