Retiro motivou paroquianos da Sagrada Família para a Missão

papa
Papa no Angelus: Jesus convida à generosidade desinteressada
setembro 1, 2019
Nssalette
Participe da Romaria Paroquial de Nossa Senhora da Salette
setembro 7, 2019

O Retiro Missionário envolveu todas as comunidades da paróquia Sagrada Família de Januária e da recém criada Paróquia São Vicente de Paulo (Cônego Marinho) nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, contando com aproximadamente 200 pessoas. A Equipe de Animação Missionária preparou tudo com muito carinho.

A ambientação do Centro Social propiciou a cada participante adentrar no espírito missionário. Todos juntos em busca de viver a experiência missionária, atendendo ao chamado do Papa Francisco para este ano no Mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário.

No sábado, após o credenciamento, a oração inicial aconteceu sob as mangueiras. Foi um momento de muita alegria e favorável ao encontro.

Em seguida, os participantes caminharam até o Centro Social onde a Equipe de Animação Missionária preparou uma bela dinâmica.

Ao adentrar no Centro Social, músicas missionárias contagiaram a todos.

A Equipe de Animação Missionária se apresentou e comentou sobre a importância do Retiro. Toda a comunidade acolheu com muito entusiasmo, o Pe. Jandir Antonio Hass, msf que assessorou todo o Retiro. Padre Jandir atua junto ao seminário da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, em Belo Horizonte.

Já em suas primeiras falas, Pe. Jandir foi revelando as características do ser missionário, segundo o Documento elaborado pelo Papa Francisco para o Mês Missionário Extraordinário.

Este documento norteou todo o Retiro. O EAC fez duas apresentações: Católico praticante e católico não praticante e também sobre a samaritana no poço.

À noite, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família. Pe. Jandir presidiu a celebração e foi auxiliado pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Em sua homilia, Pe. Jandir comentou sobre as leituras do 22º Domingo do Tempo Comum, ressaltando a importância da humildade.

Ao fim da Santa Missa, Pe. Jandir relembrou que estávamos encerrando o mês vocacional. O presbítero pediu que toda assembleia rezasse e incentivasse as vocações.

Ele também comentou sobre o Capítulo da Congregação dos Missionários da Sagrada Família neste mês de setembro em Roma. Que todos possamos intensificar nossas orações por este momento importante da Congregação.

No domingo, a Santa Missa com Crianças, presidida pelo nosso vigário Pe. Herberth, marcou o início das atividades do Retiro Missionário.

Muita oração, música e palestras marcaram este dia. Houve um momento especial para os jovens. A Infância e Adolescência Missionária (IAM) fez uma bela apresentação. O bispo diocesano D. José Moreira também prestigiou nosso Retiro.

Padre Laurindo apresentou a programação da Semana Missionária em outubro.

Ao fim do Retiro, sorteou-se alguns brindes da paróquia para os missionários. Pe. Jandir recebeu uma homenagem da IAM.

Dentre alguns dos ensinamentos adquiridos, destacamos os seguintes: “Uma comunidade madura se torna uma comunidade Missionária. Toda a pessoa deve ter a chance de escutar a Palavra de Deus.ada um de nós temos um espírito criativo para ser Missionário. Coisas pequenas podem se tornar imensamente grandes.”

A todos os missionários presentes: crianças, jovens, adultos e idosos fica o agradecimento da Equipe de Animação Missionária da Paróquia Sagrada Família. Que estamos firmes na Missão, de forma especial, no próximo mês de Outubro, o Mês Missionário Extraordinário.

Clique nos links abaixo para ver a cobertura fotográfica completa.
Retiro Missionário Parte 1
Retiro Missionário Parte 2
Retiro Missionário Parte 3

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos: Alisson Faria e Natanael Almeida / PasCom Sagrada Família e membros da Equipe de Animação Missionária