Programa No Lar de Nazaré refletiu a realidade social dos alunos e os desafios na educação

Festejos Santo Antônio 2021
Pe. Laurindo: “Por amor a Jesus, quantas coisas Santo Antônio suportou.”
junho 14, 2021
papadestacada
O Papa: a oração de Jesus é o modelo da nossa oração
junho 16, 2021

Programa No Lar de Nazaré refletiu a realidade social dos alunos e os desafios na educação

nolardenazare16

 

Na segunda-feira, 15 de junho, foi ao ar o episódio de número 16 do programa No Lar de Nazaré. Uma produção que a Paróquia Sagrada Família de Januária vem desenvolvendo. Este novo episódio tratou de uma temática muito importante: “A realidade social dos alunos e os desafios na educação”.

Com a apresentação do pároco da Paróquia Sagrada Família, Padre Laurindo Aguiar, msf e Amanda Diamantino, professora das séries inicias do Ensino Fundamental do Município, o novo episódio contou com as convidadas Amanda Reis, professora de Geografia e Maria de Fátima, Inspetora Escolar, ambas da Rede Estadual de Ensino.

Padre Laurindo iniciou o encontro invocando Maria, esta que é a nossa grande educadora. Em seguida, abençoou todos os telespectadores. Falou da gratidão a Deus por todos os profissionais da educação e indagou as convidadas da noite sobre a realidade social dos alunos nesses dias que vivemos.

Para Maria de Fátima, “a pandemia nos deixou perplexos e estamos tentando nos adequar, buscando meios para chegar aos nossos alunos. Está nos fazendo refletir sobre Deus, sobre as relações familiares e humanas e sobre a educação. As famílias hoje estão refletindo sobre a real importância do professor. Tem ficado muito aparente, nesse período de pandemia, a acentuação das desigualdades sociais. Muitos alunos não têm acesso às ferramentas tecnológicas, que possibilitaram a continuidade do ensino, e isso tira deles todo o estímulo e a vontade de estudar. O momento trouxe muitas mudanças para todos e tem afetado a vida de alunos e professores”.

Amanda Diamantino refletiu sobre as dificuldades enfrentadas, não só pelos alunos, mas pelos professores também, que precisaram se adaptar a tantas realidades novas. “A pandemia está nos mostrando um problema social que, na verdade, enfrentamos há muito tempo. A família precisa abraçar novamente o seu papel na vida escolar das crianças, em uma verdadeira parceria”.

Perguntada se a família e a sociedade deposita na escola a expectativa de resolver todos os problemas dos alunos, Amanda Reis respondeu que, “a escola assume muitas responsabilidades. O espaço familiar precisa ser de um verdadeiro lar, de cuidado, de empatia e respeito. A função da escola é incentivar a busca pelo conhecimento. O lar precisa ser preparado para o momento da aprendizagem. Esses tempos têm nos levado a ter mais empatia com os professores, que com uma sala repleta de alunos, precisa conseguir alcançar cada um”.

“Muitas vezes a escola é o espaço de convivência, de encontro. Os jovens agora estão em casa, muitos sem incentivo e sem essas interações. O papel da família é irrenunciável, porque é quem ensina valores práticos, morais e éticos. São valores que se aprende a partir da experiência do amor. A escola é parceira desse papel familiar”, refletiu Padre Laurindo.

Disse ainda que, “o mundo precisa de esperança. Nós podemos ser canal de esperança uns para os outros. A escola tem esse poder de levar o aluno a sonhar, pensar e querer mais. O ‘Lar de Nazaré’ é um lugar de afeto e encontros. Onde não há esses encontros abre-se espaço para muitos problemas e doenças. Para curar nossa família é preciso aceitar o que Deus nos oferece, o amor”.

Gostou do conteúdo? Você pode conferir, na íntegra, este e outros episódios do programa acessando o nosso canal no Youtube.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família