“Peçamos a Deus que este dia seja o início de uma caminhada mais convicta”, afirmou Pe. Laurindo

anolaicatodestacada
Abertura do Ano Nacional do Laicato
novembro 30, 2017
papadestacada
“Atenção e vigilância, pressupostos para fidelidade ao Senhor”, diz Papa no Angelus
dezembro 4, 2017

“Peçamos a Deus que este dia seja o início de uma caminhada mais convicta”, afirmou Pe. Laurindo

anolaicatodestacada

O Ano Nacional do Laicato foi aberto em todo Brasil no domingo, dia 26 de novembro, Solenidade de Cristo Rei.

A Paróquia Sagrada Família procurou evidenciar este momento importante da nossa Igreja na Santa Missa das 19h do Domingo.

Na procissão de entrada, membros das pastorais entraram com o banner do Ano do Laicato, com uma faixa que continha o refrão do Hino e o período do Ano do Laicato, com um pote de sal e uma vela acesa fazendo referência ao Lema deste ano. Também participaram da procissão de entrada representantes das crianças, jovens, adultos e idosos.

O presidente da celebração, nosso pároco Pe. Laurindo, msf acolheu a toda assembleia e explicou um pouco sobre o Ano do Laicato.

A Juventude Paroquial preparou a entrada da Bíblia com a temática de sal da terra e luz do mundo. Após proclamar o Santo Evangelho, Pe. Laurindo fez uma bela homilia. Veja alguns pontos de sua reflexão:

“A vocação primeira de Cristo é a vocação ao serviço, é a vocação de salvar, a vocação do cuidado com o outro. Cristo Rei do Universo significa que Cristo é superior, Cristo é Deus, Cristo é aquele para qual está voltado todas as nações.”

“Por outro lado, podemos dizer que Cristo é Rei porque a sua maneira de agir revela a sua grandeza, revela a sua vocação, como enviado do Pai para ser o libertador, o salvador.”

“Não é Deus que nos condena. As nossas opções, as nossas decisões, o nosso fechamento já nos proporciona este caminho, um certo fim.”

“Aqueles que conseguiram entender verdadeiramente o sentido de ser ovelha, de ser cristão, de ser discípulo, multiplicaram o que receberam.”

“Estive com fome, com sede, sem roupa. A um desses pequeninos que vocês serviram, não foi a eles simplesmente que vocês serviram, mas a mim também, é a resposta que Jesus dá. O reinado de Jesus nada tem a ver com uma realeza onde o rei tem grande exército, com todos os tipos de armas, para exterminar o outro. Jesus é Rei de outra forma. O exército de Jesus tem como arma o amor, a caridade.”

“Nós sendo batizados, participamos do pastoreio de Jesus. Estamos celebrando a vocação leiga. É a vocação de todos nós. No dia de nosso batismo pedimos a unção do Espírito Santo para que a criança possa participar da missão, participar do reinado de Jesus.”

“Fazemos hoje a Abertura do Ano Nacional do Laicato. A vocação do leigo está dentro da Igreja, mas também servindo a sociedade.”

“Peçamos a Deus que este dia seja o início de uma caminhada mais convicta, mais firme, mais próspera. Que possamos nos sentir como protagonistas, como leigos e leigas, para Jesus continuar sua missão; servindo aqueles que ele nos coloca como especiais do Reino.”

Na profissão de fé, o Círio Pascal foi entronizado na Matriz Sagrada Família para o momento da renovação das promessas batismais. Foi um momento muito bonito.

No ofertório, os missionários da Pastoral Familiar junto a Juventude Paroquial ofertaram material de trabalho dos leigos e alguns dos documentos da Igreja que formam os leigos para a Missão.

Que durante este Ano Nacional do Laicato os leigos possam se conscientizar cada veza mais de sua missão na vida da Igreja.

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família