Pe. Melquíades: “O povo de Deus é este povo que busca fazer a vontade do Pai do céu”!

4ºdiafestejos2022
Pe. Herbert: “Através da Igreja Cristo vive em nós e entre nós”.
julho 19, 2022
6ºdiafestejos2022
Pe. Guilherme: “A Sagrada Família foi uma família que pertenceu totalmente a Deus”.
julho 21, 2022

Pe. Melquíades: “O povo de Deus é este povo que busca fazer a vontade do Pai do céu”!

5ºdiafestejos2022

 

Na noite de terça-feira, 19 de julho, a Paróquia Sagrada Família celebrou o quinto dia da Novena em Honra à Sagrada Família. O irmão Luiz Carlos, msf, conduziu a novena.

A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Melquíades Lima, msf, Pároco da Paróquia Rainha da Paz, da Comunidade de Riacho da Cruz. Concelebrada pelo Pároco da Paróquia Sagrada Família, Pe. Laurindo Aguiar, msf, e pelos vigários Pe. Herbert Rohleder, msf e Pe. Marconi Nunes Lira, msf.

Reflitamos acerca da homilia do Pe. Melquíades Lima:

“Querido povo de Deus eu me alegro em poder partilhar com a Paróquia Sagrada Família esse momento de Júbilo e de festa. São 57 anos de vida, de história e de evangelização. A Paróquia Sagrada Família tem Paróquias filhas, a de Cônego Marinho, São Vicente de Paulo e a Paróquia do Riacho da Cruz, Nossa Senhora Rainha da Paz. É muito importante nós vivermos esta familiaridade e esta partilha, esse caminhar juntos como o Papa Francisco nos convida.”

.

“Neste quinto dia de novena a Palavra de Deus nos traz esse texto belíssimo, em que Jesus nos mostra que a nossa pertença a Deus vai muito além da consanguinidade, da proximidade de sangue. O povo de Deus é um só. E o povo de Deus é este povo que busca fazer a vontade do Pai do céu. Quando Jesus diz que, a família que pertence a Deus, ou seja, o irmão, a irmã, a mãe dele é quem faz a vontade do Pai, isso coloca para cada pessoa a responsabilidade. E só cada pessoa tem a responsabilidade de decidir pertencer a Deus ou não. Ninguém precisa dizer para você meu irmão e minha irmã se você pertence a Deus ou não, você tem que saber pelo seu esforço de colocar a vontade do Pai em prática. Se a sua consciência te dá essa tranquilidade, que você é uma pessoa que busca fazer a vontade do Pai, você pertence a Deus e ninguém pode lhe tirar essa certeza, essa convicção. Tem coisa melhor que eu mesmo decidir se pertenço a Deus ou não? Não tem nada melhor.”

“Refletindo sobre o tema da novena hoje: ‘A vida religiosa da Sagrada Família.’ Quando refletimos esse tema, a primeira pergunta que nós colocamos é: Como está a vida religiosa das nossas famílias? Não podemos deixar de fazer essa pergunta. É um tema muito pertinente para ser refletido, por duas razões principais: primeiro, a vivência da fé colocada em prática é um caminho que nos conduz rumo ao Pai. Nós nos aproximamos de Deus vivendo a nossa fé. Outro aspecto é que a vida religiosa colocada em prática prepara sempre mais e melhor as pessoas para enfrentarem as adversidades da vida, os problemas e desafios. Uma família que põe em prática a fé não é qualquer coisa que desestrutura não. Mas a vida religiosa tem que ser vivida, colocada em prática. Que a Sagrada Família nos inspire, inspire as nossas famílias a ter uma vida religiosa, caminhando para Deus, famílias preparadas para enfrentar quaisquer adversidades da vida.”

Antes da bênção final, como tem acontecido em todos os dias da novena, os noiteiros, em procissão, ofertaram flores à Sagrada Família. Em seguida Pe. Laurindo convidou todos para o momento de consagração das famílias à Sagrada Família. Em nome de toda a comunidade, a família de Benício e Diana agradeceu a presença do Pe. Melquíades, em uma linda homenagem.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes / PasCom Sagrada Família