Pe. Marconi: “A Bíblia Sagrada deve orientar a nossa vida!”

sao vicente de paulo festa 2021 destacada
Participe da Festa de São Vicente de Paulo
setembro 26, 2021
formacaoministroseucaristia
Paróquia Sagrada Família promoveu formação para Ministros da Eucaristia
setembro 29, 2021

Pe. Marconi: “A Bíblia Sagrada deve orientar a nossa vida!”

DiaNacionaldaBiblia2021

 

“Sejam todos bem-vindos à casa de Deus, onde juntos vamos celebrar o mistério da nossa fé que é a Eucaristia”, disse-nos Pe. Marconi Lira, msf ao iniciar a Santa Missa desse domingo, vinte e seis de setembro, em que celebramos o Dia da Bíblia.

Vamos refletir acerca de trechos da homilia do Pe, Marconi Lira, msf,. Você pode conferir toda a Santa Missa no canal do Youtube da Paróquia Sagrada Família:

“Hoje nós celebramos o dia da Palavra de Deus, da Bíblia Sagrada. A Bíblia Sagrada que deve orientar a nossa vida, que deve ser o caminho que nós devemos seguir. O caminho que ela nos indica a seguir, que é o próprio Jesus Cristo como caminho, verdade e vida. A Bíblia Sagrada tem o Antigo Testamento, que é a preparação para a chegada do Messias e o Novo Testamento, que vai contar a chegada do Messias, a entrada de Jesus na história da humanidade. Vai contar a história de Jesus até quando ele começa a missão dele e escolhe doze homens para ajudar a Ele na missão. Jesus vai evangelizar esses homens e dar a missão para eles evangelizarem também.”

“No Evangelho de hoje Jesus disse para os discípulos que eles fossem evangelizar, que fossem curar as pessoas enfermas e que fossem tirar os espíritos maus das pessoas. Jesus dá poder para os discípulos saírem em missão e para fazerem a mesma coisa que Ele fazia. Eles vão e em nome de Jesus é que os discípulos realizam os milagres, porque eles são obedientes à Palavra de Jesus. E por isso mesmo os milagres acontecem. É interessante que quando eles estão voltando eles veem um homem expulsando um espírito mau. E o que é que eles fazem? Eles proíbem aquele homem de expulsar um espírito mau. E João é que vai contar a Jesus. A resposta de Jesus, eu acredito que os discípulos e o próprio João esperavam que Jesus concordasse com a atitude deles, porque eles pensavam que só eles, os doze, é que podiam expulsar os espíritos, e que as outras pessoas não podiam. É como se só os doze, os escolhidos, tivessem o poder do Espírito Santo, dado a eles por Jesus, para expulsar demônios, em nome de Jesus. Jesus vai dizer para os doze e também para nós: ‘Não penseis isso, porque quem faz o bem está fazendo em meu nome’, ou seja, nós nem sequer precisamos fazer parte de nenhuma pastoral, de nenhum grupo, de nenhum movimento para estarmos praticando o bem, fazendo a vontade de Deus, agindo pela força do Espírito Santo, porque nós não temos poder sobre o Espírito Santo. Nenhum de nós tem o controle sobre o Espírito Santo, ele age onde ele quer em quem ele quer. O Espírito Santo é livre”.

“Todos nós possuímos o Espírito Santo, possuímos a graça do Espírito Santo. Mas é necessário que nós deixemos que o Espírito Santo possa agir em nós, porque senão Ele nunca vai agir em nós, porque nós proibimos a sua ação. E como proibimos a ação do Espírito Santo? Diz-nos a Segunda Leitura, que nós todos precisamos agir de forma justa em relação às pessoas que trabalham conosco, porque se nós não agimos de forma justa com as pessoas que trabalham conosco como é que nós queremos que o Espírito Santo aja em nossa vida, nas vidas das nossas comunidades? Não vai agir. Por isso é preciso essa conversão nossa, para que nós pratiquemos a justiça em relação às pessoas que trabalham conosco. As três leituras vão nos falar da importância de fazermos com que o Espírito Santo aja em nós, transformando as nossas atitudes, as nossas vidas, para que sejamos melhores e para que possamos estar abertos ao encontro com as outras pessoas.”

Padre Marconi Lira, antes da bênção final, transmitiu o convite do Frater Guilherme, msf. No próximo dia 29 de outubro, às 19 horas, na Matriz Sagrada Família, acontecerá a Solene Celebração Eucarística da Ordenação Diaconal do Frater Guilherme. Ele que já faz estágio pastoral na Paróquia há algum tempo. Todos são convidados a participar ou acompanhar a transmissão pelo nosso canal do Youtube.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto:  Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família