Pe. Laurindo: “Você só vai sobrevir às tentações; se você, de fato, tiver posse da ação de Deus”.

papadestacada
O Papa: a felicidade não está em aproveitar-se dos outros, mas na alegria de servir
março 6, 2022
capelansf08mar2022
Avanço na construção da Capela Nossa Senhora de Fátima
março 10, 2022

Pe. Laurindo: “Você só vai sobrevir às tentações; se você, de fato, tiver posse da ação de Deus”.

primeirodomingodaquaresma

No domingo, dia 06 de março de 2022, aconteceu na Matriz Sagrada Família, às 19h, a Santa Missa do Primeiro Domingo da Quaresma, presidida pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

A Santa Missa estava sob a responsabilidade da Pastoral da Comunicação. A missionária Juciane entrou com o banner representado a pastoral no início da celebração.

Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes na assembleia e os que acompanharam a transmissão pelo canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária.

Em sua homilia, o presbítero assim refletiu:

“Neste Primeiro Domingo da Quaresma, a Igreja sempre nos presenteia com este evangelho das tentações. E o evangelho é bem claro. Fala dos quarenta dias que Jesus passou no deserto. Este acontecimento se deu depois do batismo de Jesus. O evangelho inicia dizendo para nós: ‘Jesus cheio do Espírito Santo voltou do Jordão. E no deserto ele era guiado’. Depois que Jesus foi batizado, depois que o céu se abriu, Deus comunicando seu espírito, seu amor, sua vida, ao seu Filho, Jesus agora, cheio do Espírito Santo, parte para a missão.  Depois do batismo, a missão de Jesus. Jesus era guiado pelo Espírito Santo. Destacar este aspecto que aquele que foi batizado, recebeu o Espírito Santo.”

Para nós cristãos, falar das tentações, nos remete a identidade, a missão, aos momentos de desertos que nós passamos assim como Jesus, que foi tentado. Padre, alguém cheio do Espírito Santo nunca é tentado? Alguém que está na presença de Deus nunca é tentado? O evangelho está para dizer para nós que esta pergunta não é verdadeira. Jesus estava cheio do Espírito Santo e foi tentado. Ficou ali durante quarenta dias em jejum, e ao final desta caminhada penitencial, de abstinência,  sentiu fome. E ali, foi tentado pelo diabo. O diabo como aquele não perde as oportunidades. O diabo como aquele que caminha ao seu lado. Quando percebe um pouquinho de vacilo, um pouquinho de fraqueza, ele te ataca. Você só vai sobrevir aos ataques do diabo, às tentações, como nos diz Jesus; se você, de fato, tiver posse da ação de Deus, da ação do Espírito Santo. Você conseguirá resistir e dar respostas àquele que tenta te oferecer uma salvação falsa, uma salvação que não vem do céu, que não acontece, um poder que de fato não é dado.”

“Coloquemos diante de Jesus, professemos diante de Deus, diante da comunidade, aquilo que somos, o amor que carregamos em nossos corações, as dores que carregamos em nossos corações, as situações tão exigentes, que às vezes nos convidam a desistir de seguir a Cristo Jesus. Mas como o salmista, finalizo esta meditação, coloquemos nossa vida diante de Deus. Abramo-nos à ação do Espírito Santo. Deixemos que o Espírito Santo nos conduza pelo deserto, pela aridez de nossa vida. ‘Em minhas dores, ó Senhor, permanecei junto de mim!’  Neste momento, Padre Laurindo pede para todos repetir juntos este belo refrão do salmo.  

Ao fim da Santa Missa, avisou-se sobre o Domingo da Devolução do Dízimo, que acontecerá no próximo fim de semana. Se você ainda não é um dizimista, faça a experiência e ajude os trabalhos de evangelização desenvolvido pela paróquia. Também avisou-se sobre mais uma edição do Programa No Lar de Nazaré, que acontecerá nesta segunda, dia 07 de março, às 20h30, no canal do Youtube. Todos estão convidados a participar.

lar de nazare 07 de março

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família