Pe. Laurindo: “Uma fé sem comunidade é uma fé que não tem solidez”!

leaoxiv
Catequese do Papa: viver a fraternidade não é impossível, atenção ao narcisismo
novembro 12, 2025
primeira eucaristia 2025
Pe. Laurindo: “Jesus, hoje e sempre, quer morar no coração de vocês”.
novembro 18, 2025

Pe. Laurindo: “Uma fé sem comunidade é uma fé que não tem solidez”!

IMG_3368

Domingo, dia 09 de novembro, às 19 horas, foi o grande dia da Investidura dos Acólitos, Ancilas e Coroinhas. Após uma longa caminhada de preparação essas crianças e adolescentes renovaram e assumiram a missão de servir ao Senhor Jesus. Celebramos ainda a Dedicação da Basílica de Latrão. A Santa Missa foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim refletiu em sua homilia:

“Este momento para nós revela a unidade de nossa caminhada. Nós confirmamos o nosso sim ao Senhor Jesus, não um sim isolado, mas um sim coletivo, comunitário. É muito mais bonito porque a presença de cada um irmão, a presença de outra criança, de outro adolescente nos motiva, nos inspira para que façamos melhor. É bom servirmos o outro. Sinto a gratidão das famílias por terem os seus filhos, afilhados, netos aqui neste momento, colocando-se diante de Jesus para servir. Como diz no banner da Congregação, afixado aqui: “Eu e minha casa serviremos ao Senhor”. Vocês irão receber um ministério. A palavra ministério quer dizer serviço. É uma missão que eu assumo diante de Deus, que eu assumo para servir a Deus. Mas recebemos a missão para servir aonde? Nós precisamos de um lugar, por isso, que não existe a fé sem comunidade. Uma fé sem comunidade é uma fé que não tem solidez, é uma fé imatura, porque a fé exige vida comunitária, exige vida familiar. É o outro que me ajuda a aproximar de Jesus”.

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

“Hoje celebramos a dedicação da Basílica de Latrão. E o que isso tem sentido para nós, Padre? Na Basílica de Latrão aconteceram muitos momentos importantes da Igreja. Cinco Concílios foram realizados nela. Esses concílios foram fundamentais para a definição da correta doutrina da Igreja Católica, da nossa fé. Quem é Deus? Quem é Jesus? Jesus é só divino ou Jesus é humano? A humanidade de Jesus é só uma aparência ou de fato Ele foi humano? Maria foi uma mulher qualquer, ou foi uma vocacionada de Deus? A Igreja foi declarando, não neste concílio, mas em outros concílios, Maria como Theotokos, Maria como Mãe de Deus. Dizer que esses concílios foram fundamentais e que hoje nós celebramos a unidade da nossa fé. A Igreja preservando aquilo que de fato é a verdade da nossa fé. Que nós nessa celebração, recordando a Basílica de Latrão, possamos recordar o início da nossa Igreja, da nossa fé, mas recordar que aquilo que motivou a Igreja no início também é motivação para a nossa caminhada. Temos hoje as nossas capelas, o nosso templo, mas quem santifica o espaço é cada um de nós, pessoas santas santificam os espaços aonde elas estão. Que assim seja para todo o sempre. Amém”!

 

Santa Missa|Dedicação da Basílica de Latrão |09/11/2025|19h

Em seguida, Pe. Laurindo deu início ao rito da investidura. As crianças e adolescentes foram apresentadas à comunidade e ao Pároco, que acolheu os Coroinhas, Acólitos e Ancilas. As vestes foram abençoadas e os pais e padrinhos vestiram as vestes nos investidos.
Após a comunhão, o casal de coordenadores do Ministério, Lucélia e Iure, em nome de toda a coordenação agradeceu ao Pe. Laurindo e a todos que auxiliaram na formação e investidura. Agradeceram ainda ao Sacristão Bruno pelo auxílio, empenho e dedicação na formação das crianças e adolescentes. Pe. Laurindo agradeceu a coordenação pelo trabalho desenvolvido. “Ver a família reunida e acompanhando esse momento, não tem preço. Nossa gratidão pelo trabalho de cada um. Que Deus continue abençoando, sendo essa presença importante para que, continuem sendo luz onde quer que estejam, de modo especial, na vida desses que hoje assumiram esse ministério importante da nossa Paroquia Sagrada Família”.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson José de Faria / PasCom Sagrada Família