Pe. Laurindo: Somos convidados a aproximar deste Cristo que está presente e que nos fala.

papa
Papa: Jesus Cristo, o único que nos justifica e nos faz renascer, nenhum outro
março 28, 2018
quartasantadestacada
Quarta-feira Santa 2018
março 29, 2018

Pe. Laurindo: Somos convidados a aproximar deste Cristo que está presente e que nos fala.

quartafeira destacada

Na terça-feira Santa aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família às 19h30min. Antes, foi realizada a Santa Missa na Comunidade Pau D’Óleo.

Padre Laurindo presidiu esta celebração eucarística. Em sua homilia, refletiu sobre o tema da traição, valendo destacar os seguintes aspectos.

“Ao celebrarmos esta semana, nós seguidores de Cristo, enquanto cristãos, somos convidados a aproximar deste Cristo que está presente e que nos fala, colocar em prática seu ensinamento. Vamos percebendo que a liturgia vai descrevendo para nós o caminho de Jesus, o caminho que vai nos direcionando para um desfecho. A cena que o evangelho de hoje nos traz é esta reunião de Jesus com os discípulos.”

“A tentação presente na vida dos discípulos, mais presente na vida de Judas Iscariotes. Ao trazer este tema da traição, Judas que era um dos doze, nós também podemos nos contemplar neste contexto, nos colocando o risco que corremos também de sermos traidores de Deus. Ele mesmo afirma para os discípulos: ‘Um de vós me entregará.’ É uma descoberta que deixaria qualquer um desconcertado. Saber que alguém da sua família vai te entregar.”

“O peso psicológico na vida de alguém que percebe uma informação desta é muito grave. Pode-se perder a cabeça. Mas a atitude de Jesus não é uma atitude de alguém que tentasse revidar este sentimento que havia entrado na mente de Judas com uma violência, com uma perseguição. Mas o Evangelho nos descreve que Jesus não falou o nome. Falou aquele que eu molhar o pão e entregar. Não fala o nome. Nesta atitude de Jesus, São João quer destacar para nós o carinho, o amor profundo que Ele tinha pelos discípulos.”

“Você não molha o pão para dar para qualquer um. Nossas mães, quando pequenos, faziam muito isso. Molhava o alimento e nos dava. Até, às vezes, colocava em nossa boca. O carinho, o amor, neste alimento tão necessário para a gente viver. É uma cena que destaca para nós esta proximidade. O relacionamento tão próximo que Jesus construiu com seus discípulos. Mas, que alguém tomado por outros sentimentos, não foi capaz de acolher. Judas está tomado pelas trevas.”

“Alguém pode trair alguém que a gente não tem proximidade? Não! Você pode trair seus inimigos? Não! Só é possível trair alguém que você cultiva um sentimento de amor, a quem você cultiva uma convivência.”

“Podemos dizer muitas vezes nós traímos o amor de Deus por nós. Jesus muito amou, por isso foi traído. E aquele que o ama, corre-se um sério risco também de ser traído. Padre, então não devemos amar? Devemos amar, mas conscientes desta realidade humana. Conscientes que nem todo mundo busca as coisas com o mesmo objetivo. Ontem celebrávamos enquanto Maria lavava os pés de Jesus com perfume, ressaltando essa relação de alegria com Jesus, Judas está pensando em outra coisa.”

“O tempo da Quaresma é para que a gente perceba que há trevas, mas que devemos abrir nosso coração para que esta luz de Jesus possa brilhar em nossa vida. Para superar o pecado, para nos converter verdadeiramente a Jesus. Para que não mais o traiamos, precisamos de fato abrir nosso coração. A passar de uma simples presença, para uma presença amorosa; a passar de uma oração meramente pessoal, para uma oração comunitária; uma oração individualista, para uma oração da partilha. Quando em nossas orações não buscamos a Cristo, buscamos o diabo, aquilo que é mundano.”

“Nas leituras, vemos que o servo do Senhor não busca a recompensa deste mundo, mas a recompensa que vem de Deus. Jesus já dizia para os discípulos. Se a sua recompensa era ser reconhecido, você já atingiu seu objetivo. Agora, se nossa recompensa está em Deus, com certeza Deus olhará para nós na nossa essência como cristãos. Iluminando o mundo, iluminaremos também nossa família, o espaço onde nós estabelecemos estas relações de proximidades com nossos irmãos, com aqueles que trabalham conosco.”

Já ao fim da Santa Missa, chegou à Matriz Sagrada Família a procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos que veio da Paróquia Nossa Senhora das Dores.

Junto a procissão, estava nosso bispo D. José Moreira. Após a bênção final, a comunidade demonstrou sua devoção junto a imagem.

Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família