Pe. Laurindo: “Por amor a Jesus, quantas coisas Santo Antônio suportou.”

papadestacada
Papa: resultado da semeadura não depende de nossas capacidades, mas da ação de Deus
junho 13, 2021
nolardenazare16
Programa No Lar de Nazaré refletiu a realidade social dos alunos e os desafios na educação
junho 15, 2021

Pe. Laurindo: “Por amor a Jesus, quantas coisas Santo Antônio suportou.”

Festejos Santo Antônio 2021

Dia 13 de junho é um dia todo especial em nossa paróquia e em toda Igreja. Celebramos o grande santo junino Santo Antônio. Na comunidade que tem este santo como padroeiro, após os dias da Novena, foram celebradas duas missas na capela, uma às 8h e outra às 16h. Todas as duas celebrações foram presididas pelo nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf.

Os fiéis compareceram respeitando as orientações de prevenção contra a Covid-19.  Em sua homilia, Padre Laurindo assim refletiu:

Com imensa alegria mais um ano estamos aqui reunidos, celebrando este dia de festa e de graça para nossa comunidade, que carrega o nome deste grande santo da nossa Igreja. Talvez seja o santo mais conhecido, mais amado em todo mundo, não só no Brasil. Pela sua vida, seu testemunho, seu legado. O ano passado estávamos aqui mais ou menos no mesmo horário, e ainda neste momento de pandemia. Estamos aqui mais um ano celebrando no contexto da pandemia. Talvez podemos dizer: Padre, não temos nada para agradecer, para louvar. Temos bastante coisas para agradecer e para louvar. Exatamente louvar pelo dom da nossa vida, o fato de estarmos aqui. Louvar e bendizer a Deus pelas provações, pelas situações, que nós passamos e estamos vencendo. Pelo testemunho, pelo carinho, pela missão que a comunidade tem realizado,  abrindo-se à ação do Espírito Santo para ser um sinal de bênção, um sinal de luz, para nosso povo, neste tempo de desafios.”

Santo Antônio, com seu exemplo, nos convida a viver esta realidade em nossas vidas. Santo Antônio é aquele que nos diz que nós não precisamos só não fazer o mal, mas precisamos fazer o bem, produzir o bem. Aquilo que Jesus nos diz: ‘Seremos reconhecidos à medida que promovemos a paz.’ Aquilo que está tirando nossa alegria, tirando nossa harmonia, nós precisamos buscar perseverar, buscar o exemplo de grandes santos. “

“Santo Antônio, em suas pregações, dizia falando sobre o amor: ‘O amor torna  doce as coisas amargas, e leves as insuportáveis.’ É impressionante a gente olhar para a vida de Santo Antônio e perceber o que Santo Antônio fez e marcou a vida das pessoas. O exemplo dele na Igreja não pode ser uma coisa simplesmente humana. É a ação de Deus na vida dele. Tantos milagres ele realizou pela fé em Jesus. Por amor a Jesus, quantas coisas ele suportou. É interessante como o amor tira o peso das coisas. Torna leve as coisas insuportáveis. Ele ainda dizia que o medo faz o contrário. O medo faz insuportáveis as coisas leves.  Qualquer coisa é um pesadelo; é insuportável; eu não vou dar conta; eu não nasci para isso; eu não vou me sacrificar, porque é duro demais. Mas aquele que ama, sempre encontra leveza, encontra docilidade para realizar a obra em favor dos irmãos em nome do Senhor.”

Ouça aqui para ouvir a homilia completa.

Ao fim da Santa Missa, a comunidade parabenizou Padre Laurindo pelo apoio que sempre oferece a comunidade. Nosso pároco, em seguida, rezou a oração de Santo Antônio junto com a assembleia. Depois, abençoou os pães de Santo Antônio que foram distribuídos aos fiéis de forma a evitar a aglomeração. Padre Laurindo agradeceu também a coordenadora da comunidade Geana Figueiredo, pelo importante papel desempenhado nesta missão.

À noite, aconteceu uma live musical, onde os fiéis puderam acompanhar uma boa música católica, e ajudar a comunidade adquirindo vários brindes.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família