Pe. Laurindo: “O Tempo do Advento não é um tempo da tristeza, de choro, mas é um tempo de viva esperança”!

primeiraeucaristia2022
Pe. Laurindo: “Um passo a inspirar sempre mais a perseverança junto com Jesus”.
novembro 27, 2022
papadestacada1
O Papa e o Advento: Deus se esconde nas situações mais comuns de nossa vida
novembro 30, 2022

Pe. Laurindo: “O Tempo do Advento não é um tempo da tristeza, de choro, mas é um tempo de viva esperança”!

primeirodomingodoadvento2022

 

Neste domingo, vinte e sete de novembro, iniciamos um novo tempo, o Tempo do Advento. Na celebração das dezenove horas, Pe. Laurindo Aguiar, msf iniciou a Santa Missa abençoando a Coroa do Advento e em seguida ascendeu a primeira vela da coroa.

Assim nos falou Pe. Laurindo em sua homilia:

“Hoje iniciamos um novo tempo. É o início de um novo ano para a Igreja, que chamamos de ano litúrgico. No ano litúrgico celebramos a salvação que vem de Deus. E esse ano litúrgico começa com o Tempo do Advento. Para marcar a importância do Tempo do Advento dentro do ciclo do Natal as cores são diferentes das que estávamos usando. O Padre estava sempre com a casula verde, cores próprias do Tempo Comum. Hoje começamos com a nova cor, roxa, como convite à mudança de vida, um convite a purificar e limpar o nosso coração preparando para bem celebrar o Natal do Senhor. A grande festa que marca toda a história do cristianismo.”

.

“Os legionários celebram hoje a festa de Nossa Senhora das Graças. Essa festa importante que tem sinal de unidade também para toda a legião. Falar de Nossa Senhora das Graças é falar de Maria Santíssima, a puríssima de coração. Aquela que nos ajuda a preparar o nosso coração para nos encontrar com Cristo Jesus e a ele dispormo-nos a servir.”

“A liturgia que escutamos soa, para nós, como convite e ao mesmo tempo como advertência no sentido da vigilância. ‘Ficai atentos e preparados, pois não sabeis que hora o filho do homem virá’. Esta afirmação para nós traz uma grande verdade, no Evangelho de São Mateus. Primeiro, compreender que o Tempo do Advento não é um tempo da tristeza, de choro, mas é um tempo de viva esperança, de viva expectativa. Tempo de vida, preparação e atenção às coisas de Deus. Não é uma esperança falsa. Temos a certeza de que Jesus virá e de que Deus enviará o seu Filho ao nosso encontro. Apenas não sabemos o dia, a hora, e como nós não sabemos é importantíssimo que estejamos sempre preparados e atentos.”

.

“Falar de vigiar é o mesmo que falar para nós, não durma, estejais acordados. Se você colocar um guarda para vigiar sua casa, que ele dorme, é o mesmo que não ter guarda, porque guarda é aquele que está sempre de olhos abertos, que está vendo. Que está sempre acordado para perceber os sinais de perigo ou não. Para nós, estar vigilante é para não perder a oportunidade, queridos irmãos e irmãs, de deixar que os sinais que Deus nos revela no nosso dia a dia, passem despercebidos. Às vezes, a nossa correria do dia a dia, o lazer, o trabalho, os encontros, são tantas preocupações que não percebemos nada acontecendo. Não conseguimos perceber o convite que Jesus nos faz. E se a gente não percebe, quando vamos ver, já é tarde demais e seremos deixados para traz, como diz o Evangelho, porque não conseguimos perceber a oportunidade que Deus nos deu de acolher a salvação. “

.

“A vigilância nesse Tempo do Advento passa necessariamente pelo aprofundamento da nossa vida de oração. Retirar-nos para encontrar com Deus não deve ser para nós um peso, mas um privilégio de ter a oportunidade de escutar a Palavra de Deus. A nossa atenção aos desígnios do Senhor possibilitará, que não só sejamos salvos, mas que também seremos instrumentos de salvação, de luz a apontar para aquele que é sempre grande luz, que é Cristo Jesus.”

Antes da bênção final nos avisos o convite para todos participarem da Novena de Natal e rezar em família. Adquira o livrinho na Secretaria Paroquial.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / Pascom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família