Pe. Laurindo: “Não resistamos ao amor de Jesus.”

papa
O Papa na Audiência Geral: lutar com Deus, uma metáfora da oração
junho 10, 2020
santoantoniopegenivaldo
Pe. Genivaldo: Santo Antônio encarnou o Evangelho de Cristo
junho 14, 2020

Pe. Laurindo: “Não resistamos ao amor de Jesus.”

corpuscristi2020

 

 Na quinta-feira, 11 de junho, a Igreja celebrou Corpus Christi, o Sacramento da Eucaristia. Na Matriz Sagrada Família a celebração das 8h foi presidida por nosso pároco Padre Laurindo Aguiar, msf.  Aconteceram mais duas celebrações eucarísticas, nesse dia. Às 14h, presidida pelo Pe. Herbert, msf e às 19h, presidida pelo Pe. Genivaldo, msf sendo a última transmitida no canal do Youtube da Paróquia.

Na homilia dessa manhã, o presbítero assim refletiu:

 Celebramos hoje com alegria que nasce no nosso coração, alegria de saber que temos um futuro, que Jesus nos reservou, a vida eterna. Para isso percebemos que é necessário acreditar em Jesus. No alimento que ele veio nos dar. Não o Maná que os Judeus comeram no deserto, o pão material, eles morreram. Jesus quer nos dar o pão que vem do céu.

 Será que acreditamos verdadeiramente na presença real de Jesus no corpo e sangue? Se não acreditamos, então não vivemos a essência da fé. Celebrar a vida de Jesus com toda a sua riqueza espiritual, que nos comunica com ele.

 Nesse tempo que vivemos a Sagrada Eucaristia faz-se muito importante porque é uma oportunidade que Jesus nos dá para alimentar do seu corpo e sangue. Fortalece a esperança de viver a cada dia. De fazer as escolhas que Jesus fez a cada dia, segundo a vontade do Pai. A presença de Jesus é para nós libertação de nós mesmos, não do que está fora. Muitas vezes criamos resistências ao longo da vida, que nos fecham para a vida. Essas resistências nos impedem de viver uma vida em comunhão. Muitas vezes vivemos a comunhão, mas não vivemos em Cristo, quando resistimos a seu amor, ao que ele quer nos dar. Por isso não resistamos ao amor de Jesus, a vida que ele quer para nós.

 A Eucaristia nos leva a valorização da pessoa humana, do ser humano em sua essência, para o qual Deus o fez. Nos dá a capacidade de amar, de mudar e liberdade para agir e optar. Que nessa santa Eucaristia possamos comungar da vida do Senhor. Desejo de levar água viva, coragem e amor. Jesus nos convida a vencer as paixões e a viver o verdadeiro amor.

 Quando Jesus estava na cruz, muitos discípulos não se identificaram com seu amor e o negaram. Muitas vezes, nós também não identificamos. Mas Deus é amor, disse o Evangelista João. A Eucaristia é centro da Igreja, para onde convergirmos todas as nossas forças. É onde nos transformamos para transformar a vida do outro.

 Aquele que come desse pão e bebe desse vinho viverá para sempre, retrata o Evangelho. É a comunhão com a vida de Jesus. Deus é eterno, Jesus é eterno com Deus. E aquele que vive nele, participa da alegria de estar com ele eternamente.

 Que cultivemos a presença real de Jesus no corpo e sangue. Que ao exemplo de Jesus nos ofereçamos hoje ao irmão. Não espere que o outro seja bom, mas sejamos nós bons, no hoje, para que o amanhã seja melhor. Vivamos a luz da Eucaristia!

Este ano, devido a pandemia não tivemos os tradicionais tapetes e nem a procissão até a Catedral. Após a comunhão, o Santíssimo saiu em carreata pelas ruas da cidade, que estavam enfeitadas com tapetes nas calçadas e ornamentadas com altares em frente às casas. Foi um momento de muita emoção.

Ao retornar a Matriz Sagrada Família, ocorreu um breve momento de adoração ao Santíssimo.  Encerrando a celebração eucarística, Pe. Laurindo nos deu a bênção solene neste dia santo.

A fiel Zonilda Alves Lima assim se manifestou: Que o Senhor, em nome de Jesus, abençoe a todos que se envolveram nesta linda procissão! Mesmo de longe, assisti tudo e senti um imenso Amor de JESUS, DERRAMADO em nossos corações! Obrigada, padres queridos! Foi linda, maravilhosa e muito emocionante! Mesmo distante, participei de tudo! Grande abraço para vcs, cheio de saudades!

Maria Francisca também comentou sobre este dia importante: Mesmo em tempo dessa doença terrível que assola o mundo, Deus concede sabedoria de levar o seu amor e sabedoria aos seus filhos amados! À Ele portanto toda a Glória! Que traga ao mundo, Senhor a cura e libertação dessa pandemia e outros males que afeta a saúde do corpo e alma! Amém!

Já Any Reis, disse:  Que bênção senhor,muito lindo uma maravilha, só tenho a agradecer a Deus pelo privilégio e honra de ter participado deste momento tão especial. Amém

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica.

A íntegra da homilia e da carreata pelas ruas da cidade de Januária você encontra em nosso canal do Youtube.

 

Texto: Juciane / PasCom Sagrada Família

Revisão: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Gabriel Guedes / PasCom Sagrada Família