Pe. Laurindo: “Jesus não está disposto a brigar com as armas desse mundo”!

capelasantissimodestacadasantoantonio2023
Concluída a Capela do Santíssimo na Comunidade Santo Antônio
abril 3, 2023
segundafeirasantadestacada
Pe. Laurindo: “O cristão que carrega a Palavra de Deus por onde ele passa, faz brilhar a luz de Jesus presente em sua vida”.
abril 4, 2023

Pe. Laurindo: “Jesus não está disposto a brigar com as armas desse mundo”!

domingoramos2023

Celebramos no domingo, dois de abril, o Domingo de Ramos. Na celebração da manhã, presidida pelo Vigário Pe. Herberth, msf, a procissão de Ramos iniciou debaixo das mangueiras, na área externa da Matriz. Já na celebração das 19 horas, os paroquianos se reuniram na Praça Jove da Mata  para bênção dos ramos. Em seguida, percorreram algumas ruas, no entorno da igreja, e em procissão seguiram até a Matriz para a Santa Missa.

Padre Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração e assim nos falou em sua homilia:

“A liturgia que hoje celebramos se subdivide em duas partes: a missa que começa fora da igreja, com a procissão e, a segunda parte que já se dá dentro da igreja com a liturgia da palavra, onde nós escutamos o Evangelho da Paixão. A primeira parte tem destaque para a decisão de Jesus. A entrada triunfante de Jesus em Jerusalém. Saber que Jesus toma a decisão de entrar triunfante em Jerusalém é dizer par nós: ‘Eu não vou desistir de vocês. Eu não vou desistir de amá-los. Eu vim para salvá-los. E se para salvá-los eu tenho que dar a vida, darei a vida para que todos tenham a vida’.”

.

“Jesus que é aclamado como rei, mas é um rei que nada se assemelha ao rei que o povo Judeu, que a sociedade daquela época esperava. Tanto é que o Evangelho vai dizer que o motivo da morte de Jesus é porque ele se fez Rei dos Judeus. E, para falar daquilo que é essencial na missão de Jesus, do comportamento de cada cristão, como deve ser essa sociedade marcada pelo amor de Deus, Jesus traz algo para nós que é muito simbólico, porque Jesus está sempre a comunicar uma mensagem que vai além daquilo que ele diz em palavras. Quando ele envia dois discípulos para tomar emprestado um jumento, significa dizer que ele vai devolver. Jesus está querendo mostrar para os discípulos e para todos nós como que deve ser o comportamento, o reinado de Deus. Como que deve reinar esse rei do Senhor. Então esse destaque para a simplicidade, humildade. A humildade como essa virtude, como atributo do ser de Deus, do ser de Jesus porque é através da humildade que será possível você conhecer, aproximar, amar e ajudar as pessoas.”

“É um rei que não vem como os reis dessa terra, armados, com seus bonitos cavalos, com as suas tropas e armas. É um rei que vem despojado de tudo isso. A única arma que ele carrega é a arma do amor. É um rei que vem como um rei manso, destacando a mansidão. Só de escolher um jumento já é uma denúncia de que Jesus não está disposto a brigar com as armas desse mundo. Que ele está ali para propagar a paz, para ensinar as pessoas a cultivar relações fraternas, verdadeiras amizades, a mansidão. As armas desse mundo nos levam a morte, mas a arma que Jesus nos oferece nos traz a vida, a salvação. Só o amor salva, é permanente. Só o amor nos conduz a vida eterna.”

.

Jesus comunica o divino, como nos coloca a carta de São Paulo aos Filipenses, assumindo a condição de escravo. Estamos fazendo a campanha da solidariedade. O tema da Campanha da Fraternidade este ano é: ‘Fraternidade e fome.’ E nesse sentido, como discípulo de Jesus, nós não podemos delegar aquilo que é nossa missão para o outro. O lema é: ‘Dai-lhes vós mesmos de comer,’ significa dizer que Jesus sabe que cada pessoa que o segue tem condições de alimentar, de fazer a obra de Deus, de colaborar para a vida das pessoas. Nesta semana, na quaresma, alguém que aprofundou, que leu mais a Palavra de Deus, que se dedicou mais a oração, alguém que escutou, que está com o ouvido excitado, ativo, que escuta como discípulo é alguém que não vai abandonar Jesus, que não vai delegar isso. Se eu posso fazer eu faço. É o comportamento próprio do cristão.”

“Que no início dessa semana, hoje, Domingo de Ramos, possamos fazer de fato a experiência do amor, a experiência do serviço. Fazer memória da vida de Jesus reativando em nós a sensibilidade e os mesmos sentimentos que teve Jesus, de poder segui-lo. Não só nas situações de glória, de festa, mas segui-lo nas situações de morte, sofrimento e paixão. E, não sermos como Pilatos que diante de tanta injustiça lavou as mãos. Que o Senhor nos dê a graça e a coragem para que tenhamos sempre atitudes que revelem a presença e o amor de Jesus em nossas vidas.”

Antes da bênção final, Pe. Laurindo avisou que essa semana é uma semana de muitas ações. Nesta segunda, não haverá missa na matriz e em nenhuma comunidade da Paróquia, a não ser na comunidade de São Vicente de Paulo. Nesta segunda acontecerá a procissão luminosa e todas as comunidades do setor irão sair em procissão para a comunidade de São Vicente de Paula. A procissão será às 18 horas e lá acontecerá a Santa Missa às 19 horas. “Momento de nos encontrar, no sentido de caminhar juntos, de unidade para viver a Semana Santa, mas também para seguir a Cristo Jesus.” Venha participar, traga a sua vela para a procissão luminosa.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família