Pe. Laurindo: “Entrar no verdadeiro sentido da Quaresma”.

oitavodomingotempocomum
Pe. Marconi: “Nós precisamos estar atentos à Palavra de Deus”!
março 3, 2025
reuniao catequistas
Catequese realizou reunião com os pais
março 10, 2025

Pe. Laurindo: “Entrar no verdadeiro sentido da Quaresma”.

IMG_3452

Aconteceu no dia 05 de março de 2025, a Santa Missa de Quarta-feira de Cinzas. Essa celebração, que acontece em toda a Igreja Católica, marca o início do Tempo da Quaresma. Na Paróquia Sagrada Família, a Santa Missa na comunidade São Paulo foi presidida pelo Padre Marconi Nunes Lira, msf. Já na Matriz, o pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração, onde esteve presente também o Pe. Herbert, msf. A Matriz ficou repleta de fiéis, neste dia de jejum, oração e caridade. Pe. Laurindo acolheu a todos os presentes e assim refletiu em sua homilia:

 

“Nós estamos hoje aqui reunidos, em grande número, atentos, em silêncio, escutando a Palavra de Deus. Esta palavra que hoje nos convida, de modo especial, a entrar no verdadeiro sentido da Quaresma, como tempo de penitência. No espírito de penitência nós devemos caminhar. Espírito de abertura para combater o mal presente em nossas vidas, para que a nossa vida seja plena em Cristo Jesus, a nossa vida seja plena em Deus. Por isso, nós aqui queremos celebrar, escutar a Palavra de Deus, que é sempre sinal de interesse por nós, que é remédio para a reparação de nossos pecados, dos nossos erros e nos convida sempre à uma mudança. Antes de mudar, um comportamento, nós mudamos, antes de tudo, a nossa mentalidade, para poder usufruir a graça que Deus nos oferece a cada dia.”

 

 

Participe do canal da Paróquia Sagrada Família no Whatsapp e receba as principais notícias direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.

 

Este caminho penitencial que marca o período quaresmal deve ser expressão do nosso compromisso para com Jesus. Nosso compromisso para o seguimento de Cristo Jesus. Porque bem sabemos que, sem conversão, sem penitência, sem reparação, não haverá seguimento. Nós estamos aqui, nessa belíssima oportunidade. Muitos desejam chegar neste Tempo da Quaresma. Este tempo que já nos trás uma mística. A Palavra de Deus já nos encanta, já aquece o nosso coração, já nos provoca a mudança, a entrar no deserto, e assim deixar que Deus nos conduza e tire de nós os pecados.”

 

 

Santa Missa / Quarta – feira de Cinzas / 05/03/2025/ 19 H – Rezemos.

 

“O símbolo que identifica esta quarta é a cinza. A cinza demarca para nós a nossa natureza humana, a nossa fragilidade. Nós somos mortais, somos pecadores. E, por isso, nós buscamos a Deus, e pedimos que a Palavra de Deus nos ilumine. Que  a Palavra de Deus, o Santo Evangelho, nos converta. Nós iremos receber as cinzas com a seguinte afirmação, como convite : ‘Convertei-vos e crede no evangelho’. Como palavra que ilumina, com a palavra que faz que superemos nossas fragilidades, os nossos pecados.   Para nós, nessa palavra que hoje escutamos, é a palavra que nos identifica a Cristo Jesus e ressalta para nós a importância e o poder da palavra na vida do cristão. Converter e crer no evangelho. Mais do que crer numa palavra, é crer no projeto de vida de Jesus. Mais do que crer no projeto de vida de Jesus, é crer em Jesus.”

 

 

Ao fim da Santa Missa, alguns avisos para a comunidade, destacando a devolução do Dízimo no próximo fim de semana e também a reunião com os pais dos catequizandos no domingo, dia 09, após a missa das 9h, na Matriz.

Pe. Laurindo abençoou as cinzas, e junto com os ministros da Eucaristia, realizou o importante gesto de marcar a cabeça dos fiéis com as cinzas, iniciando o Tempo Quaresmal.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Iasmim Soares Lisboa / PasCom Sagrada Família