Pe. Laurindo: “Celebrar o Natal do Senhor é celebrar a realidade do encontro na nossa existência”!

papadestacada1
Urbi et Orbi, o Papa: não nos esqueçamos de quem bate à nossa porta
dezembro 25, 2022
papadestacada1
Papa: Natal é festa, mas não esquecer que a manjedoura é o trono de Jesus
dezembro 28, 2022

Pe. Laurindo: “Celebrar o Natal do Senhor é celebrar a realidade do encontro na nossa existência”!

missadodiadenatal

 

Na noite de domingo, vinte e cinco de dezembro, toda a comunidade se reuniu para presencialmente ou por meio da transmissão do canal do Youtube celebrar o Natal do Senhor. Todos juntos acolheram o Menino Jesus.

A celebração foi presidida pelo Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim nos falou nesta noite:

“Hoje celebramos o marco inicial na vida da nossa Igreja e de cada um de nós. Celebramos o nascimento de Jesus. Celebramos o nascimento de Deus na história humana, na nossa história. Significa que Deus quis se revelar de uma forma única, absoluta e definitiva a nós, através do seu Filho Jesus. Nós podemos reconhecer o rosto de Deus, a sua misericórdia e a sua forma porque ele nos deu a graça que de fato recebemos pela pessoa de Cristo.”

.

“Celebrar o Natal do Senhor é celebrar a realidade do encontro na nossa existência. Celebrar o encontro de Deus com a humanidade, mas celebrar também o encontro da humanidade com Deus. É celebrar a concretização da Palavra de Deus que é a palavra de vida, palavra que tudo cria, que tudo inspira e tudo transforma. Esta palavra transformada agora na forma humana, na figura do Menino Jesus. Para nós, celebrar o Natal é celebrar a experiência da comunidade, de cada um de nós com Deus, que se faz pequeno, se faz humilde, indefeso e simples para nos comunicar a grandeza do ser de Deus.”

“Jesus traz para nós a pedagogia do cuidado e esta pedagogia passa pela proximidade. Se a nossa família, a nossa comunidade está caminhando para o afastamento, para o isolamento, o Menino Jesus vem nos convidar para cultivarmos esta pedagogia do cuidado, da proximidade, do olho no olho, do diálogo e da escuta. Diante deste mundo em que os soberanos falam, e falam como alguém que não querem diálogo, das formas autoritárias que temos hoje no mundo, Deus não quer só comunicar. Ele quer comunicar e dialogar conosco. Deus quer abrir espaço na nossa vida e no nosso coração para que ‘a gente’ possa acolher a luz e a vida que ele quer nos dar.”

.

“Falamos preparação do Natal, porque se ‘a gente’ não se preparar para o Natal, o Natal não será Natal. Nós sabemos que Jesus nasceu. O Filho de Deus veio ao nosso encontro, mas só vai ter sentido o nascimento de Jesus, se verdadeiramente, Ele nascer na nossa vida. E para Jesus nascer é preciso este preparar, é preciso se purificar. É preciso ter vivido este tempo do Advento como um tempo, um momento constante de conversão, para que o nascimento de Jesus de fato aconteça na nossa vida. E aí vamos superando o nosso orgulho, a nossa prepotência, a nossa incapacidade de reconhecer as nossas fragilidades. Deus se reconhece frágil numa criança. Por que muitas vezes nós temos dificuldades de nos reconhecer frágeis? Se assim nós fizermos será a oportunidade de Jesus nascer em nós e de vivermos um tempo de ação de graças, de graça, um tempo de Deus.”

Antes da bênção final, um momento muito lindo de homenagem ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Todas as crianças presentes entraram, em procissão, com cartazes e cantando a música “Bate o sino pequenino”.

Pe. Laurindo agradeceu: “Gratidão pela vida das nossas famílias, das nossas crianças que trazem esta pureza no coração, esta beleza da oração e do louvor a Deus. Que Deus abençoe. Que o Menino Jesus inspire cada família, cada criança, sempre mais no caminho do Senhor, no caminho de Deus. Feliz Natal!”

Na próxima sexta-feira celebraremos a Festa da Sagrada Família. A missa será as 19h30. Será também a última missa celebrada por Dom José Moreira na nossa Paróquia. Venha com sua família celebrar conosco!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família