Pe. Laurindo: “A voz de Jesus, muitas vezes, é a voz que precisamos para acordar para a vida”!

telhadonsfdestacada
Instalação do telhado foi concluída na Capela Nossa Senhora de Fátima
março 27, 2023
papadestacada1
O Papa: o que muda uma vida é o encontro com o Senhor
março 29, 2023

Pe. Laurindo: “A voz de Jesus, muitas vezes, é a voz que precisamos para acordar para a vida”!

quintodomingoquaresma2023

 

“Hoje celebramos o 5º Domingo da Quaresma, já às vésperas de começarmos a semana maior para todos nós, a Semana Santa.” Disse-nos Padre Laurindo Aguiar, msf, ao iniciar a Santa Missa das dezenove horas deste domingo, vinte e seis de março. Celebramos também em ação de graças pelo Encontro de Casais com Cristo, que neste final de semana realizou a formação do Encontro de Casais com Cristo da segunda etapa.

Assim nos falou Pe. Laurindo na homilia:

“Já se aproxima o término deste tempo de profunda espiritualidade, de oração, de escuta da Palavra de Deus e também de participação comunitária. O tema que hoje a liturgia nos presenteia fala sobre o amor misericordioso de Deus. Um Deus que não deixa os seus filhos se sucumbirem na morte, nas trevas e no pecado e que vai sempre ao encontro das realidades mais dolorosas da vida humana. O Evangelho nos traz a ressurreição e cura de Lázaro. Traz a realidade da família. Fala que as irmãs de Lázaro mandaram ir atrás de Jesus. Primeiro, fala da preocupação da família, do sofrimento quando se tem alguém doente, ou escravizado seja pelo pecado ou pelas realidades dos vícios. Seja por essas realidades que hoje o mundo moderno tenta nos aprisionar. Fala da preocupação. Essa preocupação é de alguém que de fato vive em meio ao pecado, ao isolamento. E o Evangelho nos diz que Lázaro estava há quatro dias sepultado, mas Jesus comunicará às irmãs, à família e aos discípulos que ali não se tratava de uma morte, mas de uma doença que tinha cura.”

.

“Neste diálogo com Jesus, os judeus vão percebendo, também como a família, o grandioso amor por aquele amigo. Marta, aquela mulher que vai fazendo um processo até verdadeiramente crer em Jesus. Ela tem dúvidas, mas vai chegar um momento que ela vai dizer nos recordando muito a profissão de fé de Pedro que é também a profissão de fé de Marta neste Evangelho: ‘Eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao nosso encontro.’ Quando reconhece Jesus como Filho de Deus tudo muda. Ela sai da realidade de ver apenas a morte, para conseguir em Cristo Jesus, já contemplar a vida nova.”

“A realidade que comoveu Jesus foi ver o amigo naquele estado. Lázaro estava dentro de uma caverna fechada com uma pedra. Podemos imaginar: O que tem dentro de uma caverna? Você consegue contemplar alguma coisa? Não. Estar tampada significa dizer que era um lugar que estava impossibilitado de receber luz. A luz é sinal da vida e só pode germinar a vida onde há luz. E Jesus manda tirar a pedra, que significa dizer: Deixai a luz chegar até aquele homem para que ele possa enxergar, ter vida novamente. E neste diálogo de Jesus, ele vai dizer mais firmemente: Lázaro está doente. Mas qual é a doença de Lázaro? Aqui não fala. Pode ser uma doença física, uma doença espiritual. Pode ser uma doença psicológica. Mas revela um fechamento em si. Lázaro está tão fechado em si que ele não consegue ver nada. Ele está nas trevas e na escuridão. Com esta pedra que colocaram Lázaro não consegue ver Jesus, porque Jesus é a própria luz. Não consegue ver a vida, porque a vida é o próprio Jesus. Jesus que vai exclamar como que tentando tirá-lo daquela situação. Está como morto, mas não está morto. Nós compreendemos que pode ser uma realidade de pecado. São João sempre liga essa realidade de pecado à morte, às trevas. Jesus como que dá um choque de realidade em Lázaro. Jesus fala com voz forte, com voz de poder: Vem para fora Lázaro.”

.

“Amados irmãos e irmãs, a voz de Jesus, muitas vezes, é a voz que precisamos para acordar para a vida. Muitas vezes estamos como que dormindo. Parece que tudo perdeu o sentido, a razão. Às vezes, estamos vivendo como escravos, e girando, não conseguimos ver ninguém. Vivendo dentro da caverna, isolado, afastado de todo mundo. O tempo da Quaresma é o tempo do encontro, o tempo da gente sair das cavernas que muitas vezes nós criamos. Daquela rotina de vida que nós criamos, que funciona como a nossa caverna. A gente não se encontra, não consegue encontrar Jesus, não consegue sair e se não tivermos ajuda de alguém não vamos sair.”

.
“É nessa obediência à Palavra de Jesus, tanto daquele que está sofrendo, como da comunidade, dos irmãos, da família e pelo poder e misericórdia de Deus que Lázaro é libertado e volta à vida. Jesus com as suas ações está a comunicar pra nós que Deus é o Deus da vida, da ressurreição, da misericórdia. É um Deus apaixonado. É um Deus que sofre quando vê os irmãos em uma situação de queda, de deformação, de escravidão. Então, Deus quer resgatar cada ser humano, cada pessoa dos túmulos que muitas vezes nos encontramos e quer nos comunicar o seu espírito, a sua vida. A vida que dá sentido. A vida que nos faz viver sabendo que a nossa existência tem muito mais sentido quando nós amamos, servimos, somos úteis aos irmãos e assim estamos sendo úteis também a Deus.”

Antes da bênção final, Pe. Laurindo avisou que no próximo domingo celebraremos o Domingo de Ramos e pediu aos irmãos que cheguem com antecedência para acompanhar a procissão que acontecerá pela manhã e também à noite. Parabenizou o ministério de música que ajudou a celebrar nesta noite. Aproveitou para convidar os irmãos que queiram participar do ministério de música ou de qualquer outro ministério da Paróquia. Para participar basta procurar as pastorais, a secretaria paroquial ou o padre.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família