Pe. Laurindo: “A Quaresma é esse retiro que nós queremos fazer com Jesus”!

pemarconisantarosadelimafev2022 destacada
Pe. Marconi: “Precisamos conhecer melhor as pessoas”.
março 2, 2022
papadestacada
O Papa: a felicidade não está em aproveitar-se dos outros, mas na alegria de servir
março 6, 2022

Pe. Laurindo: “A Quaresma é esse retiro que nós queremos fazer com Jesus”!

quartafeiradecinzas2022

 

 “Estamos hoje celebrando esse dia memorável, tão significativo e importante para todos nós Católicos. A Quarta-feira de Cinzas que marca o início da nossa caminhada deste tempo de espiritualidade, de oração, em que iremos degustar das ações, da palavra, da vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Percorrer esse caminho, para com Cristo, celebrar a vida nova.” Disse-nos Pe. Laurindo Aguiar, msf ao iniciar a Santa Missa desta quarta-feira, 02 de março, que marca o início do Tempo Quaresmal.

Reflitamos acerca da homilia de Pe. Laurindo Aguiar, msf:

“A Quarta-feira de Cinzas nos remete a nossa condição humana. Nós viemos do pó e para o pó voltaremos. Nós somos passageiros nesta terra, nós somos limitados, nós somos frágeis. Devemos cultivar a virtude da humildade. Reconhecendo nesta Santa Liturgia a necessidade, como pessoas simples, humildes, frágeis, que tem de Deus para caminhar. Para nós, a Quaresma é esse retiro que nós queremos fazer com Jesus. Caminhar com Jesus. Sair das cinzas para poder celebrar a vida nova com ele. São quarenta dias necessários para fazer essa purificação da nossa vida, do nosso coração.”

“O Evangelho nos vai apresentado, queridos irmãos e irmãs, na nossa caminhada, na nossa peregrinação por este deserto junto com Jesus, três passos para que possamos chegar, de fato, àquilo que receberemos no momento que cada um receber as cinzas. Você vai receber acompanhado dessa afirmação: ‘Convertei-vos e credes no Evangelho.’ E essa caminhada de conversão o Senhor te chama a se abrir para três exercícios, três experiências importantes. O primeiro exercício do Tempo da Quaresma é o convite à caridade. Quando nós dissemos que temos fé, a fé não deve recusar o amor, a proximidade com os irmãos. Lembrar que a sua vida, como a vida de Jesus, é partilha. O segundo exercício que coloca para nós é a oração. O amor que Deus me convida a ter com os irmãos, ele também me convida a ter com ele. O terceiro exercício para nós é o Jejum. O jejum, a abstinência, a penitência. Isso para nós é importante, em um mundo hoje marcado por tantos vícios, por tantos excessos. Jesus nos convida a voltar para nós mesmos o nosso alto controle.”

 

“Finalizo com aquilo que São Paulo nos apresenta. Um convite para cada um de nós, para você. São Paulo fala que ‘somos embaixadores de Cristo e Deus exorta a cada um através de nós.’ O convite que ele deixa para cada um é: ‘Deixai-vos reconciliar com Deus.’ Essa decisão de cada um é importantíssima. É preciso que cada um permita, deixe reconciliar, deixe Deus entrar na sua vida. Peçamos ao Senhor nosso Deus, que nos dê a graça para que através desse tempo oportuno, favorável, nós possamos crescer na fé, amar, nos converter à luz do Evangelho, à luz da vida de Jesus e com ele ressuscitar. Amém!”

O rito da distribuição das cinzas foi feito ao final da Santa Missa. Antes da bênção final, Pe. Laurindo realizou a bênção nas cinzas. Após a bênção, os paroquianos obedecendo às regras de distanciamento, formaram filas em frente ao altar e receberam as cinzas na cabeça marcando assim o início dessa caminhada de conversão.

Também aconteceu a celebração de cinzas na Matriz às 17h30, com a presidência do Pe. Herbert, msf e às 19h na Capela Santo Antônio, às 19h.

Atendendo ao pedido do Papa Francisco para um dia de oração pela paz no mundo, a Legião de Maria promoveu a oração do Santo Rosário na Matriz, às 15h30.

 

Clique aqui para conferir a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Abdias Lacerda / PasCom Sagrada Família