Pe. Laurindo: “A presença do Espírito Santo suscita em nós a alegria”!

papadestacada1
Apelo de Francisco: por favor, não levem a humanidade à ruína!
junho 5, 2022
papadestacada1
Papa: cuidado com o mito da eterna juventude, rugas são símbolo da vida
junho 8, 2022

Pe. Laurindo: “A presença do Espírito Santo suscita em nós a alegria”!

santamissapentecostes2022

No domingo, cinco de junho, às dezenove horas, Pe. Laurindo Aguiar, msf presidiu a celebração na Matriz da Paróquia Sagrada Família a Solenidade de Pentecostes. Dia memorável de plenitude e de graça.

Reflitamos acerca da homilia do Pe. Laurindo:

“Hoje estamos celebrando a grande alegria da festa da Solenidade de Pentecostes, cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus. Falar desta celebração é falar hoje da plenitude dos dons que Deus nos oferece através do Espírito Santo. Para nós, esta celebração nos coloca diante do Deus que nós professamos, que invocamos em todas as nossas celebrações, o Pai, o Filho e o Espírito Santo. O Espírito Santo como a terceira pessoa da Santíssima Trindade. Três pessoas, um só Deus.”

“Celebrar esta festa de hoje é também reconhecer que Deus não falha nas promessas que faz ao seu povo. Jesus disse: ‘Eis que vou para o Pai, mas não vos deixarei órfãos. Eis que enviarei o paráclito, o advogado, que vos mostrará e recordará tudo o que eu fiz, tudo o que eu disse.’ É celebrar a concretização da promessa que Jesus fez aos seus discípulos, de que iria enviar o Espírito Santo e perceber que nesta festa nós contemplamos a missão do Pai, que cria e que gera, do Filho que salva e que é redentor e a missão do Espírito Santo que santifica.”

“A ação do Espírito Santo, nós não estamos aqui vendo, mas usufruímos do efeito da sua presença. Sentimos a sua presença. E de que forma o Espírito Santo de fato habita e age em nós? Como diz a música do Pe. Fábio de Melo: ‘Espírito Santo, vinde, falar em mim. Espírito Santo, vinde, orar em mim.’ No sentido que nós percebemos quando o Espírito Santo vem falar, vem orar, vem tocar em nós.”

“O Espírito Santo tem a missão de gerar a comunicação. Ele vem para que nos tornemos comunicadores da graça, do amor, da palavra, de todo legado que Jesus nos deixou. O Espírito Santo vem para nos colocar em movimento, para gerar entre os cristãos a consciência de que todos nós somos convidados a ser protagonistas na missão de Jesus, na missão da Igreja. Comunicar novas línguas é assumir esta comunicação que nasce no coração de Jesus. Um coração que ama, que acolhe, que salva. Um coração que santifica e liberta. A linguagem do amor é uma comunicação que todos entendem. Todos se sentem amados. Ir para todos os confins do mundo, ir para todos os rincões da nossa cidade, do nosso país. Queridos irmãos e irmãs, ir para todos esses rincões é obedecer a Jesus, é de fato permitir a ação do Espírito Santo em nós. A presença do Espírito Santo suscita em nós a alegria.”

Antes da bênção final, Pe. Laurindo avisou que a Paróquia está formando um novo grupo de Acólitos e Coroinhas, com crianças a partir de 8 anos. É um trabalho que exige o acompanhamento, o sim dos pais, para ajudar e motivar as crianças a servir à Igreja. Quem desejar pode procurar a secretaria paroquial, Bruno que é sacristão, acólito da Paróquia ou uma das lideranças para se inscrever.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Fotos: Demétrius Durães / PasCom Sagrada Família