Pe. Laurindo: “A Oração e a Eucaristia são os instrumentos que nos ajudam a aproximarmos desse Coração de Jesus”

segunda07062021
Pe. Laurindo: “‘Não resistais a voz, ao convite, ao amor do Senhor, sedes pobres em espírito.”
junho 10, 2021
papadestacada
Papa: resultado da semeadura não depende de nossas capacidades, mas da ação de Deus
junho 13, 2021

Pe. Laurindo: “A Oração e a Eucaristia são os instrumentos que nos ajudam a aproximarmos desse Coração de Jesus”

sagradocoração2021

 

Na sexta-feira, dia 11 de junho, a Igreja em todo mundo celebrou a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Para marcar este dia tão especial, aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família. Presidiu a celebração nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e concelebrou nosso vigário Pe. Herbert,msf. Também participou o Irmão Guilherme, msf.

Padre Laurindo acolheu a todos que acompanharam a Santa Missa pelo canal do Youtube da paróquia e também a toda assembleia presente na Matriz, de forma especial os zelados e zeladores do Apostolado de Oração. Este importante movimento possui grande devoção ao Sagrado Coração de Jesus.  Em sua homilia, Padre Laurindo assim refletiu:

Celebrar o Sagrado Coração de Jesus é reconhecer que o coração é o centro de toda ação de Jesus, é o centro da vida, de todas as suas decisões. Valorizar o coração é valorizar a capacidade de amar, de acolher e de se entregar sempre mais ao outro. Jesus se coloca para nós como aquele que está a oferecer sempre o seu coração. O mesmo nos diz: “Quem tiver sede, venha a mim beber”, experimentar do amor do Coração de Jesus. Como se fala o salmo: “A minha alma tem sede de Deus, a minha alma deseja o Deus vivo”, está sedenta da água que jorra do Coração de Jesus, desta água que nos fortalece, nos purifica, que nos coloca em movimento.

 Jesus quer nesta festa, assim como ele entrega em nosso favor seu coração, a sua vida, que tenhamos a coragem, a disponibilidade do nosso coração para entregar também em favor de tantos irmãos que precisam de nós, que precisam de um coração que carrega a chama da esperança. Jesus quer que nós, a seu exemplo, sejamos uma oferta agradável a Deus. Comungar da Santa Eucaristia é também nos fazer oferta, nos fazer sacrifício. Servir ao próprio Deus em nossos irmãos, significa assumir como igreja, como cristãos, a nossa missão, a vocação missionária. Falar da missão é falar da capacidade de ir ao encontro do outro e anunciar não a nossa vida, mas aquela que nasce do Sagrado Coração de Jesus, deste coração que tem sempre algo a nos ensinar, a nos encantar.

 Quais são as características das virtudes do Coração de Jesus? Um coração sensível, um coração que carrega a sensibilidade de perceber a vida do outro. A humildade. Humildade do grande servo que se faz pequeno, que se faz servidor de todos; somos convidados a reconhecer não a nossa grandeza, mas a nossa pequenez. “Jesus manso e humilde de coração. Fazei do nosso coração semelhante ao vosso”. A mansidão. Esta mansidão necessária para nos dar a capacidade de sermos mansos, de não se irritar, de acolher com paciência, com mansidão tudo aquilo que vem do outro. A compaixão é outra característica deste Coração de Jesus, um coração que sempre se comove, que sempre arde de amor para participar da vida do outro. A caridade significa celebrar a nossa fé não de uma maneira vazia, mas de uma maneira cheia de vida.

 A Oração e a Eucaristia são os instrumentos que nos ajudam a aproximarmos desse Coração de Jesus, de comungar de sua vida. Todas as vezes que participamos da Santa Eucaristia bebemos do manancial da salvação, desta fonte inesgotável de vida, de esperança para todos nós, que preenche a nossa existência. Celebramos assim o mistério do amor de Cristo, este mistério marcado pela obediência ao Pai, obediência que se faz através da entrega na Cruz, de um coração que sabe ser superabundante para aqueles que mais precisam. Olhar para Jesus é aprender dele a fidelidade e obediência no segmento ou em fazer a vontade de Deus.

Após a comunhão, o Apostolado da Oração preparou uma linda homenagem ao Coração de Jesus, que contou, inclusive, com a participação de crianças. Foi um momento que tocou a todos. Em seguida, Padre Laurindo rezou a oração para se consagrar ao Coração de Jesus e os membros do Apostolado colocaram as fitas.

Acompanhe abaixo a íntegra da celebração.

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Transcrição da Homilia: Ana Carolina / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família de Januária