Pe. Herbert: “A comunidade de fé da Igreja está construída sobre um fundamento estável.”

saopaulo destacada
Comunidade São Paulo celebrou seu padroeiro
julho 5, 2021
reformasantoantonio
Avanços na reforma da Capela Santo Antônio
julho 9, 2021

Pe. Herbert: “A comunidade de fé da Igreja está construída sobre um fundamento estável.”

missasaopedroesaopaulo

No domingo, 04 de julho, a Igreja celebrou a Solenidade de Pedro e Paulo, apóstolos. Na Matriz Sagrada Família, nosso vigário Pe. Herbert, msf presidiu a Santa Missa no sábado a noite e domingo de manhã. No domingo a noite, aconteceu a Celebração da Palavra presidida pelo Ministro da Eucaristia Wellington Neves, devido a um problema de saúde de nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que já está bem e de volta as atividades.

Vamos destacar aqui, um trecho da homilia do Pe. Herbert:

“As grandes igrejas góticas da Europa estão construídas sobre um fundamento sólido e invisível. Nem todos os visitantes destas catedrais sabem que  conforme a estatística medieval, a mesma quantidade de pedras necessárias vista de fora dos muros, colunas, toras, abóbadas, e também a mesma quantidade de pedras foi usada para lançar os fundamentos. Fundamento invisível, contudo sólido. Nem as bombas inglesas da Segunda Guerra Mundial conseguiram abalar a Catedral de Colônia, por exemplo. E também a comunidade de fé da Igreja está construída sobre um fundamento estável. O fundamento dos apóstolos. Dois desses apóstolos celebramos hoje: Pedro e Paulo.”

“Simão Pedro era natural de Betsaida, e era pescador de profissão. Seu irmão André o levou a Jesus para o primeiro contato. Ele seria a cabeça do grupo dos apóstolos após a ressurreição de Jesus e deteve-se na cidade de Jerusalém. Mais tarde partiu para uma viagem missionária. Perto do ano 50 estava em Jerusalém, participando do Concílio dos apóstolos. Mais tarde, o encontramos em Roma. E sob o regime de Nero, sofreu a morte de mártir.”

“Paulo nasceu em Tarso, na diáspora judia. Recebeu a formação de um rabino e perseguiu a jovem comunidade cristã. A caminho para exterminação dos cristãos em Damasco, encontra Cristo. Este encontro transforma toda a sua vida. Ele se deixa batizar e se retira em isolamento de três anos. E depois disso começa a anunciar o Evangelho de Cristo. Foi apresentado aos demais apóstolos e inicia sua missão entre os pagãos. Igual a Pedro, também sofre o martírio, sendo decapitado fora dos muros de Roma. Como na catedral gótica o decisivo é o fundamento invisível, assim também, os dois apóstolos fizeram experiências fundamentais que determinaram sua fé e sua missão.”

 

Ao fim da celebração foi avisado sobre o início dos Festejos dos 56 anos da Paróquia Sagrada Família, na próxima sexta-feira, dia 09 de julho.

 

Foto e Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família