Pe. Guilherme: “A Sagrada Família foi uma família que pertenceu totalmente a Deus”.

5ºdiafestejos2022
Pe. Melquíades: “O povo de Deus é este povo que busca fazer a vontade do Pai do céu”!
julho 21, 2022
7ºdiadosfestejos2022
Pe. André: “A família é chamada a investir mais na oração como experiência da presença de Deus”.
julho 23, 2022

Pe. Guilherme: “A Sagrada Família foi uma família que pertenceu totalmente a Deus”.

6ºdiafestejos2022

Na noite da quarta-feira, 20 de julho, aconteceu na Matriz, o sexto dia da Novena em honra à Sagrada Família. O pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e a coordenadora dos Ministérios de Música Mariane Brandão acolheram a todos os presentes. Em seguida, teve início a novena animada pelo Irmão Luiz Carlos, msf. Neste dia, refletiu-se o tema: “Sagrada Família, modelo de amor e perdão”.

A Santa Missa foi presidida pelo Padre Guilherme Ferreira, msf. É a primeira missa que ele preside em nossa paróquia e na Diocese de Januária após sua ordenação. Pe. Guilherme atuou na Paróquia Sagrada Família por dois anos, onde realizou as celebrações dos votos perpétuos e da ordenação diaconal. Concelebraram os padres Laurindo Aguiar, Marconi Nunes Lira, msf e Herbert Rohleder, msf.

Após a proclamação do evangelho pelo Padre Laurindo, Pe. Guilherme proferiu sua homilia.

“É uma alegria estar aqui hoje celebrando com vocês. Eu que passei dois anos aqui nessa comunidade, e hoje celebramos o sexto dia da nossa novena em honra a José, a Maria e a Jesus, a sua Sagrada Família, modelo de fé, modelo de perdão e de amor. Nós temos hoje duas leituras muito bonitas. A primeira é do Profeta Jeremias. É a vocação de Jeremias. Deus que escolhe esse homem para anunciar sua palavra. Assim como nós todos que estamos aqui somos vocacionados. Fomos escolhidos por Deus para uma missão. A missão de amar, de servir a nossa Igreja, na vida do nosso irmão, da nossa irmã.”

.

“E a vocação de Jeremias nasce como a nossa, desde o ventre materno. Deus disse a Jeremias: ‘Desde a barriga da sua mãe, eu te chamei, eu te consagrei.’ O que significa a palavra consagrar? Consagrar significa separar, guardar. Aqui nós temos este altar. Quando se fez essa igreja, este altar foi consagrado a Deus. Significa que ele será usado apenas para as coisas de Deus. E nós, pelo nosso batismo, somos consagrados a Deus. Significa que nossa vida por inteira pertence ao Senhor. Interessante na vocação da Sagrada Família, porque a Sagrada Família foi uma família que pertenceu totalmente a Deus. José que sonha os sonhos de Deus na sua vida. Maria que diz: ‘Eis aqui a serva do Senhor’. E Jesus, que veio para servir e não para ser servido. Uma família entregue no amor, na graça, a serviço da vontade e da missão que Deus confiou a ela.”

 

“E no evangelho de hoje, temos Jesus contando uma parábola. O semeador saiu para semear. Esse semeador é o próprio Deus. E Deus joga as suas sementes em todos os terrenos, em todos os solos. Nas pedras, na areia, no caminho, na terra boa. E o nosso coração é comparado a este terreno. Assim como a Sagrada Família é este terreno fértil, onde a semente da Palavra de Deus, do amor de Deus, caiu, germinou, cresceu e deu frutos. Qual é o segredo da Sagrada Família de Nazaré? Qual é o segredo para que nossas famílias fiquem e permaneçam unidas no amor? Vamos olhar para a imagem da Sagrada Família. Quem está no centro dessa família? Jesus. Se Jesus está no centro da nossa família, e a nossa família está unida a Jesus, na oração, a nossa família será como a Sagrada Família de Nazaré. Uma família consagrada a Deus. Uma família que vive a sua fé na oração, no amor, na partilha. Sabendo perdoar, sabendo compreender, sabendo se colocar a serviço um do outro. E tem uma música que nos ensina viver como Jesus viveu. Pois se Jesus é o centro de nossa família, nós estaremos sempre unidos no amor e na graça de Deus.”

Toda a assembleia, junto com o Ministério de Música da Comunidade Santo Antônio, cantaram a música Amar como Jesus amou, do Pe. Zezinho, scj.

Concluída sua reflexão, Pe. Guilherme renovou os votos matrimoniais do casal Breno e Laura, coordenadores da Comunidade São Paulo. Eles celebraram vinte anos do sacramento do matrimônio.

Todos os noiteiros levaram flores até a imagem da Sagrada Família, uma bela homenagem aos nossos padroeiros. Após a leitura dos avisos, o casal Elson e Juliana leram uma mensagem agradecendo ao Padre Guilherme por estar presente em nossos festejos.

Após a Santa Missa, muitos fiéis registraram este momento especial, com fotos ao lado do Pe. Guilherme.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Fotos: Cristiana Nunes e Yale Figueiredo / PasCom Sagrada Família