Pe. Genivaldo: “O ressuscitado está conosco neste tempo de pandemia.”

MissapascoaPeHerbert
Pe. Herbert: “Abramos nossa mente e nosso coração para o mistério pascal.”
abril 14, 2020
papadestacada
Francisco: a “paz” de alguns corresponde à “guerra” de outros. Esta não é a paz de Cristo
abril 15, 2020

Pe. Genivaldo: “O ressuscitado está conosco neste tempo de pandemia.”

MissapascoaPeGenivaldo

No Domingo de Páscoa aconteceu a Santa Missa na Matriz Sagrada Família às 19h. Foi a segunda Santa Missa deste dia. A celebração eucarística foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf. Pe. Laurindo Aguiar, msf concelebrou. Irmão Guilherme, msf também esteve presente.

Em sua homilia, Pe. Genivaldo refletiu sobre as leituras, fazendo um paralelo com nossos dias atuais. Confira:

Jesus Cristo ressuscitou. É o ápice de nossa fé. Primeira característica que podemos aprender de Jesus é que Jesus veio ao mundo para fazer a vontade do Pai, realizar as obras de Deus, a prática do bem. Este Jesus não excluiu ninguém. Não fez distinção de ninguém. Fez o bem a todos. Uma característica cristã é fazer o bem assim como Jesus fez. Se olharmos para nós, podemos perguntar: ‘Assemelhamos a este Jesus que ressuscitou?’ 

 Podemos aprender as atitudes de Jesus em sua prática: não excluiu, não levantou a voz, não usou seu poder para explorar, mas sim para fazer o bem. Nós enquanto cristãos, sabendo que ele está presente, caminhando conosco, somos capazes de fazer o bem?

 Neste tempo de pandemia, as pessoas que estão convivendo conosco, estamos agindo com paciência diante das dificuldades? Ou estamos vendo o erro do outro, colocando a culpa nele. Jesus estendeu a mão para ser companheiro. 

 Na segunda leitura, São Paulo diz: ‘Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos para alcançar as coisas do alto.’ A ressurreição de Jesus é a nossa ressurreição, onde deixamos o homem velho pra ser o homem novo. Por que eu sou batizado quando criança? A responsabilidade dos pais e padrinhos é de educar os filhos sobre Jesus, para que possa conhecer desde pequeno. Nós devemos buscar as coisas do alto, praticando as mesmas obras que ele praticou aqui na terra, as boas ações. Nós estamos cumprindo com nossa missão de cristãos? É tempo de mudar, é tempo de converter. A conversão é diária. Se estivermos caminhando no erro, não se desespere. Ainda há tempo de converter. De tornar homens e mulheres novos. Assumindo o nosso batismo. 

 O roubo não é prática do batizado, de quem conhece Jesus. Explorar, extorquir, enganar. Buscai as coisas do alto, mesmo que essa nossa vida de fé nos leve a morte. Jesus só fez o bem. Isso incomodou as autoridades. Por isso Jesus foi maltratado. Porque ele estava praticando as obras de Deus. Podemos ser verdadeiros cristos aqui na terra, mediante a nossa prática. Ainda há tempo de converter. Jesus nos dá seu perdão porque ele quer a nossa salvação. 

 No Evangelho, queria trazer as mulheres que cuidam tão bem de seus companheiros. Maria Madalena, ao sentir a falta do amigo, pensou o que nos resta é chorar. Ela foi chorar no túmulo de Jesus. Chegando ao local ela foi surpreendida. A pedra foi retirada. Ela foi anunciar aos discípulos de Jesus, que saem correndo para ver o que aconteceu. O discípulo que correu primeiro, ao ver a pedra retirada, parou. Pedro viu os lenços. Mas aquele discípulo que Jesus amava compreendeu. Jesus ressuscitou. Os outros discípulos ficaram na dúvida. Fé. Acreditar. Por isso, quero partilhar com vocês sobre a nossa fé. Acreditar no ressuscitado. Compartilho esta experiência. Não podemos esquecer que a fé em Jesus ressuscitado é muito mais que uma fórmula de credo, muito mais que afirmar algo extraordinário que aconteceu com Jesus morto. Crer no ressuscitado é crer que Jesus está vivo e que está libertando a humanidade do caos definitivo. É tomar parte ativa nos encontros e tarefas da comunidade cristã. Sabendo que quando estamos dois ou três em seu nome, ali ele está. Nossa oração a Cristo, não é um monologo vazio, mas um diálogo que está junto a nós. É deixar interpelar pela sua Palavra viva e descobrir que suas palavras são espírito e vida. Ressuscitar o bem que existe em nós. É saber descobri-lo vivo no último dos irmãos. É acreditar que ele é primogênito dentre os mortos, que abre a possibilidade de viver eternamente. É crer que nem a pandemia, nem a metralhadora, nem a opressão tem a última palavra. O ressuscitado está conosco neste tempo de pandemia. É preciso ter fé que tudo isso vai passar. Estamos fazendo a nossa parte? Jesus vai nos ajudar a vencer. 

Como o segundo fim de semana é a devolução do dízimo, em todas as celebrações, rezou-se na intenção dos dizimistas da paróquia.

Ao fim da Santa Missa, Pe. Genivaldo abençoou a água de todos que acompanhavam pelos meios de comunicação da Paróquia. Também foram abençoadas todas as famílias, sob as bênçãos da Sagrada Família.

 

Clique aqui para ver a íntegra da homilia.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Clique aqui para ver os votos de Feliz Páscoa de nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar.

 

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família