Padre Laurindo explicou sobre a instituição da Nova Província da Congregação MSF

papadestacada
O Papa: José nos ensina a olhar para a periferia, para aquilo que o mundo não quer
novembro 17, 2021
aniversariopemarconi
Pe. Marconi: “Muito obrigado a todos (as) pelo carinho, receptividade, orações e amizade”.
novembro 19, 2021

Padre Laurindo explicou sobre a instituição da Nova Província da Congregação MSF

capitulonovaprovinciamsf

Na homilia do 33º Domingo do Tempo Comum, 14 de novembro, nosso Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf  comentou a respeito do Capítulo Constitutivo da Província da América Latina da Congregação dos Missionários da Sagrada Família. Veja a seguir o que nos disse Padre Laurindo:

“No último final de semana, o Diácono Guilherme e eu, já na tarde de domingo, nós viajamos para Montes Claros. Na segunda, logo cedinho, seis horas da manhã, viajamos para o Rio Grande do Sul, onde tivemos nosso Capítulo, uma grande assembleia da Congregação aqui na América Latina. Esta assembleia aconteceu em Passo Fundo, que fica mais ou menos a trezentos quilômetros de Porto Alegre. E  foi o momento de uma caminhada do que a gente já vem fazendo uns dois, três ou mais anos. As nossas formações há algum tempo já acontecem integradas. O diácono fez uma das etapas de sua formação no Chile. A etapa de noviciado. Eu fiz minha etapa de noviciado, para a vida religiosa consagrada, na Argentina. Então, hoje, já antes dessa assembleia, a nossa formação teológica, ela está toda integrada em Belo Horizonte. As nossas casas de formação filosófica, que é uma formação muito importante e necessária para ser padre, formação filosófica, está sendo aqui no Brasil, em Recife. Os irmãos do Chile, da Argentina, da Bolívia. Temos área de missão em Moçambique, área de missão também nós temos na Amazônia, em Manaus, em Carauari. Então foi um encontro de muita fraternidade, para a gente pensar, refletir, rezar e decidir. E aqui no Brasil,  nós éramos três províncias, com seus devidos superiores; na Argentina e no Chile, também com seus superiores. Agora temos um superior e um conselho da América Latina. Um só conselho e um só superior. Então o lema que animou todo nosso Capítulo foi: ‘Uma só família, uma só missão!’. Neste sentido do pertencimento, do amor e da fraternidade.”

“E a gente quando saiu daqui pediu as orações de cada um de vocês. Significa que nós não iremos sair aqui de Januária. Nós não iremos sair de Montes Claros, de Belo Horizonte, de Taiobeiras. Só se assim a Congregação fazer uma avaliação que a gente precisa sair para assumir outras áreas. Mas, não há projetos para que iremos sair. Temos um novo superior. Este superior foi eleito, o padre Itacir Brassiani, msf que é gaúcho. Foi eleito o padre Fernando Ibáñez, msf, vice-superior, do Chile. E depois mais três assistentes: Pe. Pedro Leonides, msf que é aqui de Minas Gerais, trabalha na paróquia São José, em São Francisco; o Pe. Raul Vera, msf da Argentina; e o Padre Domingos, msf que é nordestino mas que trabalha em Santa Catarina. Então assim está composto o novo governo da nossa Congregação. Aqui nós continuaremos nossa missão, nosso trabalho de animar, de crescer juntos, como partilhava o irmão. O Senhor nos chama a florescer em todos os lugares onde nos coloca. Se aqui nós estamos, somos convidados a fazer florescer o reino, o amor, a justiça, a fraternidade. Se nos enviar para outros cantos, somos chamados a fazer florescer o Reino de Deus. Gratidão a Deus pela nossa caminhada enquanto Congregação religiosa. Gratidão a Deus pelas paróquias, pelos irmãos, tantos amigos da Sagrada Família que nos ajudam na missão. Dizia para vocês que acolhemos irmãos de tantas áreas, na Amazônia, em Carauari, tão difícil o acesso. Avião só vai lá de quinze em quinze dias. Toda missão é feita de barco. A dificuldade de sair e de viajar não sei quantas horas para chegar. Os irmãos que estão na missão na Bolívia, Argentina e no Chile, espalhados pelo Brasil. Foi um momento muito bom. Saímos de lá fortalecidos. Esperamos que este clima possamos vivenciar e conseguir transmitir a cada um de vocês.”

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: misafa.org