Padre Laurindo: “Deus quis nascer na família.”

Dia de Oração 2021
Participe do Dia de Oração na Paróquia Sagrada Família
dezembro 28, 2020
papadestacada
Francisco: com a gratidão, transmitimos esperança ao mundo
dezembro 30, 2020

Padre Laurindo: “Deus quis nascer na família.”

FestaSagradaFamilia2020destacada

Celebrou-se na noite do dia 27 de dezembro de 2020, na Matriz Sagrada Família, a Santa Missa da Festa da Sagrada Família, padroeira de nossa paróquia.  A celebração foi presidida pelo Padre Laurindo Aguiar, msf. O Frater Guilherme, msf também esteve presente.

Os coordenadores da Pastoral Familiar da paróquia Fabiano e Gisnéia acolheram a todos com uma mensagem em honra à Sagrada Família de Nazaré.

Padre Laurindo iniciou a celebração dando boas-vindas a todos que participam da Santa Liturgia Festiva de nossos Santos Padroeiros: a Sagrada Família de Nazaré, Jesus, Maria e José, tanto presencialmente, quanto pelos meios de comunicação.

Em sua homilia Padre Laurindo refletiu:

“Queridos irmãos e estimados paroquianos, hoje temos a alegria de festejar neste último domingo do ano, o último domingo de dezembro, a Festa da Sagrada Família, Jesus Maria e José, nossos Santos padroeiros. E como sempre digo, celebrar os nossos santos padroeiros é celebrar a luz do testemunho da Sagrada Família, do exemplo da Sagrada Família à nossa missão, à nossa vida e à nossa caminhada paroquial. E esta festa nos remete sempre a Deus. O primeiro dado que nós devemos destacar é que Deus quis nascer na família, na família humana. Deus quis assumir a nossa humanidade, fragilidade, a nossa condição, nossa natureza. Então, logo podemos compreender  que a Sagrada Família é um dom de Deus oferecido para a vida do mundo, para a vida de todos nós.”

“A Sagrada Família nos ensina esta vida sintonizada com a vontade de Deus, enraizada em Deus. Por isso que a nossa comunidade, de modo especial, é convidada a aproximar da Sagrada Família, para aprender dela essa experiência de fé e de amor, nesta busca sempre de tornar viva na vida de nossas famílias a palavra e a vontade do Senhor.”

“Por outro lado, a Sagrada Família nos ajuda a cultivar a nossa interioridade, a voltar para dentro de nós mesmos. A Sagrada Família não foi a família que viveu para fora, mas que cultivou esta intimidade, essa interioridade, reconhecendo seus limites, mas reconhecendo também as suas virtudes e grandeza. Na humildade, a Sagrada Família nos ensina esta humildade e simplicidade, o despojamento, e assim nos remete sempre a nós mesmos. Compreender que quando nós amamos, nós estamos sintonizados conosco mesmos e com Deus nós podemos produzir muitos frutos.”

“A liturgia da palavra hoje nos diz que o amor é o sinal de perfeição e celebramos na Sagrada Família este grande amor perfeito, porque Deus ali se faz presente. A Sagrada Família deixa sempre se guiar, se orientar pela vontade do Senhor. Então, na Sagrada Família, nós celebramos esta comunicação do amor.  Aquele que ama sempre tem algo a comunicar, a expressar, a revelar.  Se nós amamos, estaremos sempre a exemplo da Sagrada Família, comunicando alegria, caridade, partilha e uma fé viva a quem convive, caminha e trabalha conosco na missão de ser família e de ser assim também Igreja.”

“A Sagrada Família nos ensina que nós não devemos fugir de Deus, mas diante do chamado do Senhor, tomar sempre uma atitude que revele a nossa vontade, o nosso desejo de bem servir a Deus. Esse serviço a Deus, que é sinal de obediência,  é outro exemplo que a Sagrada Família nos ensina. Obediência é sinal de fé, de amor e de entrega.”

No momento do ofertório, missionários da Pastoral Familiar entraram com a vela, a imagem da Sagrada Família e a Bíblia Sagrada.

Ao término da celebração eucarística, um instante muito bonito e significativo. Pe. Laurindo convidou todos os paroquianos para o momento de consagração à Sagrada Família; onde, junto com a assembleia, cantou o refrão da música  “Oração pela Família”. O presbítero concedeu a bênção final.

 

Clique  aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto:  Tatiane Araújo / PasCom Sagrada Família

Fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família