Padre Genivaldo: Através do batismo nos tornamos missionários e missionárias.

7diadanovena55
Pe. Laurindo: “É possível formar uma família que viva os valores do céu aqui e agora.”
julho 17, 2020
9diadanovena55
Pe. Herbert: Deus espera a hora de mostrar a sua piedade
julho 19, 2020

Padre Genivaldo: Através do batismo nos tornamos missionários e missionárias.

8diadanovena55
 
O oitavo dia da Novena em honra à Sagrada Família, 17 de julho de 2020, teve como reflexão: “Sagrada Família, inspiradora de nossa missão paroquial.” A Catequese e a Infância e Adolescência Missionária (IAM) conduziram este momento, junto com o Irmão Guilherme, msf.
A Santa Missa foi presidida pelo nosso vigário Pe. Genivaldo Mendes, msf e concelebrada pelos padres Laurindo Aguiar, msf e Herbert Rohleder, msf. Pe. Genivaldo acolheu a assembleia presente na Matriz e aos que participaram pelos meios de comunicação. Em sua homilia, o presbítero assim refletiu:
Quero a misericórdia e não sacrifício. Estas palavras de Jesus nos ajudam a compreender o tema deste oitavo dia da Novena: Sagrada Família, inspiradora de nossa missão paroquial. Tem um cântico dedicado a Sagrada Família que diz assim: “Olhando a Sagrada Família Jesus, Maria e José; saibamos fazer a partilha dos gestos de amor e de fé.” Olhando para Jesus, neste evangelho, vemos o que ele quis fazer. Partilhar o alimento para que seus discípulos não morressem de fome. Como é bom quando o pai e a mãe partilham o que têm para com seus filhos.
Por isso, quero em palavras de agradecimento dizer que vocês são também famílias de Deus, e ajudaram para que pudéssemos estar aqui hoje, realizando esta missão que vai completar 55 anos, a Paróquia Sagrada Família, aqui em Januária.
 
O Padre Berthier, msf foi inspirado por Deus para fundar a Congregação dos Missionários da Sagrada Família para acolher as vocações que pudessem atender as famílias. Ir em missão além fronteiras. Muitos de vocês conhecem muitos padres missionários. Entre eles, está presente o nosso padre Herbert, que há mais de 50 anos ajuda nesta caminhada paroquial. Padre Laurindo há dez anos que trabalha nesta paróquia para que ela seja missionária. Eu, caminhando para cinco anos em Januária, vou contribuir para que esta missão continue. Os frutos desta missão paroquial são vocês aqui presentes.
 
Hoje vimos estas crianças da IAM que têm muito contribuído para a evangelização. Tem a Legião de Maria, que trabalho evangelizador fazem de casa em casa. Somente os padres não dariam conta. Ao Apostolado da Oração que reza pelas vocações. Catequistas, que tem o chamado de Deus para a evangelização das famílias em nossa paróquia. É um trabalho missionário. A Pastoral Familiar, o Encontro de Casais com Cristo (ECC), que tem evangelizado as famílias, levando o carisma da Sagrada Família de Nazaré às famílias. A Pastoral Familiar e o ECC que se dedicaram a entregar cestas básicas às famílias carentes de nossa paróquia. Temos o Encontro de Adolescentes com Cristo – EAC, a Renovação Carismática Católica (RCC). A PasCom – Pastoral da Comunicação que se preocupa para que a mensagem de Deus chegue até a casa das pessoas que não podem vir ao templo. A todos nossos sinceros agradecimentos. Tudo para a missão paroquial. A missão não é só paroquial. Ela deve ir além fronteiras. Através do batismo nos tornamos missionários e missionárias. Vocês acolhem a Palavra de Deus e levam para casa de vocês, fazendo que o Evangelho de Jesus chegue a seus familiares, a seus colegas de trabalho.
Hoje Jesus percebe que as pessoas estão com o coração duro porque não preocupam com o próximo, só consigo mesmo. O que vale mais você se dedicar para que um irmão sobreviva ou morra? Jesus quer que vivamos livres para o amor. Não quer nossa prisão. Quer nossa liberdade.
 
Ao fim da Santa Missa, Padre Genivaldo conduziu o momento de oração à Sagrada Família. Uma catequista e uma criança da IAM homenagearam nossa padroeira com flores.
Após o término da celebração eucarística, a Pastoral Familiar promoveu a venda de potes de caldo e paçoca, de forma a preservar o distanciamento social neste tempo de pandemia.
Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.
Texto e foto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família