“Os Santos foram aqueles que não desistiram de amar a Deus”!, orientou Pe. Laurindo

papadestacada1
O Papa: dom do Espírito Santo presença regeneradora de Deus
novembro 6, 2022
retirocatequeseprimeiracomunhao2022
Catequizandos participaram de retiro preparatório para Primeira Comunhão
novembro 8, 2022

“Os Santos foram aqueles que não desistiram de amar a Deus”!, orientou Pe. Laurindo

solenidadedetodosossantos2022

Aconteceu no domingo, seis de novembro, às dezenove horas na igreja Matriz Sagrada Família a Santa Missa da Solenidade de Todos os Santos. A celebração foi presidida por Pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf, que assim falou em sua homilia:

“Hoje, a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos. Esta solenidade, que cai sempre no dia primeiro de novembro, e a Igreja no Brasil, para que mais cristãos, mais católicos pudessem participar deste momento celebrativo de renovar a vida espiritual e do ardor missionário, no sentido de pertencimento a Cristo Jesus como também fizeram os santos que nos precederam na fé, a Igreja transfere esta celebração para o domingo. Oportunidade de mais pessoas assim participarem.”

“Falar da Solenidade de Todos os Santos é falar da comunidade celestial. Perguntamo-nos: Essa comunidade celestial, a comunhão dos Santos, aqueles que foram glorificados também com Cristo, onde eles passaram? Onde eles viveram e como viveram? O que anunciaram? Talvez sejam perguntas pertinentes. Em que mundo eles viveram? Talvez não tenha sido em um mundo diferente do nosso. O mundo em que Jesus foi inserido, um mundo ainda inóspito para acolher a presença de Deus. Um mundo ainda não preparado para de fato valorizar as coisas simples, valorizar verdadeiramente o amor de Deus oferecido. Tanto que Jesus veio ao mundo, passou pelo mundo fazendo o bem e instaurando o reino e ele foi morto porque aqueles, para o qual o reino também foi oferecido, não o acolheram.”

“Os Santos foram aqueles que não desistiram de amar a Deus, e por isso também não fugiram do mundo, das coisas, dos contextos da vida e dos problemas em que viviam as pessoas neste mundo. E pelo testemunho muitos foram martirizados, foram mortos. Então os Santos foram pessoas que souberam viver a simplicidade que é própria do amor de Deus. A nossa liturgia, como que alimenta o nosso coração. Todas as celebrações nós rezamos a oração do Pai-Nosso. Recordamos através do testemunho dos Santos que a nossa missão como batizados, como cristãos, é fazer a vontade de Deus, é tornarmo-nos bênção para o outro. Toda a nossa pastoral, todo o nosso trabalho é um trabalho para fora, mas para trabalhar para fora nós precisamos deixar Deus moldar, tocar dentro de nós.”

“Uma bem-aventurança que o Papa Francisco coloca para nós como a bem-aventurança mais atual é: ‘Bem-aventurados os que promovem a paz porque serão chamados filhos de Deus.’ O Papa Francisco fala isso porque nós estamos vivendo em um tempo de muitas mudanças, de muitas transformações  e de muita intensidade, que tem se revelado em violência e perseguição. Em disputas e mortes. Em que um tem buscado destruir o outro. Não tratando o outro, às vezes, como adversário, como pessoas que pensam diferente, mas tratando o outro como inimigo. É o que Jesus mais orientou os discípulos e ‘pegou no pé’ deles. Rezai pelos vossos inimigos e por aqueles que vos perseguem. Jesus deixou isso como ensinamento para os discípulos. Dizer isso é Jesus dizendo: Faça aquilo que eu sempre fiz, aquilo que eu prego e vivo.”

“Nesta celebração, que não celebramos um Santo, mas recordamos toda uma comunidade celestial, nós enquanto irmãos e irmãs, queremos um dia pelo testemunho que aqui buscamos transmitir, também participar desta comunidade dos Santos que souberam escutar, perseverar, ser fiel a Deus nos momentos mais difíceis da vida.”

Antes da bênção final, Pe. Laurindo agradeceu a Deus “pela oportunidade de celebrar essa solenidade de Todos os Santos, pela caminhada, missão e testemunho de cada um.”

Avisou-se que no próximo fim de semana será a devolução do Dízimo. Faça a experiência. Também foi comunicado para a assembleia que os livrinhos da Novena de Natal já estão disponíveis para aquisição na secretaria da paróquia.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca/PasCom Sagrada Família

Fotos: Rosiane Barbosa / PasCom Sagrada Família