Nossa Senhora Aparecida é sinal do mistério de Deus, afirmou Pe. Laurindo.

nsadestacada
Tarde de Oração e Celebração dos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida
outubro 14, 2017
PAPADESTACADA
O Brasil tem 30 novos Santos: Papa canoniza mártires de Cunhaú e Uruaçú
outubro 15, 2017

Nossa Senhora Aparecida é sinal do mistério de Deus, afirmou Pe. Laurindo.

nsadestacada

No dia 12 de outubro de 2017 celebramos os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil.

Para marcar este importante momento, a Paróquia Sagrada Família realizou a Tarde de Oração na Matriz.

Vários fiéis e devotos vieram participar. A Tarde de Oração começou com a Acolhida e com a Pregação de Anete Coutinho sobre A missão de Nossa Senhora na Igreja. O casal Gisneia e Fabiano do ECC (Encontro de Casais com Cristo) entraram com a imagem de nossa padroeira.
nsa3
Em seguida, Pe. Laurindo, msf expôs o Santíssimo Sacramento para adoração. Depois de uma pausa para o lanche, os fiéis rezaram o Santo Terço. Pe. Laurindo nos concedeu a bênção encerrando este momento de Adoração.

nsa2

Uma fiel segurou a imagem de Nossa Senhora Aparecida para que toda a assembleia rezasse a Consagração à nossa mãe querida.

Os fiéis se dirigiram até a Vila São Vicente, onde saiu a procissão em direção à Matriz para início da Santa Missa Solene.

Pe. Laurindo presidiu a Santa Missa que teve início às 19h. Vários fiéis de Januária, bem como muitos visitantes estiveram presentes.

O sacerdote incensou o altar, a imagem de Nossa Senhora Aparecida e também a imagem da Sagrada Família.

Em sua homilia, destacamos os seguintes apontamentos:

“Maria Santíssima, Nossa Senhora Aparecida, que hoje celebramos, é sinal deste mistério de Deus, que congrega não só uma família, mas que congrega toda uma família que chamamos de Brasil, a nação brasileira. Mas do que os católicos, ela congrega nossa nação. Esta nação caracterizada pela diversidade de raças, de cultura.”

“Em Maria, Deus quer nos levar a contemplar as periferias. Hoje, quando vi o Papa falando na celebração hoje de manhã, ele dava esperança ao povo brasileiro. Maria nos ajuda a aproximar das periferias geográficas, a nos aproximar das periferias econômicas, das periferias espirituais, das periferias sociais.”

“Maria nos ajuda a adentrar na realidade do simples, onde Deus quer manifestar, onde Deus quer dar, a partir de Maria, a vida e a vida em abundância.”

“A existência de Maria sob o título de Nossa Senhora Aparecida não tem outra missão, e uma missão sublime, senão a de nos orientar para Jesus. Maria orienta sua vida para Jesus e leva também a comunidade a orientar-se também para o Filho.”

nsa1
“Maria é a verdadeira discípula, porque sabe escutar. Aquilo que escutou, aprendeu e coloca todos os dias em prática.”

“Nossa Senhora Aparecida quer nos tocar neste sentido: dar atenção as coisas importantes, as coisas que pequenas passam despercebidas, mas que tem nos afastado do amor de seu Filho. Tem nos afastado da comunhão, da unidade. Maria é aquela que congrega, que nos une. O mais importante é que das mais variadas formas que servimos a Deus, estamos fazendo a esperança brotar. Estamos lutando contra todas as forças do mal.”

“Neste dia nós também agradecemos rezando pelo dia das crianças. Lembrar das crianças neste dia é lembrar também da espontaneidade, da fragilidade, da disponibilidade, da abertura às coisas novas. Jesus disse: ‘Quem não se fazer como criança, não entrará no Reino dos Céus!’. Pelas crianças queremos rezar, bendizer a Deus, bem como, pedindo a intercessão de Maria sobre cada pai e cada mãe, para que possa ver em cada filho, em cada criança o sinal da manifestação do amor de Deus. Em cada sorriso da criança, nós percebemos que nossa esperança se renova.”

Ao final da celebração eucarística, Pe. Laurindo convidou as crianças até a frente onde a assembleia cantou os parabéns para elas que são tão especiais na vida de nossa comunidade.

Encerrou-se a Santa Missa, rezando a Consagração à Nossa Senhora Aparecida.

A celebração marcou também o encerramento do Ano Mariano Nacional, proposto pela CNBB.

Texto e fotos: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família