No Angelus, o apelo do Papa em favor do Iêmen: rezemos pelas crianças

agenda2019
Em Fevereiro 2019
fevereiro 3, 2019
catequesediocesana2019
Planejamento Catequético e Missionário 2019
fevereiro 3, 2019

No Angelus, o apelo do Papa em favor do Iêmen: rezemos pelas crianças

papa destacada

“Acompanho com grande preocupação a crise humanitária no Iêmen. A população encontra-se extenuada com o longo conflito e muitíssimas crianças padecem a fome.“ “Rezemos forte, porque são crianças que têm fome, têm sede, que não têm medicamentos e estão em risco de morte”, exortou o Papa.

Na oração do Angelus, ao meio-dia, deste domingo (03/02), o Papa Francisco lançou um apelo em favor da paz no Iêmen, país asiático situado na Península árabe, que há mais de quatro anos vive uma guerra que está destruindo a nação, onde, segundo a Onu, “se vive a pior crise humanitária do mundo”.

Na saudação aos vários grupos de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro, o Pontífice lançou seu apelo com as seguintes palavras:

“Acompanho com grande preocupação a crise humanitária no Iêmen. A população encontra-se extenuada com o longo conflito e muitíssimas crianças padecem a fome, mas não se consegue ter acesso aos depósitos de alimentos. O grito destas crianças e de seus pais sobem a Deus. Faço apelo às partes envolvidas e à Comunidade internacional a fim de favorecer com urgência a observância dos acordos alcançados, assegurar a distribuição do alimento e trabalhar pelo bem da população. Convido todos a rezar pelos irmãos do Iêmen.” Em seguida, o Santo Padre puxou uma Ave-Maria… “Rezemos forte, porque são crianças que têm fome, têm sede, que não têm medicamentos e estão em risco de morte. Levemos para casa conosco este pensamento.”

Na alocução que precedeu a oração mariana, Francisco ressaltou que a liturgia do dia era prossecução da do domingo passado, que havia proposto o episódio da sinagoga de Nazaré, em que Jesus lê uma passagem do profeta Isaias e ao final diz que aquelas palavras se realizam “hoje”, n’Ele.

A liturgia deste IV domingo do Tempo Comum mostra a admiração de seus concidadãos ao ver que um da cidade deles “o filho de José”, pretende ser o Cristo, o enviado do Pai.

Sendo um deles, disse Francisco, “eles consideram que deva mostrar esta sua estranha ‘pretensão’ fazendo milagres ali, em Nazaré, como fez nas cidades vizinhas”. “Mas Jesus não quer e não pode aceitar essa lógica, porque não corresponde ao plano de Deus:

“Deus quer a fé, eles querem milagres; Deus quer salvar todos, e eles querem um Messias em favor dos interesses deles. E para explicar a lógica de Deus, Jesus dá o exemplo de dois grandes profetas antigos: Elias e Eliseu, que Deus mandou curar e salvar pessoas não judias, de outros povos, mas que tinham confiado em sua palavra.”

Diante deste convite a abrir o coração deles à gratuidade e à universalidade da salvação, continuou o Pontífice, os cidadãos de Nazaré se rebelam, e até mesmo assumem uma atitude agressiva, que degenera a tal ponto que “se levantaram e o expulsaram da cidade e o conduziram até um cimo da colina com a intenção de precipitá-lo de lá”. “A admiração do primeiro instante transformou-se numa agressão, uma rebelião contra Ele”, acrescentou o Papa.

Francisco ressaltou que esta página do Evangelho (Lc 4,21-30) nos mostra que “o ministério público de Jesus começa com uma rejeição e com uma ameaça de morte, paradoxalmente propriamente por parte de seus concidadãos”.

“Ao viver a missão a Ele confiada pelo Pai, Jesus sabe que deve enfrentar o cansaço, a rejeição, a perseguição e a derrota. Um preço que, ontem como hoje, a autêntica profecia é chamada a pagar.”

O Pontífice observou que, porém, a dura rejeição não desencoraja Jesus, nem cessa o caminho e a fecundidade da sua ação profética. “Le segue adiante por seu caminho, confiando no amor do Pai”, destacou.

“Também hoje, o mundo precisa ver profetas nos discípulos do Senhor, isto é, pessoas corajosas e perseverantes ao responder à vocação cristã. Pessoas que seguem o ‘impulso’ do Espírito Santo, que as envia a anunciar esperança e salvação aos pobres e aos excluídos; pessoas que seguem a lógica da fé e não dos milagres; pessoas dedicadas ao serviço de todos, sem privilégios e exclusões. Em poucas palavras: pessoas que se abrem a acolher em si mesmas a vontade do Pai e se comprometem a testemunhá-la fielmente aos outros.”

Ainda na saudação aos fiéis e peregrinos presentes o Pontífice ressaltou que na terça-feira, 5 de fevereiro, no Extremo Oriente e em várias partes do mundo, milhões de homens e mulheres celebram o Ano Novo lunar.

O Papa saudou todas cordialmente todas essas pessoas, fazendo votos de que em suas famílias se pratiquem aquelas virtudes que ajudam a viver em paz consigo mesmas, com os outros e com a criação, convidando-as a rezar pelo dom da paz, a ser acolhido e cultivado com a contribuição de cada um.

Saudou ainda os rapazes e moças da Ação Católica da Diocese de Roma, presentes na raça São Pedro ao término da “Caravana da Paz”, festejando os 150 anos de fundação da Ação Católica de Roma e os 50 anos do nascimento da Ação Católica dos Jovens de Roma. Dois deles juntaram-se ao Papa ao término da oração mariana. Uma jovem leu uma breve mensagem sobre tais festejos e atuação deles em favor da paz, após a qual foram soltados vários balões que numerosos, coloriram o céu da Praça São Pedro.

Por fim, o Santo Padre aludiu à sua iminente partida, no início da tarde deste domingo, em breve viagem aos Emirados Árabes Unidos, pedindo a todos que o acompanhassem com suas orações. Francisco estará em Abu Dhabi deste domingo até a próxima terça-feira, 3 a 5 de fevereiro.

Fonte: www.vaticannews.va/pt/
Foto: Vatican Media