Mensagem Pastoral Familiar pela passagem do Dia Internacional da Família

papadestacada
O Papa na Audiência Geral: rezar é o mistério mais íntimo de nós mesmos
maio 13, 2020
diocesecaritasdestacada
Diocese de Januária e Cáritas atenderão famílias carentes com cestas básicas
maio 15, 2020

Mensagem Pastoral Familiar pela passagem do Dia Internacional da Família

Diainternacionaldafamilia

O Dia Internacional da Família, 15 de maio, é uma boa oportunidade para lembrarmos da importância fundamental da família para a vida de cada pessoa e da sociedade. A família é sagrada, porque foi criada por Deus para ser a base de toda a sociedade. Ninguém jamais destruirá sua força, por ser ela uma instituição divina.

A família é a Igreja Doméstica. É um “dom grandioso que o Senhor ofereceu ao mundo desde os primórdios, quando conferiu a Adão e Eva a missão de se multiplicar e encher a terra”. A família é o principal ambiente para amarmos. O pai com seu trabalho, a mãe com seu cuidado, os filhos com sua cooperação. Todos são importantes, mesmo os que pareçam ser os mais fracos como no corpo. Quando uma parte do corpo, por menor que seja, está mal, o corpo inteiro sofre. Mas se os membros estão todos bem, ficamos com mais alegria e energia, e toda a vida segue bem! Na família acontece a mesma coisa. Se um membro da família sofre com algum problema, seja qual for, todos os demais são afetados.

Segue algumas indagações para nossa reflexão:

Quando alguém está ausente, doente ou passando por alguma dificuldade, a sua família une-se no cuidado amoroso e gratuito daquele que precisa de uma atenção especial?

O que posso fazer de melhor para ser exemplo de unidade na minha família e na minha comunidade paroquial?

Na esperança de transformarmos a nossa realidade social a partir do fortalecimento da família, somos impulsionados a ir em missão, a olhar ao nosso redor… Transformemos, assim, nossa esperança em atos concretos que, efetivamente, solidifiquem a família.

O que podemos melhorar concretamente para edificarmos o Corpo de Cristo em nossa família e nossa comunidade?

 

  1. Reconheça a pessoa da casa que mais tem ficado esquecido; crie o hábito de elogiar, valorizando cada um do seu convívio. Isso pode parecer simples, mas é grande estímulo amoroso para fazê-la crescer.
  2. Participem da Campanha proposta pela CNBB/Cáritas, seja doando seu tempo ou arrecadando alimentos e produtos de higiene para as pessoas mais necessitadas diante dessa crise e pandemia que vive o mundo e o nosso país.
  3. Na vida comunitária, vamos ser mais promotores da união, trabalhando de forma articulada com todas as pastorais, movimentos e serviços, buscando construir em nossa comunidade uma pastoral orgânica.

Encerramos pedindo a todos que não deixem aquela luz que vocês receberam no seu batismo apagar. Porque essa luz é o próprio Cristo presente em nós para que anunciemos o Amor.

“O amor – cáritas – é uma força extraordinária, que impele as pessoas a comprometerem-se, com coragem e generosidade, no campo da justiça e da paz. É uma força que tem sua origem em Deus, Amor eterno e Verdade absoluta.” (CV,1)

 

Em Jesus, Maria e José,

Esclarecei-nos, Socorrei-nos, Salvai-nos. Amém!

 

Abraços fraternos,

Gisnéia Laís Correia e Fabiano Correia

 

(Fonte: Hora da Família: Celebrações Mensais. Família Casa da Palavra.)