Jesus glorificado é para nós o caminho, a verdade e a vida!

03
Santa Missa na Com. Nª Srª das Graças
maio 16, 2021
papadestacada
O Papa: rezar para ter um coração luminoso, não cinzento
maio 19, 2021

Jesus glorificado é para nós o caminho, a verdade e a vida!

ascensao55dmcs2021

 

Celebrar a Ascensão do Senhor é celebrar a sua glorificação e a nossa responsabilidade com a missão e o anúncio do Santo Evangelho, disse-nos Padre Laurindo, msf, na Santa Missa deste domingo, 16 de maio, em que a Igreja celebrou a Ascensão do Senhor e o 55º Dia Mundial das Comunicações.

Reflitamos acerca da sua homilia:

“Jesus foi levado ao céu, nos afirma o Evangelho. Celebramos hoje a Ascensão do Senhor, e o que isso significa para nós? Significa que Jesus foi levado ao céu, que foi glorificado e agora está ao lado do Pai. A Ascensão não é uma realidade diferente da Ressurreição, porque quando declaramos que cremos na Ressurreição de Jesus, estamos também declarando a sua ascensão. Ele apenas mudou da forma de estar presente entre nós, que agora se manifesta no nosso meio através de cada batizado.”

”A Ascensão resgatou a dimensão missionária do batizado. Jesus se faz presente em cada um que crê, e diz: aquele que acredita será glorificado, será salvo. O Evangelho nos faz compreender a presença de Jesus através de muitos sinais e da missão dos Apóstolos. A missão que vos deixo deve ser dirigida a todos, devem sair desse espaço onde se encontram. Disse o Senhor: Ide pelo mundo inteiro”.

“O que os discípulos anunciavam? A palavra de Jesus, o Santo Evangelho. E aqui temos o essencial, de que o mundo precisa. Hoje celebramos o Dia Mundial das Comunicações Sociais e isso nos remete aquilo que foi a missão de Jesus, de comunicar o amor, a paz, a verdade,” refletiu Pe. Laurindo.

“O primeiro sinal da sua presença está no ato de expulsar demônios, que significa para nós não permitir que o mal se instale e nos torne estéreis. E nós, que somos batizados, precisamos expulsar tudo aquilo que nos impede de viver como filhos de Deus, de sermos irmãos solidários. O demônio existe e não podemos deixar que ele atue na nossa vida e na vida dos nossos irmãos.”

Outro sinal é quando diz que os discípulos falaram línguas e isso os levou aonde a palavra ainda não tinha chegado. Os discípulos aprenderam línguas para respeitar a história de cada cristão e a singularidade de cada povo. Isso é sinal da Igreja, que contribui para que as pessoas conheçam a Deus e se desenvolvam. Falar novas línguas nos remete ao diálogo, e o mundo precisa disso. O diálogo supõe que o outro tem algo a contribuir, do contrário nunca conversaríamos com ninguém, e nos fecharíamos a nossa própria verdade. Quando os discípulos vão ao encontro das pessoas é nos mostrando que todos têm algo a contribuir e quando aprendemos a valorizar o outro aprendemos a viver como cristãos.

“Quando Jesus fala que nada vos fará mal, é dizendo que nada fará mal àquele que verdadeiramente crê. É a capacidade de se refazer, o mal nunca terá a última palavra, é a vida que vence a morte. E o último sinal, falado neste Evangelho é o da missão da Igreja, o sacramento da cura para o restabelecimento da saúde daqueles que se encontram enfermos.”

“A Igreja agora é protagonista dos ensinamentos de Jesus. Sua missão não é ficar olhando para o alto, e sim de abraçar a missão de Jesus e proclamar o Evangelho da salvação. E cabe a cada um de nós descobrirmos qual é ‘todo o mundo’ que Deus nos fala. Talvez seja ir ao encontro daqueles que não tiveram a oportunidade de conhecer Jesus, talvez seja procurar aqueles que estão afastados. É preciso levar Jesus e também nos alimentar de tantas realidades.”

“Que a glorificação de Jesus seja a certeza que devemos amar e fazer o bem, porque aquele que foi glorificado mostra-se para nós como o caminho, a verdade e a vida,” concluiu.

Após a comunhão, os Ministros da Eucaristia nos proporcionou um lindo momento de coroação em homenagem a nossa Senhora. Padre Laurindo também rezou uma Ave-Maria na intenção de todos os missionários da Pastoral da Comunicação da Paróquia Sagrada Família.

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Juciane Francisca / Pascom Sagrada Família

Foto: Alisson Faria / Pascom Sagrada Família