Irmão Guilherme: “Essa é uma das missões do catequista: ajudar no discernimento das vocações para o serviço da Igreja.”

papadestacada
Papa Francisco: cada um de nós deve tomar a própria cruz
agosto 30, 2020
Agenda2020
Em Setembro 2020
setembro 1, 2020

Irmão Guilherme: “Essa é uma das missões do catequista: ajudar no discernimento das vocações para o serviço da Igreja.”

DiadoCatequista

No domingo, 30 de agosto,  a Igreja no Brasil celebrou o Dia dos Catequistas. Após o tríduo em preparação a este  dia, aconteceu às 9h, a Santa Missa em ação de graças pelos catequistas de nossa paróquia.

A Missa foi presidida pelo nosso vigário Pe. Herbert, msf . O Irmão Guilherme, msf também participou.

A homilia foi proferida pelo Irmão Guilherme. O religioso comentou sobre a Liturgia do 22º Domingo do Tempo Comum e também sobre o dia dos Catequistas.

“Estamos celebrando o 22º Domingo do Tempo Comum. Vamos encerrando o mês de agosto. Mês que dedicamos em especial, a oração pelas diversas vocações de nossa comunidade. Fomos iluminados pelo tema Amados e chamados por Deus. Nossa vocação nasce no amor de Deus, que nos chama à vida. Mas quer que nossa vida seja doada a nossa comunidade, servindo nossos irmãos e irmãs.”

“Na primeira semana, refletimos sobre a vocação aos ministérios ordenados. Servir a Igreja como padre, como bispo, como diácono. Na segunda semana, refletimos sobre a vocação familiar. Tivemos a graça de ter aqui em nossa comunidade uma live sobre o tema da família. Na terceira semana, refletimos a vida consagrada, aqueles que são chamados a seguir a Deus através dos conselhos evangélicos. Nesta semana, refletimos sobre as vocações leigas. Os leigos que são todos os batizados que não são os ministros ordenados. Somos todos nós. A Igreja sou eu, a Igreja é você, a Igreja somos todos nós. O povo da Nova Aliança.”

“Como Padre Herbert disse no início desta celebração, hoje, 30 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Catequista. Vocês se lembram dos seus catequistas? Conseguem lembrar dos catequistas dos Amiguinhos de Jesus, Primeira Comunhão, Perseverança, Crisma? Hoje é o dia que temos para rezar pelas pessoas que nos ajudaram na nossa iniciação cristã, na vivência cristã de nossa fé. De modo especial, sempre recordo das minhas catequistas, quando comecei a ideia de atender este chamado, da experiência vocacional de querer ser padre, minhas catequistas deram muito apoio. Foram orientando, rezando por mim. Até hoje elas me apoiam muito, saber como estou, acompanhando em minha vocação. Essa é uma das missões do catequista: ajudar no discernimento das vocações para o serviço da Igreja.”

Ao fim da Santa Missa, o casal coordenador da Pastoral Familiar Gisneia e Fabiano fez uma bela homenagem aos catequistas de nossa paróquia.

“Após três dias de profunda oração e reflexão no tríduo em preparação ao dia do Catequista, hoje a nossa Igreja e em particular, a nossa diocese, a nossa paróquia, está em festa! A nossa paróquia   muito se alegra em poder contar com a missão de tantas mulheres e também homens que se dedicam com amor nos processos de educação da fé de nossos filhos.”

Pe. Herbert também agradeceu aos catequistas, pela sua importante missão dentro da Igreja.

Nosso vigário, Padre Genivaldo Mendes, msf; também agradeceu ao importante trabalho dos catequistas na missa das 19h.

Clique aqui para ver  a íntegra da mensagem de agradecimento.

Clique aqui para rever a homilia do Irmão Guilherme na íntegra.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família
Mensagem: Gisneia Correia / Pastoral Familiar Sagrada Família