“Gostaria de confiar as vossas famílias à Sagrada Família de Nazaré.”, nos diz Pe. Edmundo

peedmundomichalski
Visita Canônica Pe. Edmundo Michalski
março 3, 2018
papadestacada
Angelus: viver a Quaresma sem idolatrias, sem fazer da alma um comércio
março 4, 2018

“Gostaria de confiar as vossas famílias à Sagrada Família de Nazaré.”, nos diz Pe. Edmundo

peedmundomichalski

O padre Edmundo Michalski, Superior Geral da Congregação dos Missionários da Sagrada Família, está em visita Canônica na Província Brasil Oriental (Minas Gerais e Espírito Santo).

Na oportunidade, o sacerdote presidiu a Santa Missa no dia 28 de fevereiro, na Matriz  Sagrada Família, em cujo momento externou a satisfação de visitar a nossa Paróquia.

Concelebraram os padres Herbert, Genivaldo Lopes, Genivaldo Mendes, Laurindo Aguiar e Júlio Werlang.

A homilia foi proferida, pelo Padre Júlio Werlang, msf. Veja alguns pontos:

“Somos esta congregação missionária que tem como modelo a Sagrada Família: Jesus, Maria e José. Nos unimos com grande alegria com todos vocês desta paróquia Sagrada Família, e queremos compartilhar com vocês um pouco de nossa história, de nossa espiritualidade.”

“No último sábado, 24 de fevereiro, celebramos o nascimento de nosso fundador o Pe. Jean Berthier. Ele era francês, da região da diocese de Grenoble (Dauphiné, França). Cresceu e se tornou um jovem em uma família cristã, que participava ativamente da Igreja. Ele desejou tornar-se sacerdote. Descobriu sua vocação e tornou-se um padre missionário saletino. Os padres saletinos e nós também missionários da Sagrada Família cultivamos a devoção à Nossa Senhora da Salette.”

“Nossa Senhora da Salette aparece no alto de uma montanha, em um lugar muito lindo, e aparece a duas crianças: Maximim e Mélaine. Ela deixa esta palavra de convite a reconciliação com Deus e ao mesmo tempo um desafio de anunciar esta mensagem a todo o povo de Deus. E o padre Berthier encantado pelas aparições de Nossa Senhora de Salette, mais adiante teve um desejo de acolher vocações tardias, vocações que estavam aparecendo naquele momento. Propõe a fundação de uma nova congregação: a Congregação dos Missionários da Sagrada Família.”

“Inspirado por aquilo que na época estava muito presente na Igreja, e difuso sobretudo pela influência do Papa Leão XIII, ele coloca a Sagrada Família como modelo espiritual para a congregação nova e por isso chama esta congregação de Missionários da Sagrada Família. O seu desejo é que os missionários desta congregação possam viver unidos de tal forma como vivia a Sagrada Família de Nazaré. Esse era o desejo do Pe. Berthier. Por isso a vida comunitária, a vida fraterna, a comunhão de bens, a comunhão em torno de uma missão que era de todos, era iluminada pela Sagrada Família de Nazaré. Ao mesmo tempo, tinham como padroeira Nossa Senhora da Salette.”

“Tudo isto levou o Padre Jean Berthier a fundar no ano de 1895, no dia 28 de setembro, esta congregação. Com o desejo que fosse desde o começo pois assim ele começou chamando jovens de diversas nacionalidades que desejavam viver este espírito da Sagrada Família. A congregação já nasce como uma congregação internacional, uma congregação que jovens de diversos países iriam se unir em torno da espiritualidade da Sagrada Família e ao mesmo tempo eram desafiados a ir para as missões onde a Igreja tinha maior necessidade.”

“Esta congregação foi se espalhando. Os primeiros missionários foram enviados para o Brasil em 1911, chegando a Recife, no Nordeste do Brasil. Começaram a se espalhar por diversas regiões. E também para outros lugares do mundo, como a Indonésia, outras partes da Europa. Em diversos países foram crescendo o número de missionários e assim se constituiu nossa congregação. E assim nós estamos presentes em 24 países. Somos missionários de muitas nacionalidades, de muitas tradições culturais, queremos reforçar cada vez mais este espírito de vida comunitária. Que a gente consiga viver fraternalmente, que a gente se ajude, vivendo juntos, atendendo várias comunidades, várias regiões como esta região do Norte de Minas Gerais, vivendo com este espírito de humildade como a Sagrada Família de Nazaré.”

“As missões hoje nos desafiam em várias partes do mundo, onde as necessidades são muito grandes e exigentes para os nossos missionários. Por isso pedimos que cada um de vocês estejam muito unidos a todos nós. Vocês participam de nossa missão. Hoje a Igreja tem consciência da importância do laicato, homens e mulheres, leigos e leigas, contribuindo na missão da Igreja. Mais do que nunca, vocês são chamados, como nos ensina Papa Francisco, que cada um dos batizados é chamado a ser um missionário, a ser um anunciador de Cristo, a ser uma testemunha da ressurreição de Jesus. Tudo isto queremos compartilhar com vocês. Nos sentimos fortalecidos por tantas pessoas que participam conosco desta missão. Ao mesmo tempo que pedimos orações de vocês por nós, nós rezamos para vossas famílias.”

“Estamos em comunhão na missão que vocês estão realizando conosco na Igreja, participando desta grande missão de todos nós que somos discípulos e discípulas de Jesus Cristo, de anunciar o reino, de anunciar a paz, de anunciar a fraternidade, de anunciar o amor e de viver como escutamos neste evangelho. Aquele que quer ser o maior seja o vosso servo. Aquele que quiser ser o primeiro seja o maior servidor. Que a Sagrada Família nos ensine a viver na simplicidade, de ser uma comunidade onde vamos ajudando uns aos outros, estendendo a mão, oferecendo uma palavra de esperança, para que tenhamos juntos uma fé mais forte, que possa enfrentar todas as dificuldades deste mundo que nos desafia hoje. Que sejamos uma luz que sempre brilha, um missionário da Sagrada Família.”

“Contamos com todos vocês para que esta missão possa se realizar conforme a vontade de Deus inspirados em Jesus, Maria e José.”

Pronunciamento de Pe. Edmundo Michalski

Padre Edmundo fez um pronunciamento em italiano, o qual foi traduzido pelo Pe. Júlio Werlang, msf.

No seu pronunciamento, o padre Edmundo abordou a importância da missão evangelizadora e da participação de todos de forma universal, no plano de Deus.

“Estou muito alegre de estar em Januária. Quando estava na Polônia já escutava muitas vezes ouvir falar de Januária. Hoje posso estar aqui celebrando nesta terra onde vocês vivem, onde os nossos missionários já estão presentes há muitos anos. Já tinha passado em Januária em outras oportunidades, mas não tive a oportunidade de celebrar com a comunidade.”

“Agradecemos a Deus pelos Missionários da Sagrada Família que ao longo destes anos estiveram trabalhando, sendo sinal de anúncio do Evangelho nesta terra. Gostaria de agradecer sobretudo por todas as vocações em Januária, e em toda esta região do Norte de Minas. As vocações despertaram para os Missionários da Sagrada Família e para outras vocações para o Clero Diocesano, para outras congregações religiosas masculinas e femininas.”

“Agradecemos pelos nossos missionários, mas também pedimos que todos vocês se unam a todos nós, como dizia e pedia tantas vezes nosso fundador Pe. Berthier, que pudéssemos rezar unidos pelas vocações. Vocações religiosas, vocações sacerdotais, vocações missionárias, vocações para o conjunto da vida da Igreja. Muito importante esta oração pelas vocações.”

“Por fim, de todo o coração gostaria de confiar as vossas famílias à Sagrada Família de Nazaré. Que a Sagrada Família possa abençoar, proteger, iluminar vossas vidas e assim todos nós possamos continuar crescendo no caminho de Jesus. Muito obrigado e boa noite a todos.”

“É uma alegria muito grande em ter nosso Superior Geral e seu conselheiro nos visitando”, afirmou Padre Genivaldo Lopes.

Padre Genivaldo Lopes, Superior da Província Brasil Oriental, também se pronunciou.

“Desde o dia 19 de fevereiro que o Padre Edmundo, nosso Superior Geral, e seu Conselheiro, Padre Júlio César, estão conosco. Primeiramente, passamos por Belo Horizonte, onde tivemos a reunião dos Superiores Provinciais. Este encontro dos provinciais culminou no dia 24 de fevereiro (sábado), onde celebramos na eucaristia a primeira profissão religiosa de um moçambiquenho. O primeiro moçambiquenho Missionário da Sagrada Família. Neste dia ele professou seus primeiros votos de pobreza, castidade e obediência.”

“Juntamente com este momento celebrativo, tivemos a oportunidade de abençoar a nova casa que abrigará nosso Juniorato Latino-americano São José. Foi um dia de muita alegria, de compartilhar com este novo irmão em seus primeiros votos, a bênção da casa no dia do nascimento de nosso fundador Padre João Berthier.”

“No dia 25 de fevereiro começou oficialmente a visita do Superior Geral juntamente com o seu Conselheiro.  Padre Edmundo é o Superior Geral desde outubro de 2007. Outubro de 2013 ele foi reeleito para seu segundo mandato, que está se finalizando no mês de setembro de 2019. Como Superior Geral, ele tem que pelo menos uma vez em seu mandato fazer a visita canônica. Somos felizardos em agora receber a visita canônica do Superior Geral. No dia 25 de fevereiro a 11 de março, ele vai estar aqui conosco, visitando nossas comunidades, conversando com nossos confrades, animando-os para que sejam Missionários da Sagrada Família enraizados, encarnados, fazendo com que o Evangelho seja a grande motivação de nossa vida, para que possamos animar cada um de vocês, homens e mulheres.”

“Para nós é uma alegria muito grande em ter nosso Superior Geral e seu Conselheiro Padre Júlio nos visitando, participando um pouco do que é a nossa vida comunitária, nossa vida apostólica, e também aquilo que convivemos com cada um de vocês. Continuem rezando por nós da mesma forma que cada um de nós rezamos por vocês. Obrigado Padre Edmundo e Padre Júlio por estarem conosco estes dias.”

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Colaboração: Izabel Macedo / PasCom Sagrada Família e Antônio Souza/ Pastoral Litúrgica
Foto: Izabel Macedo / PasCom Sagrada Família