Em tudo que a gente acredita, a caridade está inserida.

13domingodotempocomum
Pe. Laurindo: “Nós devemos buscar Jesus porque o amamos.”
junho 30, 2021
papadestacada
Papa: Para Deus, nada é casual. A graça divina transforma a nossa vida
junho 30, 2021

Em tudo que a gente acredita, a caridade está inserida.

missionarios da Sagrada Familia

Na segunda-feira, 28 de junho, aconteceu a décima sétima edição do Programa No Lar de Nazaré no Canal do Youtube da Paróquia Sagrada Família de Januária. O tema abordado nesta edição foi Caridade, expressão do Amor de Deus. Apresentaram o programa nosso pároco Pe. Laurindo Aguiar, msf e Felipe Diamantino, da Equipe de Animação Missionária. Os casais Benício e Diana e, Leandro e Cleiane, foram convidados mais que especiais e partilharam importantes experiências sobre o valor da partilha.

Após um momento de oração inicial, Benício e Diana falaram um pouco sobre a caridade. Diana assim pronunciou: “Esse tema é bastante delicado e essencial neste tempo que estamos vivendo, da pandemia. Tem muita família, muita mesmo, passando por necessidade financeira, espiritual. A gente não pode adentrar muito as casas, mas a gente sabe que a situação financeira está delicada. Umas famílias mais necessitadas que outras. A caridade é uma virtude tão essencial que Jesus a deixou com a forma de mandamento. Devemos nos amar uns aos outros como Deus nos amou. Ou seja, o amor puro, empático, sensível, que reconhece as dores e dificuldades do outro, prontificando a ajudar e a segurar a mão do nosso semelhante diante das adversidades da vida.”  Benício também se manifestou: “Foi um tema bem escolhido. Veio para fortalecer as famílias, para que a gente possa estar olhando com mais carinho para o nosso próximo. Olhando com mais amor, tendo a caridade como o amor que Deus tem por nós. E que a gente possa estar na caminhada seguindo esses exemplos que o próprio Jesus deixou para nós.”

Leandro, em sua primeira fala, assim comentou: “A caridade é um tema que a gente, enquanto cristão, deve estar sempre meditando a respeito. A caridade não pode estar apartada das nossas ações cotidianas, da nossa visão de cristão, da nossa percepção de justiça. Ela está atrelada a tudo. Em tudo que a gente acredita, a caridade está inserida. Como o próprio Jesus nos alerta, várias vezes, não adianta você discursar sobre algo e na prática ser totalmente diferente.”

Cleiane também falou sobre a importância de praticar a caridade. “Como Benício e Diana comentaram, quando fazemos uma entrega, referente ao projeto da Paróquia, que há um ano está entregando cestas, mas em vários outros momentos que a gente teve oportunidade durante nossa vida religiosa na paróquia, a gente recebe muito. A gente tem contato com pessoas diferentes, com realidades diferentes, e a gente vê o quanto se aprendeu, o quanto pode se fazer mais. Eu sou cria da Paróquia Sagrada Família. Desde pequena frequento a paróquia. Foi a partir da Igreja, somente a partir da Igreja, que pude experimentar isso. Meus pais sempre participaram. A partir do momento que eles entraram no Encontro de Casais com Cristo, eles tiveram, a família toda teve uma mudança de vida. Eles participaram por muito tempo da Pastoral Familiar e eles levavam eu e minha irmã. E a gente podia ver que as coisas não são iguais como são na nossa casa.”

Foram apresentados testemunhos da alegria das famílias que recebem este gesto de amor por parte da paróquia. Também mostrou-se o processo de cadastramento das famílias necessitadas junto a secretaria paroquial, de forma a atender a todas que clamam por esta ajuda, mesmo que ainda de forma temporária, nas diferentes regiões do território da paróquia.

Após as considerações finais dos participantes, foram repassados alguns avisos importantes. O primeiro, sobre a live promovida pela Diocese de Januária no próximo dia 04 de julho, a partir de meio dia, tendo o como objetivo o relançamento da Campanha Tempo de Cuidar, onde todos podem colaborar com a doação de alimentos. Também avisou sobre o Primeiro Leilão Virtual da Paróquia Sagrada Família, neste sábado, dia 03 de julho, e sobre os festejos de 56 anos da paróquia, entre os dias 09 a 18 de julho de 2021.

Pe. Laurindo ainda tocou a sanfona fazendo um solo da música Trabalhar o pão. E em seguida concedeu a bênção final.

A fiel Ana Maria Lisboa Lopes assim se manifestou:Parabéns ao grupo! Que Deus continua os impelindo nessa missão maravilhosa! Servindo a Deus através do próximo! Que vocês sirvam de exemplo para muito mais voluntários!”

Vale a pena ver ou rever a íntegra do programa no link abaixo:

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

 

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família