“Sejamos uma comunidade que encontrou a sabedoria daquele que vive.”, nos orientou Pe. Laurindo na Vigília

papa destacadaA
Bênção Urbi et Orbi: o Pastor ressuscitado está próximo dos sofredores
abril 16, 2017
DPdestacada
Domingo de Páscoa 2017
abril 17, 2017

“Sejamos uma comunidade que encontrou a sabedoria daquele que vive.”, nos orientou Pe. Laurindo na Vigília

sabadosantodestacada

No Sábado Santo, dia 15 de abril, a comunidade se reuniu para celebrar a Vigília Pascal, último dia do Tríduo em preparação para a Páscoa.

sabsanto1
Os fiéis reuniram sob as mangueiras, onde aconteceu a Bênção do Fogo Novo. Pe. Laurindo, msf presidiu a Vigília e preparou o Círio Pascal.

A luz das velas e dos círios da família que os paroquianos trouxeram foram acesas e teve início a Procissão luminosa em direção à Matriz.

sabsanto2
Ao entrar no templo, Pe. Laurindo mostrou a assembleia a Luz de Cristo. Ao chegar no altar, colocou-se o Círio Pascal em seu lugar de destaque e acenderam-se as luzes da Igreja.

Nosso pároco proclamou a Páscoa. Após as Leituras de Gn 1,1-2,2 e Ex 14,15-15,1 e os respectivos salmos, cantou-se solenemente o Hino de Louvor, tocando-se os sinos. Foi um momento de muita emoção.

Em sua homilia, Pe. Laurindo fez interessantes reflexões. Veja algumas:

“Nesta afirmação nós contemplamos toda a vida, toda a realidade, todo anseio da comunidade: Ele não está aqui, ressuscitou verdadeiramente! Alegrai-vos!”

“A liturgia de hoje é umas das celebrações mais importantes de todo ano litúrgico! Estamos reunidos enquanto comunidade, povo de fé, em vigília, na escuta da Palavra de Deus, para celebrar a passagem da morte para a ressurreição.”

“As duas mulheres nos mostram suas inquietações quando vão ao fundo do túmulo. Elas acreditavam que Deus ainda tinha uma resposta para aquilo que aconteceu. Não podia se resumir em tamanho sofrimento, uma vida que soube iluminar tantos irmãos.”

“Esta luz resplandecente é a imagem de Cristo que rompeu com o túmulo, rompeu com a morte. O anúncio do anjo a estas mulheres é muito pertinente para nós. É um anúncio que nos provoca a não desistir, a não nos deixarmos encantar pelas realidades de morte. Elas tem uma grande missão de esclarecimento. A ressurreição de Cristo vai acontecendo gradativamente na vida dos discípulos.”

“As mulheres são convidadas a não ficarem presas no temor e na alegria. Elas são convidadas a partir daquilo que viram e escutaram a tornar-se mensageiras do ressuscitado. Aqueles que encontram esquecidos, aqueles que ainda estão celebrando a morte no túmulo, precisam ser iluminados. Isto não pode se dar amanhã, tem que se dar agora. O anjo comunica que a missão delas é imediata. Vá depressa. Eles precisam tomar posse disto. A ressurreição de Jesus começa a ter resultado na vida destas duas mulheres.”

“As leituras que hoje escutamos são uma profunda catequese. As leituras de hoje narram toda a história da salvação. Leve para casa o folheto para ler, contemplar e rezar cada texto bíblico e vocês vão perceber a presença salvífica de Deus.”

“Hoje renovamos nossas promessas do Batismo. Renovamos o nosso sim a este Deus que morreu e ressuscitou. Renovamos este sim para que sejamos como estas mulheres que se tornaram comunicadoras da ressurreição. Sejamos missionários de Jesus, missionários do reino. Não sejamos a comunidade do sepulcro, não sejamos a comunidade ainda de cabeça baixa. Sejamos uma comunidade que encontrou a sabedoria daquele que vive.”

Leandro, da Pastoral do Dízimo, cantou a Ladainha de todos os Santos.

sabsanto3

Pe. Laurindo abençoou a água e com a comunidade de velas acesas, conduziu a renovação das promessas batismais. Nosso pároco aspergiu a água benta sob toda a assembleia.

Ao fim da Santa Missa, Pe. Laurindo concedeu a Bênção Solene, desejando a todos os votos de uma feliz e santa páscoa!

Texto: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família
Fotos 1 e 4: Gabriel Guedes/ PasCom Sagrada Família
Fotos 2 e 3: Alisson Faria / PasCom Sagrada Família