papadestacada
Papa Francisco: São José, homem sábio a quem confiar a vida
março 19, 2021
No Lar de Nazare 2021 01 destacada
Participe do Programa No Lar de Nazaré
março 21, 2021
Solenidadedesaojose2021

Com muita alegria a Igreja celebrou no dia 19 de março de 2021 a Solenidade de São José.

O casal coordenador da Pastoral Familiar Gisneia e Fabiano comentaram sobre a importância de São José para as famílias e sobre a abertura do Ano Família Amoris Laetitia.

A celebração foi presidida por nosso Pároco Padre Laurindo Aguiar, msf, que iniciou a Santa Missa falando da alegria e da gratidão a Deus, por ter nos dado São José, como pai de Jesus, Patrono da Igreja, esposo de Maria e membro da Sagrada Família.

Assim falou em sua homilia:

Quem não tem um José na família? Indagou-nos o Padre. José emana missão e pastoreio.

O Papa Francisco fez a abertura do Ano da Família e do Ano de São José. Tudo está em perfeita unidade. O Papa Pio IX, no ano de 1870, proclamou São José como Patrono da Igreja Universal, revelando para nós o verdadeiro sentido da paternidade.

Com São José descobrimos a importância do silêncio. Para servir a Deus não é preciso aparecer, ser o centro dos holofotes. Muitas vezes é necessário romper com as ordens estabelecidas pelo mundo.

Ele não teve medo ao aceitar participar do plano salvífico de Deus, ele aceitou Maria e escutou o que lhe disse o anjo. A partir daí, dedicou carinho e ternura a Jesus e tornou-se um verdadeiro protetor da família.

Ensinou-nos que, construir uma família não é para ser servido, mas para assumir a bela missão de servir, de cuidar e amar.

Aprendemos também que, ser pai é cuidar da vida, distribuir carinho, é ser escuta ativa, é saber entender a necessidade da família. É renunciar a si mesmo, para dar a Deus, ao outro e à família.

A liturgia hoje enfatiza a palavra ‘pai’ que, nos remete a descendência. De todos os patriarcas José é o último, que faz a transição do antigo para o novo testamento.

O exemplo de José é tão salutar que, deve ser sempre exaltado por todos, em especial pelas famílias.

Que possamos, ao exemplo de são José, descobrir a nossa missão como cristãos. Nosso pai, que intercede a Deus por nós, que nos protege e ampara.

Ao final da Santa Missa Padre Laurindo saudou todos os movimentos da Paróquia que atuam juntamente com o cuidado das famílias e consagrou a vida de todos os paroquianos e de suas famílias a São José.

Consagre você também a sua família a São José.

Oração a São José pela minha família

Deus Pai, que por obra do Espírito Santo, fecundaste o seio virginal de Maria e escolheste São José para ser o pai adotivo de Jesus e o guardião da Sagrada Família, eu te louvo por teu amor incondicional por mim, por minha família e por toda a humanidade. Senhor, é a tua providência que tudo rege; eu creio que a minha vida e a de todos os meus familiares estão em tuas mãos, cumpra-se em nós, segundo a tua vontade. Deus Pai, eu te peço que São José seja o protetor da minha família, e que, por intercessão dele, nenhum mal crie residência em nosso lar; que ele olhe e vele por nossas necessidades e que nunca nos falte o sustento diário; que o espírito de divisão jamais habite em nosso meio; que em nossa casa reinem a harmonia, a concórdia e o respeito e que essas virtudes possamos aprender com José, Maria e Jesus. Lembro-me agora dos membros da minha família (dizer os nomes ) e os coloco no Coração Casto de São José, para que sejamos abençoados neste momento, durante toda a nossa vida e na hora de nossa morte. Eu confio, amo e espero, assim como teu servo, São José. Amém!

 

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica completa.

Clique aqui para rever a íntegra da Santa Missa.

 

Texto: Juciane Francisca / PasCom Sagrada Família

Foto: Reprodução Canal do Youtube Paróquia Sagrada Família