Regina Coeli: ofender o corpo é ofender a Deus

camisas 2018
Camisa dos 53 anos
abril 14, 2018
seresta
Seresta da Família 2018
abril 16, 2018

Regina Coeli: ofender o corpo é ofender a Deus

papadestacada

O Papa Francisco comentou o Evangelho do III domingo de Páscoa, em que os Apóstolos ficam perturbados com a presença real de Cristo ressuscitado.

A sacralidade do corpo e da alma foi o tema da alocução do Papa Francisco ao rezar com os fiéis na Praça S. Pedro a oração mariana do Regina Coeli.

No Evangelho do terceiro domingo de Páscoa, está a experiência do Ressuscitado feita pelos seus discípulos. “O episódio narrado pelo evangelista Lucas insiste muito no realismo da Ressurreição. De fato, não de trata de uma aparição da alma de Jesus, mas da sua real presença com o corpo ressuscitado”, disse o Pontífice.

Os Apóstolos ficam turbados com a presença de Jesus, a ponto de pensarem se tratar de um fantasma. Cristo decido comer o peixe assado para convencê-los de que é Ele. Para Francisco, a insistência de Jesus sobre a realidade da sua Ressurreição ilumina a perspectiva cristã sobre o corpo, que não é um obstáculo ou uma prisão da alma.

Ideia positiva do corpo

“O corpo foi criado por Deus e o homem não é completo se não for união de corpo e alma. Jesus, que venceu a morte e ressuscitou em corpo e alma, nos faz entender que devemos ter uma ideia positiva do nosso corpo”, explicou o Papa.

O corpo pode se tornar ocasião ou instrumento de pecado, mas o pecado não é provocado pelo corpo, mas pela fraqueza moral.

“ Toda ofensa ou ferida ou violência ao corpo do nosso próximo é uma ofensa a Deus criador! O meu pensamento vai, em especial, às crianças, às mulheres e aos idosos maltratados no corpo. Na carne dessas pessoas nós encontramos o corpo de Cristo. ”

Jesus nos ensinou o amor, disse ainda Francisco, e que resgatar todos aqueles que experimentam no próprio as escravidões dos nossos tempos. O Papa então concluiu:

“Num mundo onde demasiadas vezes prevalecem a prepotência contra os mais fracos e o materialismo que sufoca o espírito, o Evangelho de hoje nos chama a ser pessoas capazes de olhar em profundidade, repletas de estupor e de grande alegria por ter encontrado o Senhor ressuscitado.”

Ação comum pela paz na Síria: apelo do Papa Francisco

O Pontífice fez o enésimo apelo pela paz na Síria, definindo-se “transtornado” com a situação mundial.

Transtornado: assim o Papa Francisco se manifestou a respeito da situação na Síria e em outras partes do mundo.

Ao final da oração mariana do Regina Caeli, o Papa Francisco fez seu enésimo apelo pela paz:

“ Estou profundamente transtornado com a atual situação mundial em que, não obstante os instrumentos à disposição da comunidade internacional, não se consegue concordar uma ação comum a favor da paz na Síria e em outras regiões do mundo. Enquanto rezo pela paz, e convido todas as pessoas de boa vontade a continuarem a fazer o mesmo, me apelo novamente a todos os responsáveis políticos, para que prevaleçam a justiça e a paz. ”

Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/
Foto: Vatican Media